• Comemorações do 25 de Abril

    Notícias

    Comemorações do 25 de Abril

    Ler mais

  • Portimão acolhe um Encontro Participativo

    Notícias

    Portimão acolhe um Encontro Participativo

    Ler mais

  • Get in the Ring@Startup Portimão

    Notícias

    Get in the Ring@Startup Portimão

    Ler mais

  • Notícias

    Comemorações do 25 de Abril

    17 a 25 de abril

    O programa das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril, em Portimão, foi delineado sob o mote “Abraçar Abril” com o propósito de enfatizar um conjunto diversificado de iniciativas que irão decorrer no âmbito desta efeméride.

  • Participe

    XIV Corrida da Liberdade 25 de Abril

    25 de abril

    A XIV Corrida da Liberdade, que tradicionalmente junta centenas de participantes e tem partida marcada para as 10h00 na Zona Ribeirinha de Portimão (junto ao coreto), volta a realizar-se este ano e as inscrições pode ser efetuadas até às 17h00 do dia 24 de abril através da Associação de Atletismo do Algarve - Rua Ataíde de Oliveira, 119, 5ºDt, 8000-218 Faro / Tel. 289 824 946 / Fax 289 823 708 / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • A não perder

    2º Mercado da Bagageira Livre

    25 de abril

    A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI) volta a promover o evento “Mercado Bagageira Livre”. Este evento terá lugar no dia 25 de abril de 2018, no pátio de estacionamento do Espaço Raiz, Pedra Mourinha, Portimão.

  • A não perder

    Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Abril 2018

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de abril é pautado por exposições e música que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    A Casa (Con) Vida às quintas...

    5, 12, 19 e 26 de abril

    Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras atividades de interesse geral, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um polo de informação, não só no que respeita à vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, mas também de informação sobre o município e património de Portimão.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Abril 2018

    A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade.

  • A não perder

    Taça do Mundo e Torneio Internacional de Ginástica Rítmica

    De 4 a 13 de maio

    Em Maio Portimão volta a ser a capital internacional da Ginástica Rítmica com a realização de uma etapa do circuito mundial, sob a égide da Fédération Internationale de Gymnastique (FIG), que trará a Portimão algumas das referências mundiais da modalidade para competir nas vertentes individual e conjuntos, num total de 34 países, estando Portugal representado com ginastas na vertente individual.

  • A NÃO PERDER

    Viagem “Hermione - LaFayette” passa por Portimão

    8 a 10 de maio

    Do Atlântico ao Mediterrâneo, uma aventura humana e marítima de excepção, que vai fazer escala em Portimão e durante 3 dias dá a conhecer a aventura vivida pelo Marquês de Lafayette.

  • Comemorações do 25 de Abril
  • XIV Corrida da Liberdade 25 de Abril
  • 2º Mercado da Bagageira Livre
  • Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • A Casa (Con) Vida às quintas...
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • Taça do Mundo e Torneio Internacional de Ginástica Rítmica
  • Viagem “Hermione - LaFayette” passa por Portimão

O Aeródromo Municipal de Portimão vai ser palco nos dias 21 e 22 de abril, do Campeonato de Velocidade da ISSA World Series, um evento Mundial de Velocidade em Queda Livre organizado pela PARALVOR (SKYDIVE ALGARVE) e pela Federação Portuguesa de Paraquedismo.

 

A Associação Internacional de Paraquedismo de Velocidade -  International Speed Skydiving Association (ISSA) é uma associação de aficionados do Paraquedismo de Velocidade. Esta é a primeira vez que o evento se realiza em Portugal, sendo este, o primeiro apuramento do Campeonato de 2018, que contará com cerca de 50 paraquedistas de várias nacionalidades, oriundos de Portugal, Áustria, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Suécia, Itália e Polónia.

Durante estes dois dias serão utilizados dois aviões, um Dornier G92 e outro Cessna C208B Supercaravan, aeronaves de duas turbinas com capacidade para transportar simultaneamente 15 paraquedistas, que irão realizar saltos a partir dos 14 mil pés de altitude e em cerca de 13 minutos.

O Paraquedismo de Velocidade é a modalidade do desporto não motorizado de velocidade mais rápido do mundo: a velocidade alcançada pelo corpo humano em queda livre é em função de dois fatores: o peso do corpo e a posição do corpo durante a queda livre. Em posição estável, com a barriga virada para a terra, a velocidade máxima atingida pelo corpo humano é cerca de 200km por hora. Em posição estável de cabeça para baixo durante a queda livre, o corpo humano consegue atingir uma velocidade máxima cerca de 240-290 km por hora. Se durante a queda livre conseguirmos uma posição perfeita, o corpo humano poderá atingir 480km/h ou mais.  Alcançar e aguentar a velocidade máxima através da posição do corpo durante a queda livre é o objetivo do Paraquedismo de Velocidade.

O Aeródromo Municipal de Portimão é uma referência incontornável para a comunidade aeronáutica internacional e é também um local privilegiado para a realização de vários eventos aeronáuticos, graças às excelentes condições atmosféricas aqui existentes, fazendo parte do seu portfólio importantes encontros anuais de paraquedismo que atraem a Portimão inúmeros participantes.