• Semana Portimão pela Igualdade

    Notícias

    Semana Portimão pela Igualdade

    Ler mais

  • Club Makumba

    A não perder

    Club Makumba

    Ler mais

  • A não perder

    "Filme Francês do Mês"

    Ler mais

O Portimonense Sporting Clube corou uma grande temporada com a conquista do título de campeão do segundo maior escalão do futebol português ao bater o Santa Clara, nos Açores, por 2-1, em jogo da 42ª e última jornada da II Liga.

Quatro jornadas depois de ter garantido o principal objetivo da época, a promoção à I Liga do futebol português, a equipa algarvia procurava acabar a temporada em glória com a conquista do título de campeão da II Liga. À turma de Portimão bastava um empate no último jogo da temporada para não estar dependente do resultado do Desportivo das Aves que recebia o Fafe à mesma hora. Talvez por isso a entrada do Portimonense em jogo foi algo tímida, com a equipa apostada em fechar bem os caminhos para a sua baliza e em sair rápido para o contra-ataque sempre que possível. A estratégia sortiu resultado no último lance da primeira parte, quando Tabata finalizou com sucesso um contra-ataque da formação de Portimão, para delírio de todos os jogadores e equipa técnica. Reatada a partida, o Portimonense não tardou a aumentar a vantagem, com Paulinho, estrela maior da equipa ao longo da temporada, a concluir de forma certeira mais um contra-ataque. O golo foi novamente muito festejado por todos os jogadores e equipa técnica que viam ficar mais próxima um campeonato inteiramente merecido, que o Portimonense liderou desde as primeiras jornadas.

O Santa Clara ainda reduziu aos 65 minutos mas a vitória já não fugiria à formação algarvia. O Portimonense sagrou-se campeão com 83 pontos (mais dois que o Aves), com 70 golos marcados (o melhor ataque do campeonato) e com 39 golos sofridos (terceira melhor defesa). A melhor notícia viria, no entanto, no final do jogo, com o treinador Vítor Oliveira a confirmar na conferência de imprensa que permanecerá no comando técnico do Portimonense na próxima época, liderando a equipa na I Liga.

A equipa campeã chegou a Portimão por volta das 22h30 onde foi recebida por uma multidão em festa, desejosa de celebrar com os seus heróis a conquista do quinto título da segunda divisão na história do Portimonense. Milhares de Portimonenses assistiram à entrega do troféu de campeão por parte de Pedro Proença, Presidente da Liga, numa cerimónia realizada no Largo 1º de Maio, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Portimão. A Presidente da autarquia, Isilda Gomes, congratulou-se “com o grande feito da equipa de futebol do Portimonense que tantas alegrias deu aos portimonenses no último ano” e disse esperar que “esta conquista tenha um impacto positivo não só na imagem da cidade mas de todo o Algarve”, região que o Portimonense irá representar na I liga de futebol no próximo ano.