• “Marafada Quarentena” está de regresso à sala do Boa Esperança

    Notícias

    “Marafada Quarentena” está de regresso à sala do Boa Esperança

    Ler mais

  • Campanha “Portimão. Sempre Perfeito”

    Notícias

    Campanha “Portimão. Sempre Perfeito”

    Ler mais

  • O Palco é Teu! 39 atuações ao vivo

    A não perder

    O Palco é Teu! 39 atuações ao vivo

    Ler mais

21.04.2021

Programação inclui iniciativas artístico-culturais e cívicas, previamente gravadas, e será exclusivamente transmitida nas redes sociais do Município.

Face à atual situação pandémica e às restrições atualmente vigentes no concelho de Portimão, todas as ações que evocam o 47º aniversário do 25 de Abril de 1974 serão exclusivamente ‘online’, tendo todas as atividades sido separada e isoladamente gravadas no mais rigoroso respeito pelas normas da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Do programa oficial, que poderá ser seguido nas redes oficiais do Município de Portimão, faz parte um conjunto de iniciativas artístico-culturais e cívicas previamente gravadas, com destaque para os momentos em seguida explanados, que decorrerão em 24 de abril e no próprio Dia da Liberdade.

Estreia de curta-metragem

A partir das 18h00 de 24 de abril poderá ser vista no Facebook (https://www.facebook.com/portimaomunicipio) e no Youtube (https://www.youtube.com/municipioportimao) do Município a estreia da curta-metragem “Desaparecido”, de Jake Barroso, que conta a história de Diego e de um grupo de amigos, retratando as suas vidas sociais no contexto do bairro onde moram. Diego, pai solteiro e trabalhador, um dia depara-se com o desaparecimento do filho, desencadeando um conjunto de ações de pânico e frustração que podem terminar mal.

Esta é a primeira parte da história, que terá continuidade brevemente, realizada pelo jovem portimonense Jake Barroso. Amante do mundo audiovisual, decidiu dar largas à imaginação e criatividade, escrevendo e produzindo esta curta-metragem, inteiramente gravada em Portimão, para a qual contou com a colaboração de jovens do concelho.

Concerto de jazz ‘Liberdades’

Também no dia 24, às 21h30, em simultâneo na página de Facebook do Município e do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, começa o Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974 “Liberdades”, pela OJA – Orquestra de Jazz do Algarve, uma imperdível performance musical que traz até ao público uma fusão e adaptação de vários temas incontornáveis portugueses e mundiais ao jazz.

Desta forma, é reunida em tons de jazz a música de vários autores como Zeca Afonso, Paulo de Carvalho, Manuel Freire, Bob Dylan, John Lennon ou Bob Marley, entre muitos outros, sob o mote da “Liberdade” e das várias formas de liberdade.
Para dar forma a toda esta fusão, foram escolhidas duas vozes nacionais - Ana Laíns e Ana “Cherry” Caldeira, em duetos que marcarão o espetáculo.

Hino Nacional em fado, sessão solene e poesia vão pautar o Dia da Liberdade

A programação virtual do 25 de Abril arranca às 9h00, com o hastear das bandeiras e interpretação do hino nacional por Joana Rato, acompanhada na guitarra portuguesa por Ricardo Martins e na viola de fado por Nuno Martins.

A sessão solene evocativa do Dia da Liberdade poderá ser vista no Facebook do Município a partir das 11h00, com a intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, bem como do presidente deste órgão municipal, João Vieira, e da presidente da Câmara, Isilda Gomes. Os interlúdios musicais ficarão a cargo dos alunos do ensino secundário da Academia de Música de Portimão.

Ao longo de todo o dia, as páginas no Facebook da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (https://www.facebook.com/BMMTGPortimao) e do Município de Portimão apresentarão 25 poemas libertários declamados por alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta, tendo por denominador comum a luta pela liberdade e contra as injustiças sociais, o despotismo e toda e qualquer forma de opressão e ditadura.

Ainda nesta data, a partir das 17h00, o Facebook da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes exibirá o pequeno filme “Biblioflash”, com apresentação de obras literárias alusivas à Revolução dos Cravos e dirigidas ao publico infantojuvenil.

Intervenções artísticas no espaço público

Da programação também constam duas intervenções artísticas em espaço público, nomeadamente em parte do muro exterior do Cemitério de Portimão e no paredão das Cardosas, junto ao viaduto, com o objetivo de requalificar pontos estratégicos da cidade, tornando-os mais apelativos e inclusivos. Trata-se de uma organização do Município de Portimão, em colaboração com o LAC-Laboratório de Atividades Criativas, Associação Cultural.

No primeiro caso, nos dias 26 a 29 o artista Gonçalo MAR dará vida a parte do muro exterior do cemitério, sito no gaveto da Rua de Olivença com a Rua Mouzinho de Albuquerque. Já na segunda situação, a intervenção estará a cargo da artista plástica portuguesa Kruella D’Enfer e terá lugar entre 22 e 27 de abril.

Fotos inspiradas na Revolução dos Cravos

Entre 22 e 25 de abril tem lugar a “Caminhada Liberdade 2021”, um convite ao passeio higiénico individual, de acordo com as orientações da DGS, durante o qual os participantes são desafiados a captar ‘selfies’ junto de monumentos históricos ou peças escultóricas alusivas ao 25 de Abril que se encontrem nas proximidades. Também poderão captar imagens originais e criativas alusivas ao tema, para partilha nas redes sociais do Município de Portimão. Os contributos devem ser enviados por mensagem privada até ao final do dia 25 para m.me/portimaomunicipio.

Por fim, às 19h00 de 26 de abril começa a assembleia digital “Os Jovens e a Política”, que visa aproximar os adolescentes aos decisores políticos. Participação as três associações de estudantes das Escolas Secundárias de Portimão, as duas associações académicas do Ensino Superior, o Núcleo de Estudantes de Direito do ISMAT, assim como todas as juventudes partidárias ativas no concelho. As propostas a debater nesta assembleia digital serão inseridas na plataforma Mypolis.

A imagem oficial da evocação do 25 de Abril tem este ano por base uma fotografia de Francisco Manuel das Neves Martins, vencedor do 1.º prémio da Corrida Fotográfica de Portimão 2020, adaptada para este fim com autorização do autor.

O programa detalhado pode ser consultado AQUI.