• Notícias

    Viva o Carnaval em Portimão

    8 a 25 de fevereiro

    Portimão volta a brincar ao Carnaval através de um vasto conjunto de iniciativas, dos bailes e concursos de máscaras aos desfiles e cortejos, prometendo divertir toda a gente, numa organização da Câmara de Portimão e das Juntas de Freguesia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão, com o relevante contributo do movimento associativo, ou não fosse esta uma festa de profundo cariz popular.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Fevereiro

    Marque já na sua agenda os ateliers de fevereiro. As inscrições deverão ser efetuadas na receção da Quinta Pedagógica, cerca de 15 minutos antes do início da atividade, sendo validadas mediante o pagamento e por ordem de chegada.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 4 abril e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Apresentação do livro "A Vivência da pobreza no universo dos centros sociais da AMI"

    27 de fevereiro

    Este livro resultou de uma investigação que teve como objetivo principal percecionar a imagem vivenciada da pobreza no universo da população apoiada pela Ação Social da AMI em Portugal.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes

    21 de fevereiro

    A presente obra retrata uma série de Caminhos de Santiago e de Fátima percorridos pelo autor. Ao longo da obra os diversos capítulos abordam a descrição de como surgiu a ideia de percorrer estes caminhos, uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, o planeamento e os ensinamentos aprendidos e experiências trocadas.

  • A não perder

    Apresentação do livro - "Histórias do Fogo - Relatos de Heróis com Rosto"

    22 de fevereiro

    Este livro pretende contar o que sucedeu nas horas do grande incêndio de 15 de Outubro de 2017 e nos dias que as seguiram, e também o que mudou para todo o sempre na nossa paisagem interior. O seu propósito é o de retratar experiências de testemunhas focadas no que de positivo este evento nos trouxe, nomeadamente a capacidade humana de entrega a algo que nos suplanta.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    22 de fevereiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Start Work V

    5, 6 e 7 de março

    A “Start Work” volta a reunir empresas e instituições públicas e privadas da região, com atendimento presencial aos visitantes, num certame que visa promover a divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

  • A não perder

    Em fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    08 a 28 de fevereiro

    Em fevereiro retomam as sessões do A Casa (Con)Vida às quintas. Aproveite para visitar também as três exposições presentes até ao final do mês e assista ao concerto Madrigal Renascentista, pela Academia de Música de Portimão.

  • A não perder

    Santa Mãezinha"

    7 de março

    Um conjunto de peripécias toma conta da vida destas quatro pessoas durante uma noite inesquecível para eles e todo o público que os visitar. Noémia Costa encabeça o elenco a dar vida a Helena, a sogra que ninguém gostaria de ter, mas que todos desejam ver. Uma comédia à portuguesa, original de Renato Pino, que é também o responsável pela encenação do espectáculo.

  • A não perder

    Paulinho Lêmos: Saudades do Brasil em Portugal

    22 de fevereiro

    O Corvo e a Raposa Associação Cultural, em parceria com o Município de Portimão, promove o concerto de Carnaval “Saudades do Brasil em Portugal”, com um ensemble de músicos portugueses e brasileiros residentes na região algarvia, como Vasco Ramalho na marimba, liderados pelo prestigiado músico brasileiro Paulinho Lêmos, residente em Portugal desde 1988.

  • Viva o Carnaval em Portimão
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Apresentação do livro
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes
  • Apresentação do livro -
  • Histórias na Quinta
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Exposição
  • Start Work V
  • Em fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Santa Mãezinha
  • Paulinho Lêmos: Saudades do Brasil em Portugal

A Câmara Municipal de Portimão constituiu um abrigo temporário noturno, destinado a pessoas em situação vulnerável, nomeadamente na condição de sem-abrigo, consciente das suas responsabilidades em matéria de ação social, sobretudo nesta altura do ano, em que as condições climatéricas se caracterizam pelo acentuado arrefecimento noturno.

Esta infraestrutura, criada em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Portimão, complementa um conjunto de ações e medidas que têm sido realizadas ao longo dos últimos anos em matéria de sinalização e encaminhamento de pessoas que carecem de apoio, em particular as que se encontram vulneráveis aos efeitos das situações meteorológicas adversas.

O abrigo temporário, localizado junto ao Hospital de São Camilo (antigo Hospital Distrital de Portimão), funciona todos os dias, entre as 20h00 às 09h00, sendo o período de acolhimento até às 22h00, estando ao dispor do cidadão um canal privilegiado para reportar quaisquer situações de risco ou pessoas que se encontrem na condição de sem-abrigo e a necessitar de ajuda, pelo que deve ser utilizada a linha municipal “Proteção 24”, através do telefone 808 282 112, disponível 24 horas por dia.

Em complemento às atividades diárias das instituições e serviços de ação social da autarquia, são realizadas anualmente ações especificas de reconhecimento e avaliação com equipas multidisciplinares nos momentos de maior adversidade, que incluem as instituições de solidariedade social, as forças de segurança, os agentes de proteção civil, acompanhados pelos presidentes de junta de freguesia e o executivo municipal.

O grupo de trabalho local para a problemática da pessoa sem-abrigo iniciou a sua atividade em maio de 2018 e realiza um acompanhamento próximo, sinalizando todas as situações de risco. Recentemente foi preparado um documento que configurará o futuro Plano Municipal de Contingência neste âmbito e que abarca os procedimentos e mecanismos de apoio e sustentação, automatizando a resposta no momento em que se encontrem reunidos os critérios de ativação, quer pela Proteção Civil Municipal (em matéria de riscos), quer pelos próprios serviços de ação social (quando se afigure a necessidade de proceder a realojamentos coletivos de emergência).

Este fórum, coordenado pela Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, integra diversas entidades e instituições que concorrem para a resposta a esta problemática, nomeadamente: Associação Planeamento Familiar Algarve; Cáritas; Centro Hospitalar Universitário do Algarve; Equipas Técnicas Especializadas de Tratamento (ETET) do Barlavento; GRATO - Grupo de Apoio aos Toxicodependentes; Guarda Nacional Republicana; Juntas de Freguesia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão; MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da Sida; Polícia de Segurança Pública; Santas Casas da Misericórdia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão; Segurança Social; e Serviço Municipal de Proteção Civil, contando ainda com o apoio dos Bombeiros de Portimão e da Cruz Vermelha Portuguesa.

0
0
0
s2sdefault