• V Festival Internacional de Piano do Algarve EDIÇÃO ONLINE

    A não perder

    V Festival Internacional de Piano do Algarve EDIÇÃO ONLINE

    Ler mais

  • Já abriram as inscrições para a Rota do Petisco 2021

    Notícias

    Já abriram as inscrições para a Rota do Petisco 2021

    Ler mais

  • Obras de requalificação da antiga lota de Portimão já começaram

    Notícias

    Obras de requalificação da antiga lota de Portimão já começaram

    Ler mais

30.07.2020

No âmbito do plano municipal de combate à Covid 19, decorrem ao longo desta semana três sessões dirigidas a donos de obra, coordenadores de segurança e subempreiteiros a operar na área do concelho de Portimão, numa parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), contando ainda com a Unidade de Saúde Pública e a Segurança Social com o intuito de elevar a capacidade de mitigar o risco de contágio nos estaleiros de obras do concelho.

As sessões para o setor da construção realizam-se no auditório do Portimão Arena e dão seguimento a um programa de sensibilização, desenvolvido desde fevereiro passado, que já alcançou diferentes setores da comunidade local, num total de 89 ações e 1.264 pessoas.

Foram abrangidos setores como os estabelecimentos de ensino público e privado, os hoteleiros, as coletividades e associações recreativas do concelho, os líderes e elementos da comunidade de etnia cigana, migrantes de origem asiática e indiana, concessionários e assistentes de praia, nadadores-salvadores, operadores do Mercado da Av.ª S. João de Deus e coordenadores e monitores das Férias de Verão, entre outros. Seguir-se-ão durante a semana de 3 a 8 de agosto ações de sensibilização destinadas à massa associativa, do desporto e da cultura ao apoio social. 

Este programa, promovido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho, envolve ainda a Unidade de Saúde Pública e a Segurança Social de Portimão.

DE PEQUENINO SE INFORMA O MENINO

A propósito, o Serviço Municipal de Proteção Civil também está a promover ações especiais de sensibilização junto dos jovens que participam nas Férias de Verão 2020, direcionadas para o novo coronavírus e os perigos do dia a dia, recorrendo para o efeito a jogos didáticos.

Merece igualmente referência neste aspeto a parceria estabelecida com o Teatro Boa Esperança, para desenvolvimento de um programa durante o período de desconfinamento e regresso das crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos, às creches da rede particular e solidária e aos jardins de Infância da rede pública do concelho.

O projeto, denominado “Ernesto regressa à escolinha sem medo do Covid” sensibilizou as crianças para as boas práticas face à atual pandemia, através de ações lúdico-pedagógicas específicas, tendo contado com a adesão de 22 estabelecimentos, nos quais se realizaram sessões entre 28 de maio e 8 de junho.

CURSO DE ÂMBITO REGIONAL

Ainda neste âmbito, foi desenvolvido um curso de curta duração na modalidade e-learning sobre a correta utilização de EPI (equipamentos de proteção individual) e regras elementares de prevenção no âmbito da Covid 19, em parceria com o Grupo HPA – Hospital Particular do Algarve.

A pedido da Segurança Social, a formação abrangeu mais de 550 profissionais de toda a região do Algarve, desde as áreas da saúde e dos estabelecimentos residenciais para idosos, até aos agentes de proteção civil e outros trabalhadores que exercem funções para as quais deverão estar devidamente protegidos.