• 357ª Feira de São Martinho

    A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    Ler mais

  • I Jornadas Sociais de Portimão

    Notícias

    I Jornadas Sociais de Portimão

    Ler mais

  • IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    A não perder

    IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    Ler mais

  • A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    8 a 17 de novembro

    Neste que é um dos polos incontornáveis de animação outonal no concelho, e que volta a ter lugar, como habitual, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, não vão faltar as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, assim como vários espaços de animação com jogos diversos, ‘carrinhos de choque’ e carrosséis, numa feira que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos.

  • A não perder

    Teatro-documentário "Pelos que andam sobre as águas do mar"

    19 de novembro

    Inspirado na obra “Os Pescadores”, de Raul Brandão, no trabalho de investigação realizado nas comunidades piscatórias de Portimão, Nazaré, Sesimbra, Setúbal e Montijo, e na investigação antropológica de Vanessa Amorim, o projeto tem o Museu de Portimão como parceiro, conta com a participação das atrizes Ana Lúcia Palminha e Suzana Branco e é encenado por Miguel Jesus.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "A fada Oriana” de Sophia de M. Breyner Andresen

    16 de novembro

    Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha

    23 de novembro

    Desde jovem tem desenvolvido o gosto pela escrita. Os contactos com gente diferente, em terras diferentes, serviram de inspiração para passar ao papel uma série de crónicas, pequenas histórias e impressões de viagem que, agora, na serenidade da aposentadoria, editou no livro “Crónicas ao correr do Tempo”.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Novembro

    1 a 30 novembro

    Conheça a programação do mês de novembro na CED 2019.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • 357ª Feira de São Martinho
  • Teatro-documentário
  • Histórias na Quinta
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha
  • Programação Desportiva CED 2019 - Novembro
  • Exposição

Como manda a tradição, Portimão vai viver dois fins de semana de festa repletos de muita fé e devoção integrados nos festejos de Santo André na Igreja da Penina (5, 6, 12 e 13 de agosto) que vão animar o concelho e marcar estas celebrações com a participação da comunidade.

O Centro Apostólico de Santo André situado na Igreja da Penina em Alvor vai realizar as tradicionais festas em honra do padroeiro da Igreja da Penina e nas quais as atividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo, reunindo centenas de residentes e turistas em convívio e confraternização.

Destaca-se do programa litúrgico as eucaristias marcadas para 6 e 13 de agosto, e em ambos os casos às 12h00 e às 19h00, enquanto em todos os dias das Festas de Stº André os arraiais começam a partir das 20h00 no Largo da Igreja da Penina, com a atuação dos seguintes artistas às 21h00: Rita Melo (5 de agosto), Emanuel Martins (6 de agosto), Duo Victor & Bruno (12 de agosto) e Vera Lúcia (13 de agosto).

Para além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e música popular para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja. A Festa de Santo André tem muita história e por lá já passaram grandes artistas. Os comes e bebes, as famosas e deliciosas "Filhós de Santo André" e as quermesses fazem com que a Festa em honra deste padroeiro proporcione a todos grandes momentos de diversão, não faltando o pezinho de dança.

De referir que as Festas em honra de Santo André tiveram início no verão de 1992 e este ano celebram as Bodas de Prata - 25 anos. Tudo começou com um grupo de jovens que pretendia arranjar fundos para uma Peregrinação a Roma - Itália, para assistirem à Beatificação de 51 Mártires Clareteanos que acontecia a 25 de Outubro de 1992, uma vez que pertenciam à congregação dos Padres da Paróquia de Alvor.

O primeiro cartaz das festas dizia "HOJE HÁ FESTA!!!”. Então a primeira festa aconteceu no Adro da Igreja com poucas pessoas, mas foi a primeira de muitas. Ano após ano, as Festas começaram a ter outra dimensão, com grande impacto no concelho, transformando-se num grande ponto de encontro de pessoas, onde o convívio, a alegria tornaram-se as palavras de ordem.

Esta tradicional festividade, que se realiza sempre nos dois primeiros fins-de-semana de agosto, tem entrada gratuita, é organizado pelo Centro Apostólico St. André e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor, da Câmara Municipal de Portimão e com a Herdade do Esporão.

 

0
0
0
s2sdefault