• ALGARSAFE'18

    Notícias

    ALGARSAFE'18

    Ler mais

  • Notícias

    "Silent Party" no Dia da Criança

    Ler mais

  • Semana Intercultural de Portimão

    Notícias

    Semana Intercultural de Portimão

    Ler mais

  • A não perder

    ALGARSAFE'18

    24, 25 e 26 de maio

    O Portimão Arena e o Parque de Feiras e Exposições voltam a ser palco para a ALGARSAFE – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, a maior feira do género a ter lugar a Sul do Tejo.

  • A não perder

    Comemorações 10.º Aniversário do Museu de Portimão

    Comemorações 10.º Aniversário Museu

    Sábado ralizam-se as últimas iniciativas do programa de atividades desenhado para assinalar os 10 anos de vida do Museu de Portimão.

  • Notícias

    Dia da Criança com festa inovadora “Silent Party”

    1 de junho

    Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portimão propõe para este ano um fim de tarde e noite completamente inovadores pautados por uma Festa Silenciosa - “Silent Party” e por Insufláveis, onde reinará a diversão e a alegria num programa pensado para toda a família, entre as 17h30 e as 00h00.

  • A não perder

    9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    No âmbito da comemoração do seu 9º Aniversário, o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande prepara algumas iniciativas e abre, gratuitamente, as portas das instalações nos dias 28 e 31 de maio.

  • A não perder

    Yoga com Histórias

    2 de junho

    No âmbito das Comemorações do Dia da Criança, a Biblioteca Municipal irá acolher no dia 2 de junho, entre as 16h00 e as 17h30, a ação “Yoga com Histórias”, concebida e organizada por Ana Machado e Soraia Xavier.

  • A não perder

    Festival Entre Mares

    3 de maio a 7 de junho

    O Festival Entre Mares é um evento de artes performativas, inspirado nas deambulações transmediterrâneas do diplomata, boémio, melómano, viajante e escritor portimonense Manuel Teixeira Gomes, constituindo, simultaneamente, uma homenagem a uma das personalidades mais marcantes do século XX português, e que foi o mais cosmopolita dos algarvios, e uma viagem de cabotagem artístico-cultural ao longo das margens mediterrânicas.

  • A não perder

    Apresentação da Revista Nova Águia

    30 de maio

    Desde 2008, "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

  • A não perder

    Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Maio 2018

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de maio é pautado por exposições e música que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Maio 2018

    A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade.

  • A não perder

    "A Boémia Fértil" em Teixeira Gomes e João de Deus

    25 de maio

    Evento baseado num encontro interativo com o público, com comunicação original sobre os percursos convergentes e divergentes de Manuel Teixeira Gomes e de João de Deus e seu contexto histórico, centrados em três áreas temáticas das suas vidas e obras: Humor, Amor, Morte.

  • A não perder

    A Casa (Con) Vida às quintas...

    3, 10, 17 e 24 de maio

    Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras atividades de interesse geral, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um polo de informação, não só no que respeita à vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, mas também de informação sobre o município e património de Portimão.

  • ALGARSAFE'18
  • Comemorações 10.º Aniversário do Museu de Portimão
  • Dia da Criança com festa inovadora “Silent Party”
  • 9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande
  • Yoga com Histórias
  • Festival Entre Mares
  • Apresentação da Revista Nova Águia
  • Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • A Casa (Con) Vida às quintas...

Portimão é um concelho rico em história e cultura, representado através das várias estruturas e edifícios históricos que se encontram espalhados por uma área que vai desde a cidade de Portimão até à vila de Alvor. Nesse sentido e nas noites de verão, a Câmara Municipal de Portimão desafia os residentes e os turistas a descobrirem locais de interesse cultural de Alvor e Portimão em quatro sextas-feiras e à luz das estrelas. Ao todo, serão promovidos quatro passeios culturais noturnos, dois à descoberta do Património Islâmico de Alvor e dois pelo Centro Histórico de Portimão.

Na vila piscatória de Alvor, haverá passeios no dia 14 de julho e 11 de agosto. Aqui, será dada a conhecer a herança islâmica de Alvor, onde figuram construções com cerca de mil anos. A vila possui três edifícios de planta centralizada, atualmente transformados em pequenas capelas, cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica. Serão visitados o Morabito de São Pedro, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e este edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil. O ponto de encontro, para estas duas visitas é o Morabito de São Pedro, situado perto do Cemitério de Alvor, às 21h00 horas. Consulte o cartaz  AQUI.

No dia 28 de julho, será a vez de mostrar as riquezas culturais da baixa de Portimão num passeio em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade. Este passeio terá início às 21h00 horas, com ponto de encontro no Coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes, e os participantes serão convidados a percorrer o trajeto entre a Praça Manuel Teixeira Gomes, o Jardim Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1º de Dezembro, a Igreja Matriz, Alameda da Republica, e Largo 1º de Maio, guiados pela equipa do Gabinete do Património da autarquia. Consulte o cartaz AQUI.

Há um concelho de Portimão que todos conhecem e um outro que só se deixa desvendar por quem entra porta adentro, disposto a deixar-se interpelar pela beleza de cada monumento, sítio arqueológico, igreja ou museu. É este “Portimão” que se convida a conhecer através de passeios culturais noturnos onde poderá mergulhar nos séculos para ouvir as histórias que o património cultural tem para contar.

Os passeios culturais noturnos visam conjugar as temperaturas amenas de verão com o acréscimo de visitantes da época, proporcionando aos locais e visitantes experiências culturais diferentes pelo contacto com os monumentos e espaços emblemáticos do concelho.

As inscrições para os passeios são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas previamente até um dia antes dos respetivos passeios, através dos seguintes contactos: email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e telefones: 282470799/282480488

Os Passeios Culturais Noturnos são organizados pela Câmara Municipal de Portimão e têm o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, da Junta de Freguesia de Alvor, do ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) e da Santa Casa da Misericórdia de Alvor.

 

 

0
0
0
s2sdefault