• Oficina das Profissões

    Notícias

    Oficina das Profissões

    Ler mais

  • Mês do Azulejo

    A não perder

    Mês do Azulejo

    Ler mais

  • Rota do Petisco

    A não perder

    Rota do Petisco

    Ler mais

  • A não perder

    Sem Retorno, de Ana Alberto e Thora Jorge

    19 outubro

    Sem retorno é uma reflexão sobre o estado de espírito, personalidade e introspeção acerca dos mundos vivenciados por esta personagem desenvolvida sob o olhar contemporâneo das autoras.

  • A não perder

    XXI Subida Internacional do Rio Arade

    21 de outubro

    XXI Subida Internacional do Rio Arade - Canoagem

  • A não perder

    Hugo Sousa - Maturado

    20 outubro

    "Maturado" é o novo espectáculo de stand-up comedy de Hugo Sousa, escrito e interpretado pelo próprio. O comediante vai percorrer o país de norte a sul para abordar temas relacionados com a sua vida pessoal, viagens e contar histórias com pormenores que não vão deixar a sua mãe orgulhosa.

  • A não perder

    Mês do Azulejo

    outubro

    Durante este mês não perca as atividades programadas no âmbito da iniciativa nacional "Mês do Azulejo"

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica de Portimão

    Outubro

    Visite este equipamento em família e divirta-se com os mais novos nos ateliers temáticos. Sempre ao sábado, às 11h00.

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “FLICTS" de Ziraldo

    20 outubro

    No próximo sábado, dia 20 de outubro, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal recebe o Ateliê “Grandes e Pequenos” com o livro "FLICTS" de Ziraldo Alves Pinto. O público-alvo são crianças dos 4 aos 10 anos, sempre acompanhadas de adultos.

  • A não perder

    Apresentação do livro “A Mamã Está Triste"

    27 outubro

    A obra "A Mamã Está Triste" - Como explicar a depressão parental a uma criança, de Carla Isabel Vicente e Margarida Caria foi a concretização de um sonho o lançamento deste livro.

  • A não perder

    Festival de Órgão do Algarve

    3 e 9 de novembro

    A Associação Cultural Música XXI organiza a 11ª edição do Festival de Órgão do Algarve, que percorre os concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira. São 13 concertos distribuídos por várias igrejas da região, a realizar entre 2 e 30 de novembro.

  • Publicações

    Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Não deixe de visitar as exposições disponíveis na Casa Manuel Teixeira Gomes, com entrada livre e ouvir boa músic às quintas-feiras.

  • A não perder

    Escola de Música da Sociedade Filarmónica Portimonense

    setembro e outubro

    Escola de Música da Sociedade Filarmónica Portimonense já tem inscrições abertas e gratuitas.

  • A não perder

    Exposição de Trabalhos Manuais "Gerações"

    Exposição na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Ao longo do ano civil os centros vão fazendo algumas peças para enxoval de recém nascidos a fim de entregar na época natalícia a instituições ou à própria Maternidade do Hospital do Barlavento Algarvio.

  • A não perder

    Exposição de Pintura "Sentada no Arade" de Dália Cordeiro

    Exposição na Casa Manuel Teixeira Gomes

    A artista dedicou parte da sua vida ao ensino, na área das artes visuais Fez diversas exposições individuais e coletivas, salientando a Coletiva de Arte Contemporânea “Paratissima” Lisboa; a Individual no Museu Municipal de Faro; Arte Para 4, Galeria Sala Aires, Córdoba e Coletiva, Museu José Malhoa, Caldas da Rainha.

  • A não perder

    A Casa (Con) Vida às quintas...

    Casa (Con) vida às quintas...

    Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras atividades de interesse geral, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita.

  • A Não Perder

    Oferta Pavilhão Gimnodesportivo Portimão

    Renovações e Novas Inscrições a partir do dia 3 de setembro

    Não perca a época desportiva de 2018/2019, consulte o programa e inscreva-se!

  • Sem Retorno, de Ana Alberto e Thora Jorge
  • XXI Subida Internacional do Rio Arade
  • Hugo Sousa - Maturado
  • Mês do Azulejo
  • Ateliers na Quinta Pedagógica de Portimão
  • Ateliêr Grandes e Pequenos “FLICTS
  • Apresentação do livro “A Mamã Está Triste
  • Festival de Órgão do Algarve
  • Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Escola de Música da Sociedade Filarmónica Portimonense
  • Exposição de Trabalhos Manuais
  • Exposição de Pintura
  • A Casa (Con) Vida às quintas...
  • Oferta Pavilhão Gimnodesportivo Portimão

O programa das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril, em Portimão, foi delineado sob o mote “Abraçar Abril” com o propósito de enfatizar um conjunto diversificado de iniciativas que irão decorrer no âmbito desta efeméride. Destaque para a forte componente associativa, enquanto força motora no apoio a respostas de cariz cultural, desportivo, educativo, juvenil e social, e que este ano firmará com a autarquia, no âmbito destas comemorações, cerca de 630 mil euros em contratos programa.

Música, exposições, teatro, dança, literatura, juventude, história, jogos tradicionais, desporto e a Cerimónia de Assinatura dos Contratos – Programa 2018 com o Movimento Associativo são algumas das iniciativas que integram o programa oficial do 44º aniversário da Revolução dos Cravos na cidade de Portimão.

O programa das cerimónias oficiais das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril inicia-se terça-feira, dia 17 de abril e termina no dia 25 de abril e será pautado por momentos de reflexão e debate com jovens, onde a música, a história, o desporto, o teatro e a literatura assumem um papel de relevo na evocação dos ideais da liberdade e da democracia. O programa deste ano conta com cerca de 35 iniciativas de diferentes índoles e com o forte envolvimento do associativismo local. Estas iniciativas são dirigidas a vários públicos e respiram consciências e liberdades, nos equipamentos municipais, nas coletividades, onde todos têm a sua própria voz.

No dia 17 de abril, das 09h00 às 13h00 terá lugar, nas Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, uma “Conversa com Políticos”, onde os elementos da Comissão das Comemorações do 25 de Abril estarão presentes, numa conversa informal com os alunos, acerca do significado desta efeméride.

No dia 20 de abril, o Mercado da Avenida S. João de Deus recebe uma “Exposição de Cartazes do 25 de Abril”, oriunda do espólio de cartazes alusivos à efeméride do Museu de Portimão. A inauguração está agendada para as 10h00. Neste mesmo dia, pelas 21h00, o Marginália Bar será palco de um debate intitulado “Jovens falam aos Políticos”, organizado pela Associação DYPALL de Portimão.

No dia 21, pelas 21h30, o Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe o espetáculo “Montanha Russa”, um teatro musical sobre a adolescência, integrado na Rede Eunice/Teatro Nacional D. Maria II.

No dia 23 de abril merece relevo a inauguração da Exposição “Abraçar Abril”, uma mostra dos cartazes do concurso e a entrega dos diplomas aos participantes do concurso que deu origem à imagem do 25 de Abril de 2018. Este momento terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, às 18h00.

No dia 24 de abril, a revolução celebra-se como quando foi conquistada: com o povo a cantar a liberdade. A música será a rainha com o Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974 – “Liberdade”, pelo Grupo Brasa Doirada, agendado para as 21h30, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. A entrada é livre, mas com levantamento prévio do bilhete.

No dia 25 de abril, na Praça 1º de Maio e a partir das 09h00, o município evocará o 25 de Abril com uma cerimónia que integra o Hastear das Bandeiras e a interpretação do Hino Nacional pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Portimonense e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a que se seguirá a Arruada e Largada de Pombos. Pelas 10h00 tem início a XIV Corrida da Liberdade, que tradicionalmente junta centenas de participantes e tem partida marcada para as 10h00 na Zona Ribeirinha de Portimão (junto ao coreto). Às 10h30 terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Solene, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, do respetivo Presidente e da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, intercaladas por Momentos Musicais protagonizados pelo Grupo Juvenil do Grupo Coral Adágio e pela Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve.

Ainda no dia 25, pelas 16h00, irá realizar-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Cerimónia de Assinatura dos Contratos-Programa 2018, no valor total de cerca 630.000 euros, mais 200.000 euros que o ano transato. O movimento associativo sempre desempenhou um papel relevante na construção das sociedades contemporâneas, na medida em que as associações permitem a integração dos indivíduos na vida local e promovem a cidadania ativa. A fim de reconhecer o papel relevante da sua atividade e a intervenção dos seus protagonistas no interior da vida do Município, a autarquia irá atribuir mais uma vez apoios financeiros às várias associações do Concelho, nomeadamente, culturais/recreativas, desportivas e sociais.

Às cerimónias oficiais do programa junta-se um conjunto de Festividades, com destaque para “Um dia na Pré-História”, a Feira do Livro Usado, o 2º Mercado da Bagageira Livre, e outras organizadas por várias associações, que passam por diversas manifestações desportivas e culturais que poderão ser consultadas em: https://vivaportimao.pt/images/2018/ABRIL/Programa-25-de-Abril_PORTIMO-2018.pdf

A criação da imagem alusiva às Comemorações do 25 Abril deste ano foi desenvolvida no âmbito do concurso “Abraçar Abril”, implementado pelas bibliotecas escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico das Escolas do Município de Portimão, e o cartaz vencedor tem a assinatura da aluna do 9ºB, Mariana Conceição, da Escola EB23 D. Martinho Castelo Branco – Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

 

 

0
0
0
s2sdefault