• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Ler mais

  • Start Work V

    A não perder

    Start Work V

    Ler mais

  • Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    7 a 16 de fevereiro

    A 4ª edição do “Entrelaçados - Festival de Dança Contemporânea” decorre de 07 a 16 de fevereiro de 2020, em Portimão, Lagos e Silves e trará consigo espetáculos de dança contemporânea, que contam com nomes como Miguel Ramalho, Gustavo Oliveira ou a Companhia de Dança de Almada, assim como performances de rua e de novo circo, uma exposição de fotografia sob o tema “Algarve, Dança e Arte” e uma prova de vinhos.

  • A não perder

    Seminário "Educar... o quê, como e onde?"

    30 janeiro

    Com o objetivo de perspetivar a inclusão e flexibilidade da escola enquanto promotora de melhores aprendizagens, a Câmara Municipal de Portimão organiza no dia 30 de janeiro o seminário “Educar… o quê, como e onde?”, que juntará no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão alguns especialistas nacionais em diversos temas.

  • Notícias

    I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve

    30 e 31 janeiro

    Organizado pelo Grupo de Cirurgia Colorrectal da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) em parceria com consórcio Algarve Biomedical Center (ABC), e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, as I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve é um evento técnico-científico que irá reunir no auditório do Museu de Portimão dezenas de profissionais de enfermagem, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências, nesta área específica.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 4 abril e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • A não perder

    Rui Sinel de Cordes - "O Início"

    15 fevereiro

    O Início", com data marcada para 15 de fevereiro, relata a história da Humanidade até 2020, vista pelos olhos de Rui Sinel de Cordes como ele acha que tudo aconteceu.

  • A não perder

    Start Work V

    5, 6 e 7 de março

    A “Start Work” volta a reunir empresas e instituições públicas e privadas da região, com atendimento presencial aos visitantes, num certame que visa promover a divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

  • 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”
  • Seminário
  • I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Exposição
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”
  • Rui Sinel de Cordes -
  • Start Work V

Pelo terceiro ano, o TEMPO apresenta uma mostra de teatro desenvolvido em contexto escolar com o apoio de professores que acreditam poder dar muito mais aos alunos do que simples aulas de voz, movimento e drama.

Estes alunos mostram-se à cidade ocupando o palco do Grande Auditório do TEMPO, revelando o seu talento e vontade de criar e desenvolver projectos artísticos que os fazem pensar o mundo e crescer como artistas. 

A entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhetes no Teatro Municipal de Portimão. 

 ________________________________________

Babel, em reconstrução
 
Turma P.C.A. – Percurso Curricular Alternativo – 9.º ano, da EB2/3 Dom Martinho Castelo Branco
24 Maio, 15h00 (escolas) 21h30 (restante público)
Grande Auditório
M/6 | 50 min
 
Nos tempos em que alguns pensam em levantar muros e outros morrem em alto mar na busca de outras fronteiras, usamos o teatro como forma de colocar a pergunta: Que mundo estamos a construir?
Como recuperar ou construir a mitológica torre do respeito e da igualdade – é a questão que nos move.
Não estamos certos do caminho a seguir, mas sabemos que nesta direcção não queremos ir. Pois acreditamos ainda que outro mundo é possível.
 
Criação colectiva
Interpretação: Daniela Ferreira, Dário Martins, Érica Gonçalves, Filipa Martinho, Gerson Moreira, Leandro Pires, Marco Rodrigues, Maria Gomes, Paulo Bessa, Quévin Lamdasni, Roberto Vilhena, Rosana Vilhena, Rossana Silva
Direção: João Pedro Correia
Banda Sonora: ‘Saia desse bolo” – Olodum; “Duas cidades” – Baiana System; “Foi Deus”, “Amar pelos dois” – Salvador Sobral
Produção: EB 2/3 Dom Martinho Castelo / Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo
________________________________________
 
O Sentido da Vida
Curso Profissional de Artes do Espectáculo da Escola da Bemposta
26 Maio, 15h00 (escolas) e 27 Maio, 21h30 (restante público)
Grande Auditório
M/6 | 60 minutos

‘O Sentido da Vida’ é um conjunto de pequenos textos de teatro de Carlos Alberto Machado, dramaturgo, poeta e editor de reconhecido mérito. Estes textos, sempre com uma generosa dose de ironia, que põem o público ora a rir, ora a filosofar sobre as nossas vidas, são o espelho fiel das nossas situações comuns que vivemos diariamente. Elaboradas como um conjunto de 21 quadros, retratam a nossa sociedade portuguesa fielmente. Vamos todos ver-nos ao espelho na nossa ridícula condição humana?
 
Encenação, direção de actores e dramaturgia: Mário Rui Filipe
Apoio ao movimento: Joana Melo
Apoio vocal: Isobel Reis
Interpretação: Bárbara Madeira, Beatriz Costa, Beatriz Franco, Beatriz Frazão, Carolina Silva, Catarina Costa, Daiana Del Sole, Daniela Silva, Ema Moreira; Enzo Magnolli, Joana João, Lurdes Carriçal, Maytê Carmo, Miguel Simões, Miriam Isis, Ricardo Baptista, Samuel Nunes, Sofia Heath, Violeta Gouveia.
________________________________________
 
Tamos a dar nome ao quê?!
Grupo Teatro Escola Secundária Poeta António Aleixo
31 Maio, 15h00 (escolas) e 21h30 (restante público)
Grande Auditório
M/6 | 50 min
 
‘Tamos a dar nome ao quê?!’é a mais recente criação teatral do Grupo de Teatro Aleixo da Escola Secundária Poeta António Aleixo. Movidos pela vontade dos alunos experimentarem “teatro à séria”, decidimos ao longo deste ano trabalhar a contracena e para tal trabalhamos com diferentes cenas de texto dramático de Harold Pinter e Luísa Costa Gomes, procurando desdobrar as palavras e recriar em cada momento lugares novos, pois o Teatro só nos faz sentido enquanto laboratório dos dias e de nós mesmos.
“ - Já discutimos essa questão das existências intermédias.
- Nunca muito profundamente “
 
Textos: Harold Pinter e Luísa Costa Gomes.
Criação: Coletiva
Interpretação: Grupo Teatro Aleixo da Escola Secundária Poeta António Aleixo: Afonso Gingeira, Ana Parreiras, Bárbara Domingos, Beatriz Guerreiro, Catarina Sampaio, Inácia Nunes, João Magueijo, Mafalda Freitas, Margarida Nogueirinha, Patrícia Magalhães, Rita Benedito, Rui Estevão, Tatiana Palma, Tiago Estremores.
Convidado especial: Francisco Monteiro - Acordeão
Direcção: João Pedro Correia
Produção: Escola Sec. Poeta António Aleixo / Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.
________________________________________
 
Inês!
O Teatro da Caverna – Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
02 Junho, 15h00 (escolas) e 03 Junho, 21h30 (restante público)
Grande Auditório
M/12 | 60 min

Uma história de amor e morte. Um crime antigo, com muitas vítimas e muitos réus...
Inês de Castro tornou-se uma figura inspiradora do imaginário popular e artístico em Portugal e no mundo.
‘Inês!’ resultou de uma adaptação livre de textos sobre os amores de D. Pedro, O Justiceiro, e de D. Inês de Castro, figura mítica da História peninsular.
 
 
Adaptação livre de textos de: António Ferreira; António Patrício; Garcia de Resende; “Luís de Camões, entre outros.
Encenação: Alfredo Gomes e Nídia dos Santos
Actores: Andreia Agostinho, Beatriz Gonçalves, Bruna Miranda, Carlos Rosa, Guilherme Sousa, Inês Paulino, Lívia Scalabrelli, Luís Silva, Raquel Silva, Ricardo Fernandes, Samuel Maio.
0
0
0
s2sdefault