• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Ler mais

  • Start Work V

    A não perder

    Start Work V

    Ler mais

  • Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    7 a 16 de fevereiro

    A 4ª edição do “Entrelaçados - Festival de Dança Contemporânea” decorre de 07 a 16 de fevereiro de 2020, em Portimão, Lagos e Silves e trará consigo espetáculos de dança contemporânea, que contam com nomes como Miguel Ramalho, Gustavo Oliveira ou a Companhia de Dança de Almada, assim como performances de rua e de novo circo, uma exposição de fotografia sob o tema “Algarve, Dança e Arte” e uma prova de vinhos.

  • A não perder

    Seminário "Educar... o quê, como e onde?"

    30 janeiro

    Com o objetivo de perspetivar a inclusão e flexibilidade da escola enquanto promotora de melhores aprendizagens, a Câmara Municipal de Portimão organiza no dia 30 de janeiro o seminário “Educar… o quê, como e onde?”, que juntará no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão alguns especialistas nacionais em diversos temas.

  • Notícias

    I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve

    30 e 31 janeiro

    Organizado pelo Grupo de Cirurgia Colorrectal da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) em parceria com consórcio Algarve Biomedical Center (ABC), e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, as I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve é um evento técnico-científico que irá reunir no auditório do Museu de Portimão dezenas de profissionais de enfermagem, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências, nesta área específica.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 4 abril e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • A não perder

    Rui Sinel de Cordes - "O Início"

    15 fevereiro

    O Início", com data marcada para 15 de fevereiro, relata a história da Humanidade até 2020, vista pelos olhos de Rui Sinel de Cordes como ele acha que tudo aconteceu.

  • A não perder

    Start Work V

    5, 6 e 7 de março

    A “Start Work” volta a reunir empresas e instituições públicas e privadas da região, com atendimento presencial aos visitantes, num certame que visa promover a divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

  • 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”
  • Seminário
  • I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Exposição
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”
  • Rui Sinel de Cordes -
  • Start Work V

124 operacionais e 53 veículos testaram no expoente máximo a capacidade de resposta a um acidente com uma aeronave.

Esta quarta-feira de manhã, 7 de fevereiro, um cenário fictício de acidente com uma aeronave testou, à escala total e em tempo real, a capacidade resposta interna e externa a um acidente aéreo grave no Aeródromo Municipal de Portimão.

Mais de uma centena de operacionais, entre eles elementos dos Bombeiros, do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Cruz Vermelha Portuguesa, militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), agentes da Policia de Segurança Pública (PSP), técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e de diversas unidades orgânicas da autarquia, entre outros, suportados por um total de 53 meios técnicos envolvidos neste exercício, testaram o Plano de Emergência Interno do Aeródromo, previsto no Plano de Atividades do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Portimão e, simultaneamente, validaram operacionalmente o Plano Prévio de Intervenção da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que enquadra a resposta regional externa a um acidente deste género nesta infraestrutura aeronáutica.

O exercício denominado “AERO PORTIMÃO´18”, e que durou aproximadamente três horas, tinha como cenário o despenhamento de uma aeronave à entrada da pista de aterragem do aeródromo, na qual seguiam 20 pessoas a bordo e, no momento da colisão com o solo, a aeronave ainda possuía 1600 litros de combustível no depósito. Da queda resultou um incêndio, destroços dispersos com várias vítimas encarceradas e três mortos, dez feridos graves, quatro feridos leves, tendo três sinistrados saído ilesos. A partir deste cenário, foram tomadas as devidas providências e testadas as capacidades de resposta dos vários elementos e entidades que concorrem para as operações de proteção e socorro num acidente desta natureza, passando pelos procedimentos de alerta, mobilização e despacho até à plena operacionalização do Sistema de Gestão Operações (SGO) numa intervenção em situação de exceção.

Finda a simulação, e em Hot Debriefing, foi unânime o balanço positivo por parte de todos os intervenientes, enaltecendo a pertinência e oportunidade deste exercício para não só rotinizar e aperfeiçoar procedimentos, mas sobretudo para identificar limitações ou constrangimentos que possam ser supridos no futuro, estando, ainda, marcadas reuniões setoriais de avaliação ao longo dos próximos dias, culminando este exercício com uma sessão de lições aprendidas, no dia 21 de fevereiro, nas instalações do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão.

De referir que marcaram ainda presença neste exercício membros da Autoridade Marítima Nacional, Centro Hospitalar do Algarve, Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, bem como elementos do Agrupamento de Portimão do Corpo Nacional de Escutas e alunos da Escola Secundária Poeta António Aleixo, que foram os figurantes de sinistrados.

 

0
0
0
s2sdefault