• Dia Municipal para a Igualdade de Género

    A não perder

    Dia Municipal para a Igualdade de Género

    Ler mais

  • FunDay Halloween

    Notícias

    FunDay Halloween

    Ler mais

  • Festival de Órgão do Algarve 2019

    A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Isaura - Human

    26 de outubro

    Em palco, Isaura (voz, guitarra e percussão) faz-se acompanhar de um trio de músicos: João Abrantes na guitarra, Gonçalo Almeida na bateria e Vicente Santos nos sintetizadores; uma viagem colorida bem à maneira da boa pop eletrónica.

  • A não perder

    OCR Police Challenge

    27 de outubro

    Esta promete ser uma corrida de obstáculos com muita lama, areia, tiro, rastejo, água, salto e, acima de tudo, trabalho em equipa, com momentos únicos de superação pessoal, individualmente e em equipa.

  • A não perder

    20 º aniversário de Elevação da Mexilhoeira Grande a Vila

    1 de novembro

    A Mexilhoeira Grande vai estar em festa no próximo dia, 1 de novembro, data em que será assinalada a passagem do 20 º aniversário de elevação à categoria de vila desta localidade do concelho à categoria de vila.

  • A não perder

    Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho

    25 de outubro

    A necessidade da escrita surgiu-lhe tarde, já depois dos trinta anos. Recusando escrever para a gaveta, entrega ao vento, a leva dos seus trabalhos pelos cantos do mundo e alguns (umas centenas) já foram publicados em publicações diversas.

  • A não perder

    26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes

    6, 8 e 9 novembro

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local. As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Outubro

    1 a 31 outubro

    Conheça a programação do mês de outubro na CED 2019. A inclusão social domina a programação de outubro na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), merecendo ainda destaque neste mês o Congresso de Medicina Interna e Desportiva e inúmeras ações de formação, para além de várias provas de alto nível.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Show Xande de Pilares e Délcio Luiz

    31 outubro

    Grande Noite de Samba e Pagode com Xande de Pilares e Délcio Luiz.

  • A não perder

    20ª Festa do Cinema Francês em Portimão

    5 a 7 novembro

    Duas décadas depois, a Festa do Cinema Francês é cada vez mais um evento incontornável para os amantes da 7ª Arte e da cultura francesa. Este ano, celebra-se a cooperação cinematográfica franco-portuguesa, através do cinema, mas também de masterclasses.

  • A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    1 e 8 novembro

    A Associação Música XXI apresenta a 12ª edição do Festival de Órgão do Algarve, de 1 a 30 de novembro, nas Igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. Os concertos estão agendados para às 21h30 e são de entrada livre.

  • A não perder

    Apresentação do livro "Amigos imPerfeitos" de Carlos Filipe

    2 de novembro

    Neste projeto agora concretizado também em livro, é, assim, uma galeria de fotos e histórias de luta, coragem e sobrevivência, de animais únicos, diferentes e extraordinários. A apresentação da obra ficará a cargo de João Rosado.

  • A não perder

    Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    3 a 31 de outubro

    Agora que os dias começam a ficar mais frescos, aproveite para visitar as exposições da Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • Isaura - Human
  • OCR Police Challenge
  • 20 º aniversário de Elevação da Mexilhoeira Grande a Vila
  • Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho
  • 26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes
  • Programação Desportiva CED 2019 - Outubro
  • Exposição
  • Show Xande de Pilares e Délcio Luiz
  • 20ª Festa do Cinema Francês em Portimão
  • Festival de Órgão do Algarve 2019
  • Apresentação do livro
  • Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Histórias na Quinta

De 5 a 13 de março, as Bibliotecas Escolares do Pré- Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Portimão vão ser palco da 12ª edição da Semana da Leitura com a participação das escritoras Manuela Ribeiro e Sofia Furtado.

Promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em colaboração com as bibliotecas escolares, a Semana da Leitura assinala-se a nível nacional no âmbito do Plano Nacional de Leitura com o intuito de celebrar a leitura e os livros, este ano sob o mote “Liberta o Leitor que há em ti”. Nesta edição pretende-se promover o estudo e a divulgação da obra de um escritor, selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo os alunos, os professores, a biblioteca escolar e a comunidade educativa. O estudo da obra do autor é integrado nas atividades da escola/biblioteca, para esse ano letivo, através de leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro. O projeto culmina no encontro com o escritor, que passa em cada biblioteca escolar.

Manuela Ribeiro nasceu nas Caldas da Rainha, é licenciada em Estudos Germanísticos e foi ainda bolseira do governo holandês, tradutora e atualmente é professora de Inglês e Português, sendo igualmente coordenadora do Projeto de Ensino de Português Língua Não Materna. Manuela Ribeiro é autora de diversos livros para a adolescência e juventude, com destaque para a coleção “Aventuras de Miguel e Ricardo”, já com dez títulos editados e alguns reeditados. Mais recentemente começou a escrever também para o público infantil em idade pré-escolar com assinalável êxito, tendo publicado “A Plantinha dos Meus Pais” e “Castanho e Branco”. O seu último livro infantil chama-se “Uma Letra, Mil Palavras”. Manuela Ribeiro irá assim dinamizar várias sessões de promoção da leitura junto de alunos, que segundo a escritora: “Não existe nada mais agradável do que o contacto com os leitores em escola ou bibliotecas.”

Sofia Furtado nasceu em Loulé em 1978 e vive em Lagos. Licenciou-se em Educação Especial e Reabilitação e começou a trabalhar de perto com crianças e idosos. O despertar para a literatura infantil foi acontecendo com o crescimento do filho, que a certa altura não pedia para que a mãe contasse histórias, mas que as inventasse. A escritora vai às Bibliotecas escolares do Pré Escolar apresentar a obra “Mel, uma abelha especial”.

O programa para a 12ª Semana de Leitura nas Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo de Portimão contemplará a EB1 da Pedra Mourinha e a EB 1Chão das Donas no dia 5 março, a EB1 Coca Maravilhas e a EB 1 Vendas no dia 6 de março e a EB 1 Major David Neto no dia 7 de março. No dia 8 de março a escritora estará em quatro escolas, nomeadamente na EB1 de Alvor, na EB 1 Montes de Alvor, na EB1 Mexilhoeira Grande e a EB1 da Figueira. No dia 9 março, contará muitas histórias na EB 1 do Centro Escolar do Pontal.

No que concerne às Bibliotecas do Pré-Escolar, a escritora Sofia Furtado vai dinamizar algumas sessões com a apresentação do livro “Mel, uma abelha especial”, estando já agendado para o dia 9 de março, a Biblioteca Escolar da Coca Maravilhas e a Biblioteca Escolar de Vendas. No dia 12 de março a escritora vai celebrar a leitura na Biblioteca Escolar da EB1 de Alvor e no Jardim de Infância Montes de Alvor.
                                    
De referir que esta iniciativa promove o estudo e a divulgação da obra de um escritor selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo alunos, professores, biblioteca escolar e comunidade educativa. O estudo da obra do autor é integrado nas atividades da escola/biblioteca, para esse ano letivo, através de leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro. O projeto culmina no encontro com o escritor, que passa um dia em cada biblioteca escolar.

Esta é uma ação de promoção do livro e da leitura da iniciativa da BMMTG em colaboração com as Bibliotecas Escolares do concelho que realça a importância de como uma história é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pelo livro, pela história e pela leitura.

 

 

0
0
0
s2sdefault