• Dia Municipal para a Igualdade de Género

    A não perder

    Dia Municipal para a Igualdade de Género

    Ler mais

  • FunDay Halloween

    Notícias

    FunDay Halloween

    Ler mais

  • Festival de Órgão do Algarve 2019

    A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Isaura - Human

    26 de outubro

    Em palco, Isaura (voz, guitarra e percussão) faz-se acompanhar de um trio de músicos: João Abrantes na guitarra, Gonçalo Almeida na bateria e Vicente Santos nos sintetizadores; uma viagem colorida bem à maneira da boa pop eletrónica.

  • A não perder

    OCR Police Challenge

    27 de outubro

    Esta promete ser uma corrida de obstáculos com muita lama, areia, tiro, rastejo, água, salto e, acima de tudo, trabalho em equipa, com momentos únicos de superação pessoal, individualmente e em equipa.

  • A não perder

    20 º aniversário de Elevação da Mexilhoeira Grande a Vila

    1 de novembro

    A Mexilhoeira Grande vai estar em festa no próximo dia, 1 de novembro, data em que será assinalada a passagem do 20 º aniversário de elevação à categoria de vila desta localidade do concelho à categoria de vila.

  • A não perder

    Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho

    25 de outubro

    A necessidade da escrita surgiu-lhe tarde, já depois dos trinta anos. Recusando escrever para a gaveta, entrega ao vento, a leva dos seus trabalhos pelos cantos do mundo e alguns (umas centenas) já foram publicados em publicações diversas.

  • A não perder

    26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes

    6, 8 e 9 novembro

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local. As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Outubro

    1 a 31 outubro

    Conheça a programação do mês de outubro na CED 2019. A inclusão social domina a programação de outubro na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), merecendo ainda destaque neste mês o Congresso de Medicina Interna e Desportiva e inúmeras ações de formação, para além de várias provas de alto nível.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Show Xande de Pilares e Délcio Luiz

    31 outubro

    Grande Noite de Samba e Pagode com Xande de Pilares e Délcio Luiz.

  • A não perder

    20ª Festa do Cinema Francês em Portimão

    5 a 7 novembro

    Duas décadas depois, a Festa do Cinema Francês é cada vez mais um evento incontornável para os amantes da 7ª Arte e da cultura francesa. Este ano, celebra-se a cooperação cinematográfica franco-portuguesa, através do cinema, mas também de masterclasses.

  • A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    1 e 8 novembro

    A Associação Música XXI apresenta a 12ª edição do Festival de Órgão do Algarve, de 1 a 30 de novembro, nas Igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. Os concertos estão agendados para às 21h30 e são de entrada livre.

  • A não perder

    Apresentação do livro "Amigos imPerfeitos" de Carlos Filipe

    2 de novembro

    Neste projeto agora concretizado também em livro, é, assim, uma galeria de fotos e histórias de luta, coragem e sobrevivência, de animais únicos, diferentes e extraordinários. A apresentação da obra ficará a cargo de João Rosado.

  • A não perder

    Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    3 a 31 de outubro

    Agora que os dias começam a ficar mais frescos, aproveite para visitar as exposições da Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • Isaura - Human
  • OCR Police Challenge
  • 20 º aniversário de Elevação da Mexilhoeira Grande a Vila
  • Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho
  • 26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes
  • Programação Desportiva CED 2019 - Outubro
  • Exposição
  • Show Xande de Pilares e Délcio Luiz
  • 20ª Festa do Cinema Francês em Portimão
  • Festival de Órgão do Algarve 2019
  • Apresentação do livro
  • Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Histórias na Quinta

Pai Natal, Feira de Natal, Iluminação Decorativa, Presépio em Tamanho Real, Animação de Rua, Música, Mercados de Natal, Montras do Comércio Tradicional, Festival de Paraquedismo são algumas das propostas do programa de Animação com o mote “Viver a Magia do Natal em Portimão” que até 6 de janeiro, pretende dinamizar o concelho e atrair residentes e visitantes.


Este ano, o concelho de Portimão convida a comunidade a celebrar esta quadra com muita magia e animação. A Chegada do Pai Natal à Praça da República, a iluminação decorativa com 400 mil lâmpadas leds em pontos estratégicos do centro da cidade, a Feira de Natal com muita Animação de Rua diária protagonizada pela Festa Fantástica, o Presépio em tamanho real no Largo da Mó, a 3ª edição do Concurso de Montras no Comércio Local, os concertos nos vários equipamentos municipais, os mercadinhos de Natal espalhados por Portimão e Alvor e o Festival de Paraquedismo “Christmas Boogie” reúnem na totalidade cerca de 30 iniciativas, mais de mil horas de diversão e alegria, que ao longo de 25 dias de magia, vão transformar Portimão nesta época numa verdadeira Cidade Natal.

Em mês de aniversário, a Câmara Municipal de Portimão e as Juntas de Freguesia propõem diversas atividades para viver a época natalícia e mágica no concelho. Os tempos mudam mas há tradições que ficam. E uma visita ao Presépio do Largo da Mó e da Igreja Matriz é um dos costumes natalícios que vale bem a pena preservar. O Presépio de rua em tamanho real no Largo da Mó já pode ser apreciado e vem encher de espírito natalício este espaço da cidade. A partir do dia 18 de dezembro a até 6 de janeiro de 2018, a Igreja Matriz de Portimão tem patente no seu espaço o Presépio que evoca um Santo Natal a todos.

O momento tão aguardado pelos mais novos vai revestir-se de muitas surpresas. O ponto alto será no dia 15 de dezembro, sexta-feira, pelas 16h00, com a Chegada do Pai Natal à Praça da República (Alameda), onde as famílias, crianças e escolas serão convidadas a estarem presentes para receber ofertas. Neste dia, “O Velhinho de Barbas Brancas”, a Mãe Natal, os Duendes e o espetáculo com Palhaço Salsinha no Palco da Feira abrirão as hostes natalícias. Neste Natal, o centro da cidade vai transformar-se num local onde será possível fazer compras de forma descontraída e ao ar livre e ao mesmo tempo divertir-se com toda a família num Mercado de Natal iluminado pelo vasto programa de animação.

De 15 a 23 de dezembro, a Alameda Portimão recebe a Feira de Natal com um Carrossel Mágico, com produtos regionais, artesanato e doçaria e com um programa diário repleto de Animação de Rua, onde não faltará a Casa do Pai Natal e espetáculos de música, de ilusionismo e desfiles musicais que irão reviver os grandes clássicos da Disney, nas ruas da zona comercial, sempre às 16h00. O horário da Feira é das 11h00 às 20h00, de domingo a quinta-feira e das 10h30 às 22h00, às sextas-feiras e sábados. No sábado, dia 16 de dezembro, o tema do Desfile Musical é a “Alice no País das Maravilhas”. No dia 22 de dezembro, pelas 16h00, o desfile tem como tema a “Princesa do Gelo” que dará cor e emoção às Ruas da Cidade até à Feira de Natal. Para terminar este dia em magia, às 18h00, o Ilusionista Alex sobe ao palco da Feira para mostrar a arte de manipular o tempo com a sua cartola. No sábado, dia 23 de dezembro, pelas 16h00, último dia da Feira, as ruas da Zona Comercial da Cidade irão ser invadidas por um mega Desfile Musical com a Presença do Pai Natal, da Mãe Natal, do Trenó com a Rena Rodolfo e seus Duendes, terminando na Feira de Natal. Às 18h00, irá ter lugar uma atuação dos alunos da Escola de Dança do Boa Esperança no Palco Feira de Natal.

Na Feira de Natal de Portimão, na Alameda da República, vão estar presentes cerca de 20 stands de madeira com produtos à venda, de artesanato, de produtos regionais e doçaria, sendo que a Presença diária do Pai Natal e de uma Duende, das 11h00 às 19h00 e o “Cantinho das Pinturas” com uma Animadora, das 15h00 às 17h00 garantirão um entretimento especial que farão as alegrias às famílias com diversas atividades. Durante oito dias, a Feira de Natal vai transformar a artéria histórica da cidade numa verdadeira aldeia natalícia e numa verdadeira montra de artesanato tradicional e moderno, queijos, enchidos, licores e muitas outras iguarias provenientes das mais diversas regiões do país.

Este ano, a Câmara Municipal de Portimão aposta num programa forte de animação de Natal dedicado ao imaginário infantil no principal polo urbano do Concelho com um conjunto de atividades que pretendem promover o comércio tradicional e todos os que visitam Portimão. No que concerne à música, são vários os espaços que irão receber concertos de associações para “Viver a Magia do Natal em Portimão”. O Grupo Coral de Portimão atuará em dois espaços distintos, no dia 12 de dezembro, pelas 15h00, no Al Vita – Centro de Recuperação e no dia 14 de dezembro, pelas 19h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes. No dia 21 de dezembro, pelas 15h00, o Instituto de Cultura de Portimão -ICP apresenta o seu concerto de Natal na Casa Manuel Teixeira Gomes e no mesmo local e no dia 22 de dezembro, pelas 18h30, decorrerá uma Palestra sobre o Natal, pelo Portimão Toastmasters Club.

No programa de Natal destaque também para a Inauguração da Árvore de Natal concebida pela artista plástica, Raquel Taquelim d’Almeida, no dia 7 de dezembro, pelas 15h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes. No dia 8 de dezembro, das 10h00 às 17h00, há o Mercadinho de Natal integrado nas comemorações do 1º aniversário do Espaço Raiz - Antiga Escola Primária da Pedra Mourinha onde poderá encontrar os mais variados produtos feitos à mão, assim como artigos de segunda-mão (vinil, roupa, livros), e uma série de atividades durante todo o dia.

Na ótica de dinamização e apoio ao comércio local, a Junta de Freguesia de Portimão promove o III Concurso de Montras de Natal. Com esta iniciativa pretende-se que os comerciantes decorem as suas montras com motivos alusivos à época natalícia. De referir que o Mercado da Avenida S. João de Deus entra no espírito natalício com um programa onde consta uma Exposição de desenhos intitulada “Presépios e Árvores de Natal” das crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Júdice Fialho, que ficará patente de 8 de dezembro até dia 6 de janeiro de 2018. No dia 16 de dezembro, pelas 10h00 o Mercado recebe a visita dos membros do Moto Clube de Portimão vestidos de Pais e Mães Natais e no dia 23 de dezembro, o Mercado recebe o Pai e a Mãe Natal dinamizando este espaço nesta época festiva.

Está patente, até ao próximo dia 06 de janeiro, no parque de veículos dos Bombeiros de Portimão um Presépio de Natal elaborado pela Escola de Cadetes e Infantes. Esta obra, que pretende abrir as portas do Quartel e trazer a população ao interior das instalações do Corpo de Bombeiros, manifesta os valores do Natal e a expressão solidária e humanitária de cada Mulher e Homem que serve esta causa. O presépio pode ser visitado diariamente entre as 08h00 e as 24h00.

A freguesia de Alvor vai viver o Natal com um programa pautado por uma Feira de Natal nos dias 16 e 17 de dezembro, das 10h00 às 19h00, no Adro da Igreja de Alvor. O programa de animação inclui a Chegada do Pai Natal, Animação Musical pelo Grupo Coral do Centro Comunitário de Alvor, pela Tuna do ISMAT e pela XELB Tuna e muitas outras atividades, desde um Show Cooking Natalício a vários Concertos nas Igrejas.

Ainda no que respeita às festividades natalícias, o Aeródromo Municipal vai ser palco de um Festival de Paraquedismo denominado “Christmas Boogie” onde estarão presentes cerca de 400 paraquedistas de várias nacionalidades de todo o mundo. Este Festival tem início no dia 22 de dezembro e termina a 5 de janeiro de 2018.

No dia 6 de janeiro, pelas 21h00 cantam-se as Janeiras na Alameda da Praça da República com a participação do Movimento Associativo de Portimão.

Consulte o Programa na íntegra AQUI.

0
0
0
s2sdefault