• Sardinha em Concertos

    Notícias

    Sardinha em Concertos

    Ler mais

  • Humor.PTM – Festival de Comédia de Portimão

    Notícias

    Humor.PTM – Festival de Comédia de Portimão

    Ler mais

  • Exposição fotográfica “De Polo a Polo”

    Notícias

    Exposição fotográfica “De Polo a Polo”

    Ler mais

18.05.2021

O Teatro Municipal de Portimão vai ser palco, no próximo sábado, dia 22 de maio, às 17h00, da peça “Praça dos Heróis”. Com encenação de David Pereira Bastos, esta é a primeira de duas produções com o selo do Teatro Nacional D. Maria II a ser apresentada este semestre na cidade algarvia.

A 15 de março de 1938, milhares de austríacos aclamavam Adolf Hitler na Heldenplatz, em Viena, celebrando a Anschluss, a anexação da Áustria pela Alemanha nazi. 50 anos depois, a 4 de novembro de 1988, estreava no Burgtheater a peça de Thomas Bernhard com o mesmo nome, Heldenplatz (Praça dos Heróis), para assinalar o centenário do histórico teatro vienense, bem como os 50 anos da anexação.

Ana Sampaio e Maia, Bruno Simão, Manuel Coelho, Miguel Sopas, Paulo Pinto, Rita Loureiro, Sílvia Figueiredo e Tânia Alves dão agora vida ao texto de Thomas Bernhard que põe a descoberto o branqueamento histórico que permitiu que a Áustria se assumisse como a primeira vítima do III Reich, ao invés de um primeiro aliado.
Mais do que isso, exponencia a perceção de que as políticas e crenças antissemitas, de extrema-direita, mesmo nazis, estão vivas e presentes na Áustria de 1988 tanto ou mais do que em 1938, como é referido por uma das personagens da peça de Bernhard.

Numa altura em que as políticas populistas e xenófobas, o conservadorismo retrógrado, se afirmam um pouco por todo o mundo, da Europa aos Estados Unidos da América, do Brasil aos países árabes e africanos, onde consecutivas novas medidas e políticas parecem confirmar um retrocesso civilizacional, político e social, torna-se urgente regressar à Praça dos Heróis.

Depois de se estrear em Lisboa em 2020, a peça saiu em digressão e apresenta-se agora em Portimão no âmbito da Rede Eunice Ageas, o projeto de difusão de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional.

Nesta temporada, a Rede Eunice trará ainda ao Teatro Municipal de Portimão, no dia 19 de junho, a peça “Off”, a partir de “Dying” de Chris Thorpe, uma produção “mala voadora” com encenação de Jorge Andrade.

A peça “Morte de um caixeiro viajante”, de Arthur Miller, produzida pelos Artistas Unidos com encenação de Jorge Silva Melo, inicialmente agendada para o passado mês de abril, ficou adiada para 16 de outubro.

Os bilhetes para estes três espetáculos custam dez euros e estão à venda online em tempo.bol.pt, na bilheteira do TEMPO, que está aberta de terça a sábado entre as 13h00 e as 18h00 e nas noites do espetáculo até ao seu início, e ainda nos locais habituais aderentes da BOL, nomeadamente FNAC, Worten, CTT, Pousadas da Juventude, El Corte Inglês, Lojas Note! e Rede Serveasy.

Mais informações em www.teatromunicipaldeportimao.pt ou através dos contactos da bilheteira: 282 402 475 ou 961 579 917.