• Sardinha em Concertos

    Notícias

    Sardinha em Concertos

    Ler mais

  • Humor.PTM – Festival de Comédia de Portimão

    Notícias

    Humor.PTM – Festival de Comédia de Portimão

    Ler mais

  • Exposição fotográfica “De Polo a Polo”

    Notícias

    Exposição fotográfica “De Polo a Polo”

    Ler mais

06.03.2021

Equipa de trabalho multidisciplinar está no terreno para garantir que “ninguém fica para trás” no processo de vacinação. Se tem mais de 82 anos e ainda não foi contactado para ser vacinado ligue 808 282 112.

A partir de 8 de março, a Câmara de Portimão vai garantir aos munícipes que residam no concelho o transporte em táxi para os locais de vacinação na área do município, desde que sejam octogenários ou que, tendo mais de 50 anos, sofram de patologias e dificuldades de mobilidade ou deslocação.
 
Depois de convocadas para a toma da vacina, e se não tiverem transporte próprio, as pessoas abrangidas por este apoio municipal devem ligar para a Linha Proteção 24, disponível 24h00 por dia através do número de telefone 808 282 112, solicitando o respetivo transporte por táxi até ao centro de vacinação e regresso ao domicílio.
 
O serviço não implica quaisquer custos para o utente, que pode ser acompanhado por um familiar, no cumprimento das regras sanitárias em vigor.
 
Para a concretização de mais esta medida de alcance social no âmbito da atual pandemia, cujas despesas assumirá na íntegra, a Câmara Municipal de Portimão estabeleceu protocolos de colaboração com a Taxiarade e a Cooptáxis, as duas empresas de rádiotáxis a operar no concelho.
 
Ninguém ficará para trás
 
O Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com o ACES do Barlavento, coordena diariamente a partilha de informação para que ninguém fique para trás no processo de vacinação.

Todo o fluxo de informação está concentrado no Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil, onde se cruza a informação proveniente do Centro de Saúde de Portimão com os dados recolhidos pelas três juntas de freguesia do concelho, num trabalho de proximidade.

Dos 299 utentes com os quais o Centro de Saúde não conseguiu contactar, foi estabelecido contacto com 202, na sequência do trabalho desenvolvido em coordenação com a juntas de freguesia que, além de recorrerem às suas bases de dados, colocaram equipas na rua porta-a-porta, contando ainda com o apoio da GNR, PSP e Bombeiros.

Em resultado dessa ação, atualmente já foram contactadas todas as pessoas elegíveis para vacinação nas freguesias de Alvor e da Mexilhoeira Grande.

No que concerne à freguesia de Portimão, ainda se mantém a tentativa para contactar cidadãos que, segundo foi apurado pelas autoridades, mudaram de residência para outro concelho ou estão em estruturas residenciais para pessoas idosas e, por isso, serão vacinados nesse âmbito.

Para melhor corresponder a este objetivo, a autarquia disponibilizou técnicos para reforçar a unidade responsável por contactar todos os munícipes com mais de 80 anos ou que, tendo mais de 50 anos, sofram de morbilidades.

Uma última nota - a autarquia de Portimão solicita a todos os cidadãos que têm mais de 82 anos e ainda não foram contactados para serem vacinados que entrem em contacto com a linha 808 282 112.