• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

 

Foi num ambiente bastante descontraído, com muitos jovens, menos jovens, empresários, aspirantes a empresários, empreendedores, autarcas e convidados que se procedeu,  no dia 10 de agosto, à inauguração da Startup Portimão.Esta incubadora é o mais recente projeto promovido pela autarquia de Portimão que conta como parceiros, o Autódromo Internacional do Algarve, e a Territórios Criativos – entidade que estará no terreno a prestar apoio à incubadora.

 

Localizada num edifício do Autódromo Internacional do Algarve a StartUP de Portimão estende-se por dois pisos, por onde se distribuem seis "boxes" (gabinetes de trabalho), duas salas de reuniões, uma sala de formação devidamente equipadas e com capacidade para 40 postos de trabalho, onde há também lugar para dar asas à criatividade e até uma mesa de ping-pong e um "paddock" especial para abastecer o espírito empreendedor.

Para Isilda Gomes a abertura da «Startup Portimão» é «a concretização de um sonho». «Isto é o resultado de uma conjugação de várias vontades e da determinação do Paulo Pinheiro, da Territórios Criativos, da Câmara e dos seus trabalhadores, que nos últimos dias estiveram aqui muitas horas para que tudo estivesse pronto».

Outra novidade avançada pela presidente da autarquia foi que em breve, «o Vai Vem irá começar a passar» pelo Autódromo, estendendo uma das suas linhas, que atualmente chega à à localidade da Pereira, disponibilizando-se igualmente em estudar e implementar outras situações na área da mobilidade que possam ser apresentadas pelas empresas que lá quiseram se instalar.
A Presidente da Câmara Municipal de Portimão finalizou a sua intervenção, lançando um repto “Queremos aqui muitos jovens empresários e empreendedores. E se forem mais de 30, arranjaremos ideias para a expansão deste espaço».


Autódromo cede espaço gratuitamente
Outro parceiro da StartUp é a Parkalgar, neste sentido Paulo Pinheiro, administrador desta empresa, sublinhou que esta entidade não recebe «um tostão» com a cedência do espaço para esta iniciativa. Os dois pisos do complexo do circuito foram cedidos a título gratuito, em regime de comodato.

Na sua intervenção, Paulo Pinheiro lembrou que esta estrutura já é utilizada, ao longo de todo o ano, por empresas mundiais, algumas delas na linha da frente da inovação, para aqui testarem os seus produtos, nomeadamente ao nível dos automóveis e das motos. E essas empresas até poderão ter vantagem em trabalhar com as startups que vierem a instalar-se na nova incubadora, enquanto o contrário também é verdadeiro.

O administrador referiu mesmo o exemplo de uma empresa na área da imagem, que se deverá instalar em breve na «Startup Portimão», e que «vai trabalhar para os nossos clientes».

Uma incubadora virada para as cidades inteligentes
Esta estrutura para acolher jovens empresas será direcionada para as “cidades inteligentes” (smart cities), nas áreas da energia, mobilidade, turismo, governança e qualidade de vida. Mas, anunciou, «nenhum negócio será rejeitado», mesmo que não se integre no grupo preferencial. Quem o diz é Luís Matos Martins, da Território Criativos, entidade parceira que assume a gestão da incubadora.

Como «uma incubadora não são só paredes», o objetivo é atrair startups e empreendedores, bem como empresas e empresários. «O que queremos fazer é pôr todo o ecossistema a funcionar», juntando «pessoas que estão a começar, mas também empresários com mais experiência». Só assim se conseguirá «criar redes para criar negócios», acrescentou Luís Matos Martins.

Quanto à localização da incubadora, fora do centro da cidade de Portimão e numa zona mais periférica, aquele responsável sublinhou a importância de tirar partido das «muitas sinergias que podem ser desenvolvidas com o Autódromo».

Luís Matos Martins anunciou também que esta incubadora está já a tratar da sua certificação, para que possa passar a atribuir vouchers de incubação e outros apoios para as novas empresas. A estrutura vai ainda promover programas de formação para os seus membros e eventos e iniciativas, voltadas para o interior, mas também para o exterior. O objetivo de tudo isso é, insistiu, «criar redes entre os empreendedores», já que é dessas redes que surgem muitas das oportunidades de negócio.

Tendo com parceiros institucionais o IAPMEI e o IEFP, a «Startup Portimão» está agora aberta a candidaturas de empreendedores. Uma das presentes foi Isabel Neves, investidora do Shark Tank Portugal e Presidente do Clube Business Angels de Lisboa.

Durante a inauguração, foram vários os empreendedores que demonstraram interesse em instalar-se na Startup Portimão e usufruir de todas as suas vantagens. 

Para mais informações contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

https://www.facebook.com/startupportimao/

 

 

 

0
0
0
s2sdefault