• V Festival Internacional de Piano do Algarve EDIÇÃO ONLINE

    A não perder

    V Festival Internacional de Piano do Algarve EDIÇÃO ONLINE

    Ler mais

  • Já abriram as inscrições para a Rota do Petisco 2021

    Notícias

    Já abriram as inscrições para a Rota do Petisco 2021

    Ler mais

  • Obras de requalificação da antiga lota de Portimão já começaram

    Notícias

    Obras de requalificação da antiga lota de Portimão já começaram

    Ler mais

28.11.2020

Em tempos de pandemia, iniciativa camarária visa sensibilizar consumidores a comprar as suas prendas localmente de forma responsável e segura.

A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, visitou ao final da tarde de sexta-feira, 27 de novembro, a iluminação natalícia na cidade, dando assim início às celebrações da quadra festiva, que neste ano serão condicionadas pela Covid-19.
 
A autarca teve ocasião de falar com alguns empresários, a quem reforçou o empenho camarário no apoio à sua atividade económica durante esta crise epidemiológica, nomeadamente com o lançamento da campanha “Eu quero o meu Natal – Eu escolho cumprir”, cujo principal objetivo é sensibilizar a população para que cumpra as normas sanitárias de combate à pandemia, para que possa usufruir de uma época natalícia com a normalidade possível, ao mesmo tempo que convida as pessoas a comprarem as prendas no comércio local, de forma responsável e segura.
 
Através de um investimento na ordem dos 75 mil euros, esta estratégia municipal ganha maior relevância quando se verifica uma quebra acentuada no volume dos negócios. Para contrariar as perspetivas reservadas em termos de impacto económico, foi pensado um conjunto de iniciativas, entre as quais a distribuição aos consumidores, pelos comerciantes, de 2500 sacos reutilizáveis, com o logótipo da campanha, bem como a colocação de 130 platibandas à entrada das lojas das principais artérias comerciais da cidade com as frases “Eu quero o meu Natal – Eu escolho cumprir” e “Eu compro no comércio local”.
 
A Câmara Municipal de Portimão assume assim que a iluminação de Natal é um contributo fundamental para a dinamização do comércio tradicional nesta época do ano, durante a qual muitas unidades fazem parte substancial da sua faturação.
 
No entanto, a autarquia reviu toda a sua programação de animação de Natal, suprimindo iniciativas como a Pista de Gelo e a Aldeia Natal que, face ao aglomerado de pessoas que por norma provocam, seriam incompatíveis com as exigências de controlo e prevenção à pandemia Covid-19. As verbas destes dois projetos foram realocadas a iniciativas de apoio aos empresários, que em breve serão apresentadas pela Câmara Municipal de Portimão.
 
Quanto às luzes decorativas, estarão acesas até aos Reis e abrangem as três freguesias do concelho, com particular atenção para a Praia da Rocha, a Praça da República e a zona da Praça Manuel Teixeira Gomes, sendo utilizadas lâmpadas de micro leds, caracterizadas pelo baixo consumo energético.
 
Diversos elementos natalícios, sobretudo a pensar nas crianças, darão outro colorido a alguns dos principais espaços públicos da cidade, com destaque para a bola gigante na Praça da República, que gerará um espetáculo de luzes e música todos os dias, das 17h30 às 22h00, de meia em meia-hora. Também merecem realce a árvore de Natal, a prenda e o coração de grandes dimensões no Largo 1º de Maio, assim como o habitual presépio no Largo Dom João II, popularmente conhecido como Largo da Mó, composto por figuras em tamanho natural.
 
Nesta quadra festiva, a decoração das montras do Balcão Único volta a trazer o espírito natalício à Rua do Comércio, mas este ano Portimão quis deixar aqui uma carta muito especial para o Pai Natal!... e fazer lembrar que “Natal não são as luzes lá fora, mas a luz que brilha no seu coração!”  - Um trabalho de vitrinismo da autoria da designer local Daniela Braz - Porquê Design.