• Semana Europeia da Mobilidade

    Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade

    Ler mais

  • Rota do Petisco 2020

    Notícias

    Rota do Petisco 2020

    Ler mais

  • Época Desportiva 2020/2021

    Notícias

    Época Desportiva 2020/2021

    Ler mais

Como vem sendo tradicional, o próximo mês vai ser vivido intensamente pelos jovens de Portimão, que têm ao dispor inúmeras atividades desportivas e culturais, sem esquecer as ações de formação e os workshops temáticos, com destaque para a área do empreendedorismo.

A festa de abertura do 22.º Março Jovem terá lugar no dia 3, a partir das 15h00, na Escola Básica e Secundária da Bemposta, não faltando a música, a animação e a presença de muitos jovens inspiradores, que darão o mote para um março cheio de dinamismo e ritmo.

Despertar o espírito empreendedor associativo junto da juventude local vai ser uma das apostas diferenciadoras na edição deste ano do Março Jovem, sobretudo com a realização, entre os dias 9 e 11, do evento “Associativismo & Empreendedorismo Juvenil”, através de dinâmicas de grupo e momentos de reflexão sobre o tema. Haverá vários workshops ao longo destes três dias na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão e nas Escolas Secundárias da Bemposta, Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, tendo como público-alvo as turmas dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

O objetivo é conduzir os jovens na criação e estruturação das suas ideias e, numa segunda fase, proporcionar ferramentas que permitam a partilha e defesa dessas mesmas ideias numa sessão final, agendada para 19 de março entre as 14h30 e as 17h00, no auditório da Escola Secundária da Bemposta.

 

DIAS ABERTOS

De entre o diversificado conjunto de propostas do Março Jovem 2020, merecem realce alguns eventos, como são os Dias Abertos instituídos pelos estabelecimentos de ensino especializado de Portimão, com sessões informativas, workshops e palestras que decorrerão ao longo do mês no polo local da Universidade do Algarve, na Escola Profissional Gil Eanes, no ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e na DUAL Qualificação Profissional – Centro de Portimão.

Outra iniciativa habitual da programação é a eleição do Miss & Mister Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (21h00 de 20 de março) e do Miss & Mister Escola Secundária Poeta António Aleixo (21h00 de 21 de março), ambas no Portimão Arena.

Encarada como uma das principais vertentes do Março Jovem, a música terá diversos momentos altos, a começar pela jam session do dia 5, a partir das 19h00, no Café Concerto do Teatro Municipal de Portimão, com a participação de alunos de Jazz do estabelecimento escolar da Bemposta.

Ainda neste âmbito, nos dias 6, 13 e 20 o Bar Marginária recebe, sempre a partir das 22h00, as eliminatórias do concurso Battle of the Bands, cuja final terá lugar a 27 de março, no mesmo local. Por outro lado, a partir das 23h00 de 28 de março, o Marginália acolhe o concerto “Tara Perdida 25 anos”, que revisitará os principais temas desta popular banda.

Para os apreciadores da música erudita, realiza-se a partir das 19h00 de 12 de março na Casa Manuel Teixeira Gomes um concerto de música de câmara e solistas, interpretado por elementos do Curso Profissional de Instrumentistas de Cordas e Teclas do Agrupamento de Escolas da Bemposta.

Por fim, realce para um dos principais eventos do Março Jovem na área da música, com a quinta edição do Ecos Arade - Encontro de Tunas, que este ano se realizará a 14 de março no auditório da Universidade do Algarve – Pólo de Portimão e no qual participarão algumas tunas académicas.

 

ARTE, SAÚDE E DESPORTO

Também justificam chamadas de atenção a intervenção artística urbana que Gonçalo MAR protagonizará no Jardim das Águas Livres a partir de 4 de março, ou o workshop de cinema agendado para os dias 14 e 15 no Museu de Portimão, com idade mínima de 12 anos, além do light painting a decorrer no dia 27, a partir das 20h30, na Marina de Portimão, que constituirá um espaço livre à criatividade.

É ainda de reter o espetáculo especial “(H)odisseia” com o grupo de comediantes portimonenses Giletes D’Aço, que será levado à cena nos dias 28 (21h30) e 29 (16h00), no auditório do Museu de Portimão.

Como é timbre do Março Jovem, o espírito social e a sensibilização dos mais novos voltará a estar na ordem do dia, realizando-se colheitas de sangue e registo de medula óssea nos dias 1, (Hospital de Portimão), 13 (Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão) e 27 (Hospital de Portimão), por iniciativa da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve.

Igualmente na saúde, a 18 de março serão promovidos na Praça da República rastreios de VIH e hepatites virais, entre as 10h00 e as 17h00, com distribuição de material informativo e preventivo, enquanto no dia seguinte será a vez do Mercado da Avenida S. João de Deus, das 10h00 às 16h30. Ambas as ações decorrerão ao abrigo da campanha “Preservativa-te”, promovida pelo MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida.

Uma palavra para as palestras de Vânia Beliz, agendadas para o dia 20. Ambas a decorrer na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a primeira destina-se a alunos das escolas profissionais e subordina-se ao tema “Educar para a Sexualidade, para quê?”, decorrendo entre as 10h30 e as 12h00, enquanto de tarde, entre as 15h00 e as 17h00, a matéria a tratar vai ser “Puberdade e Adolescência: O que querem e precisam saber os jovens?”, estando dirigida a agentes educativos, técnicos especializados e encarregados de educação.

Antes, no dia 12 de março, os comportamentos aditivos e a violência no namoro serão abordados em dois momentos, marcados para o auditório do Museu de Portimão, e destinados a alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário. O tema da manhã, “Os Herdeiros da Lua de Joana”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, decorrerá a partir das 10h30, ao passo que a partir das 15h00 realiza-se a sessão “Marcas Violentas – Porque namorar não é magoar”, de David Carronha.

Entre futebol, ténis, natação, pilates, yoga, Qi Gong, meditação, tai chi, fitpower, triatlo, hidroginástica, windsurf para iniciados, paddle, canoa e BMX Race, propostas não faltarão para praticar desporto ao longo deste mês em diversos equipamentos do concelho.

Na verdade, muitas serão as experiências alternativas ao dispor dos jovens, da aprendizagem na confeção de uma tiborna algarvia (dia 14) ou de como fazer hortas em varandas (dia 21), na Quinta Pedagógica de Portimão, até ao jogo de aventuras real Escape Room (dias 20 e 30 na Loja Ponto JA), passando pela limpeza da Praia do Alemão (22 de março), no âmbito do Dia Mundial da Água, com recolha de lixo no areal e no mar, através de embarcação e mergulho. No último dia do mês, o desafio vai ser a participação, a partir das 15h30, num conjunto de desafios usando a aplicação Actionbound, com enigmas escondidos pela cidade de Portimão.

Por estes dias serão igualmente várias as exposições a visitar: na Casa Manuel Teixeira Gomes, pode ser vista a mostra “CH2=CH2”, com fotografias de Rúben Caeiro; no Museu de Portimão há uma seleção fotográfica sobre o projeto Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019; no Posto de Turismo situado no edifício do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, podem ser apreciadas fotografias sobre o tema “Roteiro Turístico de Portimão”; no Mercado da Avenida S. João de Deus o tema “Desenhos a torto-e-a-direito” reúne trabalhos de alunos do concelho, subordinados aos Direitos da Infância e Juventude; na Junta de Freguesia de Portimão haverá a mostra fotográfica “Via Crucis”.

 

O Março Jovem 2020 é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Portimão, que movimenta milhares de jovens e conta com o empenho de cerca de meia centena de entidades, entre escolas, clubes, associações e empresas.

O programa detalhado estará brevemente disponível em suporte papel nos locais habituais, podendo desde já ser consultado aqui.

 

0
0
0
s2sdefault