• Exposição “Somos todas as Cores” celebra 13º aniversário do Museu de Portimão

    Notícias

    Exposição “Somos todas as Cores” celebra 13º aniversário do Museu de Portimão

    Ler mais

  • “O Palco é Teu”

    Notícias

    “O Palco é Teu”

    Ler mais

  • Portimão reforça Plano de Vacinação

    Notícias

    Portimão reforça Plano de Vacinação

    Ler mais

15.03.2021

No âmbito das comemorações do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, que se assinala a 21 de março, o Município de Portimão vai promover, através da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Social e Saúde, a apresentação online de uma história do livro “As Cores da Cidade Cinzenta”, da autora Rita Garcia Fernandes, ilustrado por André Filipe.

A leitura será efetuada pela psicóloga clínica Tânia Paias, diretora do Portalbullying, sendo as crianças motivadas, no final da narrativa, para a descoberta de valores fundamentais de conduta e vida em sociedade. Para o efeito poderão usar lápis com tons cor de pele e colorir as páginas assinaladas, participando desta forma na conclusão do livro.
 
A iniciativa, marcada para as 16h00, pode ser seguida através da Plataforma Zoom e conta com as parcerias do CLAIM Portimão – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, ACM - Alto Comissariado para as Migrações e CICDR - Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
 
A participação é gratuita, com inscrição através do link http://bit.ly/3bBeMsW, e encontra-se aberta a todos os interessados.
 
Mensagem de igualdade
 
A efeméride foi criada pela ONU, de acordo com uma resolução aprovada em 1966 na sequência da chacina que teve lugar em Joanesburgo a 21 de março de 1960 e que ficou conhecida como “Massacre de Sharpeville”.
 
Naquele dia fatídico, 20 mil pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação, quando a polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.
 
Desde que é celebrado, o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial visa transmitir uma mensagem de igualdade, no sentido da construção de um mundo mais justo.