• Semana Europeia do Desporto

    A não perder

    Semana Europeia do Desporto

    Ler mais

  • Oficinas da Pré-História

    Notícias

    Oficinas da Pré-História

    Ler mais

  • Dia Mundial do Turismo

    Notícias

    Dia Mundial do Turismo

    Ler mais

26.05.2020

Após o período de confinamento imposto pela Covid-19, a Casa Municipal Manuel Teixeira Gomes agendou a reabertura de portas para esta quarta-feira, 27 de maio, assinalando assim o 160º aniversário de nascimento do seu patrono.

Nesse dia, será partilhado nas redes sociais do Município de Portimão um vídeo sobre a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, escritor, empresário, diplomata e Presidente da República entre 1923 e 1925, nascido na então Vila Nova de Portimão a 27 de maio de 1860.

O vídeo reproduz uma pequena conversa fictícia, durante a qual o estadista e homem de letras aborda aspetos da sua vida e obra, sendo ilustrado com imagens da Casa Manuel Teixeira Gomes, equipamento cultural adaptado pela Câmara Municipal de Portimão a partir do edifício onde o escritor e político nasceu e residiu durante alguns períodos da sua vida.

Também amanhã, 27 de maio, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes lançará um conjunto de seis postais, reproduzindo excertos de cartas enviadas pelo aniversariante a alguns dos seus amigos, sob a designação “Impressões de Viagem “.

Este equipamento cultural assinalará a efeméride com a disponibilização na sua página de Facebook de uma série de 21 slides inspirados em postais antigos dos lugares por onde Teixeira Gomes deambulou, desde Portimão às margens mediterrânicas. Igualmente nesse dia, ficará disponível no mesmo espaço na Internet um diaporama em vídeo, sob a designação “Biografia Breve de Teixeira Gomes”.

Quem desejar conhecer mais sobre Manuel Teixeira Gomes, tem ao dispor na exposição permanente “Portimão – Território e Identidade”, patente no Museu de Portimão, um valioso acervo pessoal do mais ilustre portimonense.

Até final do ano, a programação preparada pelo Município de Portimão para assinalar o 160º aniversário de nascimento de Manuel Teixeira Gomes inclui o lançamento de “Manuel Teixeira Gomes – Biografia”, 2ª edição revista do primeiro de cinco volumes com a obra completa do escritor, além de uma tertúlia e um colóquio.

NOVAS REGRAS

À semelhança do que sucedeu com a Biblioteca Manuel Teixeira Gomes e o Museu de Portimão, no período em que esteve de portas fechadas ao público a Casa Manuel Teixeira Gomes foi alvo de uma profunda intervenção de limpeza e higienização, no sentido de cumprir o plano de desconfinamento determinado pela Unidade de Saúde Pública local, com os contributos da estrutura municipal de Proteção Civil.

0
0
0
s2sdefault