• Fórum Combate ao Desperdício Alimentar- uma causa de todos

    Notícias

    Fórum Combate ao Desperdício Alimentar- uma causa de todos

    Ler mais

  • Caminhada Solidária contra o Cancro

    A não perder

    Caminhada Solidária contra o Cancro

    Ler mais

  • FunDay Halloween

    Notícias

    FunDay Halloween

    Ler mais

  • A não perder

    Caminhada Solidária contra o Cancro

    20 de outubro

    Na segunda quinsena assinalam-se duas datas importantes relacionadas com eswte tems: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

  • A não perder

    Isaura - Human

    26 de outubro

    Em palco, Isaura (voz, guitarra e percussão) faz-se acompanhar de um trio de músicos: João Abrantes na guitarra, Gonçalo Almeida na bateria e Vicente Santos nos sintetizadores; uma viagem colorida bem à maneira da boa pop eletrónica.

  • Notícias

    15º Congresso Nacional de Medicina Desportiva

    18 e 19 outubro

    A iniciativa inclui três sessões temáticas e uma especial, contando com mais de duas dezenas de oradores, e integra diversos minicursos e workshops, comunicações orais e casos clínicos.

  • A não perder

    OCR Police Challenge

    27 de outubro

    Esta promete ser uma corrida de obstáculos com muita lama, areia, tiro, rastejo, água, salto e, acima de tudo, trabalho em equipa, com momentos únicos de superação pessoal, individualmente e em equipa.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "Já não faço xixi na cama” de Mary McQuillan

    19 de outubro

    Dino foi convidado para dormir em casa do Picos na sexta-feira e está ansioso! Vão ver os Medossauros na Floresta e comer pipocas de feno e… Mas há um pequeno problema: o Dino ainda faz xixi na cama. Conseguirá ficar sequinho até sexta-feira? Uma história ternurenta e reconfortante para os mais pequenos que ainda fazem xixi na cama.

  • A não perder

    Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho

    25 de outubro

    A necessidade da escrita surgiu-lhe tarde, já depois dos trinta anos. Recusando escrever para a gaveta, entrega ao vento, a leva dos seus trabalhos pelos cantos do mundo e alguns (umas centenas) já foram publicados em publicações diversas.

  • A não perder

    26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes

    6, 8 e 9 novembro

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local. As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Outubro

    1 a 31 outubro

    Conheça a programação do mês de outubro na CED 2019. A inclusão social domina a programação de outubro na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), merecendo ainda destaque neste mês o Congresso de Medicina Interna e Desportiva e inúmeras ações de formação, para além de várias provas de alto nível.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Show Xande de Pilares e Délcio Luiz

    31 outubro

    Grande Noite de Samba e Pagode com Xande de Pilares e Délcio Luiz.

  • A não perder

    20ª Festa do Cinema Francês em Portimão

    5 a 7 novembro

    Duas décadas depois, a Festa do Cinema Francês é cada vez mais um evento incontornável para os amantes da 7ª Arte e da cultura francesa. Este ano, celebra-se a cooperação cinematográfica franco-portuguesa, através do cinema, mas também de masterclasses.

  • A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    1 e 8 novembro

    A Associação Música XXI apresenta a 12ª edição do Festival de Órgão do Algarve, de 1 a 30 de novembro, nas Igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. Os concertos estão agendados para às 21h30 e são de entrada livre.

  • A não perder

    Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    3 a 31 de outubro

    Agora que os dias começam a ficar mais frescos, aproveite para visitar as exposições da Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • Caminhada Solidária contra o Cancro
  • Isaura - Human
  • 15º Congresso Nacional de Medicina Desportiva
  • OCR Police Challenge
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho
  • 26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes
  • Programação Desportiva CED 2019 - Outubro
  • Exposição
  • Show Xande de Pilares e Délcio Luiz
  • 20ª Festa do Cinema Francês em Portimão
  • Festival de Órgão do Algarve 2019
  • Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

O Portimão Arena recebeu, entre os dias 23 e 25 de março, a Mar Algarve – Feira do Mar’17, dedicada à economia azul e que teve como objetivo promover, criar valor e impulsionar todo o setor ligado ao mar e às atividades marítimas nas componentes económica, cultural, educativa, desportiva e de lazer.

O certame contou com a presença de 77 expositores distribuídos por uma área de 1300 m2, correspondendo a mais 31 expositores e cerca de 160% de área de ocupação relativamente à última edição. Neste espaço estiveram representadas as mais diversas atividades ligadas à Economia do Mar, nomeadamente, construção naval e estaleiros, venda de embarcações, marinas, clubes náuticos, conservas, pesca, viveiros, animação turística e marítimo-turísticas, mergulho, saúde – câmara hiperbárica, serviços de rebocadores, investigação marinha e ambiental e educação marítima.

Pelo Portimão Arena passaram cerca de 5000 pessoas ao longo dos três dias do evento. Este recebeu, pela primeira vez, o apoio institucional do Ministério do Mar tendo o primeiro dia contado com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, que presidiu à sessão de abertura. Estiveram também representados os diversos serviços centrais ligados à temática do Mar, bem como Municípios do Algarve e autoridades com competências de fiscalização e soberania no Mar.
Um dos pontos altos da feira foi o seu extenso programa de conferências que constitui já uma referência a nível regional nesta área de negócios. Os números demonstram bem este ponto: ao longo dos três dias o certame recebeu 3 conferências e o 1º congresso das Marítimo-Turísticas, que se traduziram em 10 temáticas diferentes abordadas ao longo de 11 painéis, num total 39 oradores e moderadores.

Nesta edição foi de realçar, no primeiro dia, 23 de março, um seminário promovido pela DOCAPESCA onde se discutiu a inovação e oportunidades na pesca e aquicultura. À tarde, a CCDR Algarve lançou para o debate a RIS3 Algarve e o Mar sobre os caminhos para a especialização inteligente regional. No dia seguinte, 24 de março, apresentaram-se casos de estudo, com destaque para a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, o projeto Wind Float, da EDP, sobre a produção de energia eólica offshore, o Plano de Ação do Atlântico de Apoio à Economia do Mar na Área Atlântica e a apresentação do novo catamarã movido a energia solar que está a ser desenvolvido pela Sunconcept. No terceiro dia de feira realizou-se o I Congresso das Marítimo-Turísticas, onde foram discutidos temas de interesse para esta atividade que tem verificado um crescimento considerável no Algarve, nomeadamente a gestão do espaço e dos recursos marinhos, o mergulho e ainda questões de licenciamento da atividade.

No espaço da Feira estiveram ainda patentes ao público duas exposições fotográficas: uma do Museu de Portimão e outra do navio L’Hermione, uma fragata francesa reconstruída à escala da original, datada do século XVIII, na qual o Marques de La Fayette embarcou para ajudar os insurgentes americanos na guerra pela independência contra a Inglaterra, tornando-se assim este navio um símbolo da fraternidade e amizade entre os povos. Esta última exposição foi organizada pela comunidade francesa (UFE) que está, com o apoio da Autarquia, a organizar a vinda desta fragata a Portimão em 2018.

Durante o decorrer do evento, foram ainda sendo realizadas diversas ações paralelas, tais como sessões de esclarecimento sobre oportunidade de financiamento e ações de formação em mergulho. Foram ainda organizadas palestras específicas para alunos de escolas do secundário que, para além da oportunidade de visitarem a feira, puderam tomar conhecimento dos cursos ligados ao Mar que a Universidade do Algarve e a Escola Naval têm para oferecer. Especificamente para os expositores, foi organizado, na sexta-feira, um cocktail que teve como objetivo o networking entre os expositores e parceiros do evento.

Na vertente gastronómica, o certame contou com uma zona dedicada ao street food, nomeadamente com uma tasquinha com uma ementa de produtos do mar, e ainda com um espaço onde produtores de licores e aguardentes e de doçaria regional expunham os seus produtos. Nesta zona decorreram ainda degustações de produtos do mar, tais como pescado e de conservas.

No Cais da Marinha do Porto de Portimão foi possível visitar dois navios da Marinha Portuguesa, o NTM Creoula, ex-lugre bacalhoeiro reconvertido em Navio de Treino de Mar da Marinha Portuguesa, e o NRP Argos, Lancha de Fiscalização Rápida construída no Arsenal do Alfeite. A adesão do público foi grande com cerca de 1500 visitantes ao longo dos três dias do evento.

Foram ainda sorteados pelo público presente 6 programas para duas pessoas de passeios pela costa e observação de golfinhos, 2 experiências no barco “2 seats” da Motonáutica, 6 entradas duplas para a Zona VIP e Paddock do GP da Motonáutica, 2 aulas de Sup, 1 pagaia, 1 leash e 1 boné.

Fruto de uma parceria entre a Câmara de Portimão e a CP – Comboios de Portugal foi possível chegar ao local da feira de comboio a preços reduzidos, tendo a CP oferecido descontos de 30% na compra do bilhete do regresso.

O balanço da feira do mar é francamente positivo fruto do feedback recebido dos expositores e do seu desejo em não só em participar na próxima edição, bem como em estender os dias de exposição para o domingo.

A Mar Algarve – Feira do Mar’17 foi uma coorganização entre o Município de Portimão e a Maralgarve – Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve e contou com o apoio do Ministério do Mar, os parceiros Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, os patrocínios da Docapesca – Portos e Lotas S.A., da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A. e do Grupo HPA Saúde, o apoio da Universidade do Algarve e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão – Turismo de Portugal, IP e o parceiro média Algarve Daily News.

0
0
0
s2sdefault