• Faça check-in @Portimão

    A não perder

    Faça check-in @Portimão

    Ler mais

  • Pedro Jóia Trio em concerto

    A não perder

    Pedro Jóia Trio em concerto

    Ler mais

  • “Verão Azul” no Jardim 1.º de Dezembro

    A não perder

    “Verão Azul” no Jardim 1.º de Dezembro

    Ler mais

 02.05.2022

Após cinco tertúlias, que viajaram pelos quatro municípios que integram a Bacia do Arade,chega agora o evento Jornadas do Arade, entre 13 e 15 de maio, no Auditório do Museu de Portimão. Este é o destino final de uma viagem imperdível cujo objetivo é o de, todos,conhecermos e valorizarmos mais o nosso Património. 

 Lagoa, Monchique, Portimão e Silves voltam a aceitar o desafio colocado pela Associação Teia D’Impulsos de refletir sobre o presente e projetar o futuro das Terras do Arade, explorando de forma sustentável os seus recursos, ou não fosse esta uma sub-região de identidade geográfica, económica, social, cultural e ecológica própria. A 4.ª edição do evento dará, por isso, “voz” ao Património nas suas diversas dimensões. O programa das IV Jornadas do Arade divide-se em vários momentos de partilha de conhecimento e experiências, entre apresentação de comunicações livres e concurso de ideias, conferências, mesas redondas, tertúlia e até um último dia de passeio à descoberta deste património. O ponto de partida, no dia 13 de maio (sexta-feira) à tarde, não podia deixar de ser uma Análise SWOT para avaliar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças destes territórios, com a preciosa ajuda da academia. Em seguida, refletem-se os “Desafios para a preservação e exploração sustentável deste património fluvial” da Bacia do Arade, com a participação do ICNF e dos projetos Natura Fish Alvor (aquacultura) e o Water World (arqueologia subaquática). 

Quando a Oficina vira Museu e a palavra dos Presidentes de Câmara 

No 2.º dia, falamos sobre património industrial, na mesa redonda “Quando a oficina vira museu”, com o contributo da Região de Turismo do Algarve (RTA) e do Museu de Portimão, da Adega do Convento do Paraíso (Silves), da Conserveira do Arade (Lagoa) e da Casa do Medronho (Monchique). Descobriremos depois “O que já está a ser implementado” em prol da Valorização do Património das Terras do Arade, junto da Direção Regional da Cultura do Algarve e dos quatro municípios. Um dos desafios é que esta valorização seja feita numa lógica de sinergias, em busca de soluções integradas, pelo que iremos conhecer alguns projetos intermunicipais, como o caso da Via Algarviana, do Geoparque Algarvensis e do Projeto Magallanes. Por último, em conjunto com a Rede de Museus do Algarve, será feito um “Mapeamento do Património Cultural Imaterial” da região. O evento culmina com uma tertúlia Teia D’Ideias Especial para dar a palavra aos presidentes dos quatro municípios (Lagoa, Monchique,Portimão e Silves).

As IV Jornadas do Arade é um evento aberto ao público, gratuito, mediante inscrição prévia . O encontro está marcado entre as margens!

Um passeio à Descoberta do Património das Terras do Arade

No domingo, 15 de maio, convidamos a um passeio, durante todo o dia, pelos quatro municípios, em busca de evidências de tudo o que foi falado ao longo dos dois dias no Museu de Portimão. É de lá que partimos, pelas 08h45, em autocarro, com uma primeira paragem no Sítio das Fontes, em Estômbar. Haverá uma caminhada até à Adega Arvad para uma prova de vinhos e petiscos. Passamos por Silves, para um passeio arqueológico, e seguimos viagem até Monchique com piquenique. Terminamos com a vista das Terras do Arade do ponto mais alto do Algarve. A participação neste programa tem o custo de 15€, inscrição aqui.

Para mais informações consulte www.teiadimpulsos.pt