• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

O programa das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril, em Portimão, foi delineado sob o mote “Abraçar Abril” com o propósito de enfatizar um conjunto diversificado de iniciativas que irão decorrer no âmbito desta efeméride. Destaque para a forte componente associativa, enquanto força motora no apoio a respostas de cariz cultural, desportivo, educativo, juvenil e social, e que este ano firmará com a autarquia, no âmbito destas comemorações, cerca de 630 mil euros em contratos programa.

Música, exposições, teatro, dança, literatura, juventude, história, jogos tradicionais, desporto e a Cerimónia de Assinatura dos Contratos – Programa 2018 com o Movimento Associativo são algumas das iniciativas que integram o programa oficial do 44º aniversário da Revolução dos Cravos na cidade de Portimão.

O programa das cerimónias oficiais das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril inicia-se terça-feira, dia 17 de abril e termina no dia 25 de abril e será pautado por momentos de reflexão e debate com jovens, onde a música, a história, o desporto, o teatro e a literatura assumem um papel de relevo na evocação dos ideais da liberdade e da democracia. O programa deste ano conta com cerca de 35 iniciativas de diferentes índoles e com o forte envolvimento do associativismo local. Estas iniciativas são dirigidas a vários públicos e respiram consciências e liberdades, nos equipamentos municipais, nas coletividades, onde todos têm a sua própria voz.

No dia 17 de abril, das 09h00 às 13h00 terá lugar, nas Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, uma “Conversa com Políticos”, onde os elementos da Comissão das Comemorações do 25 de Abril estarão presentes, numa conversa informal com os alunos, acerca do significado desta efeméride.

No dia 20 de abril, o Mercado da Avenida S. João de Deus recebe uma “Exposição de Cartazes do 25 de Abril”, oriunda do espólio de cartazes alusivos à efeméride do Museu de Portimão. A inauguração está agendada para as 10h00. Neste mesmo dia, pelas 21h00, o Marginália Bar será palco de um debate intitulado “Jovens falam aos Políticos”, organizado pela Associação DYPALL de Portimão.

No dia 21, pelas 21h30, o Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe o espetáculo “Montanha Russa”, um teatro musical sobre a adolescência, integrado na Rede Eunice/Teatro Nacional D. Maria II.

No dia 23 de abril merece relevo a inauguração da Exposição “Abraçar Abril”, uma mostra dos cartazes do concurso e a entrega dos diplomas aos participantes do concurso que deu origem à imagem do 25 de Abril de 2018. Este momento terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, às 18h00.

No dia 24 de abril, a revolução celebra-se como quando foi conquistada: com o povo a cantar a liberdade. A música será a rainha com o Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974 – “Liberdade”, pelo Grupo Brasa Doirada, agendado para as 21h30, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. A entrada é livre, mas com levantamento prévio do bilhete.

No dia 25 de abril, na Praça 1º de Maio e a partir das 09h00, o município evocará o 25 de Abril com uma cerimónia que integra o Hastear das Bandeiras e a interpretação do Hino Nacional pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Portimonense e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a que se seguirá a Arruada e Largada de Pombos. Pelas 10h00 tem início a XIV Corrida da Liberdade, que tradicionalmente junta centenas de participantes e tem partida marcada para as 10h00 na Zona Ribeirinha de Portimão (junto ao coreto). Às 10h30 terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Solene, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, do respetivo Presidente e da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, intercaladas por Momentos Musicais protagonizados pelo Grupo Juvenil do Grupo Coral Adágio e pela Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve.

Ainda no dia 25, pelas 16h00, irá realizar-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Cerimónia de Assinatura dos Contratos-Programa 2018, no valor total de cerca 630.000 euros, mais 200.000 euros que o ano transato. O movimento associativo sempre desempenhou um papel relevante na construção das sociedades contemporâneas, na medida em que as associações permitem a integração dos indivíduos na vida local e promovem a cidadania ativa. A fim de reconhecer o papel relevante da sua atividade e a intervenção dos seus protagonistas no interior da vida do Município, a autarquia irá atribuir mais uma vez apoios financeiros às várias associações do Concelho, nomeadamente, culturais/recreativas, desportivas e sociais.

Às cerimónias oficiais do programa junta-se um conjunto de Festividades, com destaque para “Um dia na Pré-História”, a Feira do Livro Usado, o 2º Mercado da Bagageira Livre, e outras organizadas por várias associações, que passam por diversas manifestações desportivas e culturais que poderão ser consultadas em: https://vivaportimao.pt/images/2018/ABRIL/Programa-25-de-Abril_PORTIMO-2018.pdf

A criação da imagem alusiva às Comemorações do 25 Abril deste ano foi desenvolvida no âmbito do concurso “Abraçar Abril”, implementado pelas bibliotecas escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico das Escolas do Município de Portimão, e o cartaz vencedor tem a assinatura da aluna do 9ºB, Mariana Conceição, da Escola EB23 D. Martinho Castelo Branco – Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

 

 

0
0
0
s2sdefault