• Panda e os Caricas, O Musical no Espaço

    A não perder

    Panda e os Caricas, O Musical no Espaço

    Ler mais

  • Ciclo de webinars com “Dicas para Pais”

    Notícias

    Ciclo de webinars com “Dicas para Pais”

    Ler mais

  • Portimão volta a ser “Um Sonho de Natal”

    Notícias

    Portimão volta a ser “Um Sonho de Natal”

    Ler mais

19.09.2022

A abertura oficial do ano letivo 2022/2023 está a decorrer no município de Portimão com toda a normalidade, apesar de se verificar um significativo aumento de alunos em todos os níveis de ensino, em contraciclo com o que se verifica no resto do país.

Esta nova realidade foi há dias abordada em reunião convocada pela presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, com os diretores dos cinco agrupamentos escolares do concelho, tendo sido feito o ponto de situação sobre o ano letivo agora iniciado e definida a estratégia educativa a adotar.

Dos diversos temas focados nessa radiografia, ressaltou o facto de se verificar uma procura anormal de inscrições, na ordem dos 310 novos alunos, o que implicou a criação de mais oito turmas, tendo sido igualmente detetadas situações pontuais, nomeadamente na colocação de professores.

No sentido de ver ‘in loco’ como se está a processar a abertura do ano letivo, Isilda Gomes dedicou a manhã desta segunda-feira, 19 de setembro, a visitar estabelecimentos de ensino dos dois maiores agrupamentos de escolas do município.

A autarca constatou com agrado o resultado final da empreitada do refeitório da Escola EB1 Major David Neto, a partir de agora com mais 40 lugares, o que normaliza a respetiva capacidade de resposta, tendo para o efeito sido investidos cerca de 130 mil euros.

Já no Centro Escolar do Pontal, Isilda Gomes assistiu aos primeiros momentos do novo ano letivo, que passa a acolher mais de 700 crianças, do Pré-escolar ao 1º Ciclo.

Na ocasião, a presidente sublinhou a importância do parque de estacionamento recentemente construído e com capacidade para 100 viaturas, num investimento camarário de 400 mil euros, destinado a servir a comunidade docente e os pais e encarregados de educação, de forma a evitar constrangimentos de tráfego rodoviário nas horas de entrada e saída daquele estabelecimento de ensino.

Obras em curso e novos projetos

Com o valor adjudicado de cerca de 2,9 milhões euros está em fase avançada de conclusão a empreitada da Escola Básica Prof. José Buísel, que permitiu requalificar e renovar por completo este estabelecimento de ensino.

Quanto às intervenções a iniciar em breve, ou que já tiveram início nos últimos dias, destaca-se a EB1/Jardim de Infância das Vendas (edifício e espaços exteriores, com o valor adjudicado superior a 400 mil euros) e a EB1 Montes de Alvor (edifício e espaços exteriores, no valor adjudicado de cerca de 296 mil euros). Refira-se ainda que se encontra em fase de análise de propostas a intervenção nos espaços exteriores do Jardim de Infância do Fojo.

Em termos de projetos a desenvolver, a prioridade vai para o edifício e espaços exteriores da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, fazendo também parte desta lista a EB 1/Jardim de Infância de Chão das Donas (edifício e espaços exteriores), a EB 1 de Alvor (edifício e espaços exteriores), a EB D. João II, em Alvor, e a EB José Sobral, situada na Mexilhoeira Grande.

A terminar, refira-se que este ano a tradicional receção aos professores está agendada para o próximo dia 20 de outubro.