• Festival do Berbigão

    Notícias

    Festival do Berbigão

    Ler mais

  • Round the World Yatch Race

    Notícias

    Round the World Yatch Race

    Ler mais

  • Semana Europeia da Mobilidade

    Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade

    Ler mais

  • A não perder

    Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)

    8 a 15 de setembro

    A Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa liga Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, tem um STOP OVER na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com mais de 220 velejadores. Esta volta ao mundo não competitiva vai durar cerca de um ano, com diversas escalas nos cinco continentes e um total de 40.000 milhas náuticas.

  • A não perder

    17ª edição do Festival do Berbigão

    14 e 15 de setembro

    Este certame volta a fazer as delícias de residentes e turistas como um evento gastronómico, por excelência, onde o berbigão é confecionado das mais diversas formas: massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão e, claro, berbigão ao natural são algumas das propostas.

  • Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade em Portimão

    16 a 22 setembro

    De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objectivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

  • A não perder

    7ª edição “A nossa cultura sai à rua”

    21 de setembro

    No dia 21 de setembro, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas à temática “Artes Património Lazer”, realiza-se o evento “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua, organizado pela Câmara Municipal de Portimão, Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Setembro

    1 a 30 setembro

    São bastantes os destaques da programação de setembro na Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), que receberá provas nacionais e internacionais de grande prestígio, como a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Mundial de Superbikes, o Alvor Judo Camp, a Elite Cup de Hóquei em Patins ou o Open de Portugal em Golfe, sem esquecer a passagem por Portimão da etapa inicial da Clipper Round the World 2019.

  • Notícias

    “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio

    Setembro

    O «Mês da Prevenção do Suicídio» tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve. As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) da Direção-Geral da Saúde.

  • A não perder

    Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar

    27 e 28 de setembro

    Vou Ficar é o nome do segundo solo stand-up comedy de Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), onde este nos revela a razão de ainda não ter saído de casa da mãe e as consequências disso.

  • A Não Perder

    Campeonato Nacional Absoluto

    8 a 15 de setembro

    O TEMPO - Teatro Municipal de Portimão recebe o Campeonato Nacional Absoluto e Feminino em Xadrez, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez.

  • A não perder

    Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura

    23 a 28 de setembro

    Vai decorrer em Portimão entre 23 e 28 de setembro a segunda Edição do Simpósio Internacional de Pintura. Este evento que terá lugar no auditório do Museu de Portimão e imediações exteriores, contará com a presença de dois artistas do Azerbaijão, uma artista da Roménia e dois artistas emergentes do panorama nacional.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    Até 29 de setembro

    Uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    Até 29 de setembro

    Uma exposição organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade também vive este espírito com ruas e praças a transformarem-se em grandes palcos desportivos mas não só... também musicais e culturais!

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A não perder

    Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    setembro

    Com o mês de Setembro chegam duas novas exposições à Casa Manuel Teixeira Gomes: Exposição de Pintura "BLUE PASSION" de Di della Pace, e Exposição de desenho realista "ENCONTROS COM O REALISMO" de Fátima Nanita. Não perca também as actividades promovidas pela Teia d'Impulsos e os concertos no âmbito da Casa (Con)Vida. Esperamos pela sua visita! A entrada é gratuita..

  • Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)
  • 17ª edição do Festival do Berbigão
  • Semana Europeia da Mobilidade em Portimão
  • 7ª edição “A nossa cultura sai à rua”
  • Programação Desportiva CED 2019 - Setembro
  • “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio
  • Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar
  • Campeonato Nacional Absoluto
  • Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura
  • Exposição
  • Exposição
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

O programa das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril, em Portimão, foi delineado sob o mote “Abraçar Abril” com o propósito de enfatizar um conjunto diversificado de iniciativas que irão decorrer no âmbito desta efeméride. Destaque para a forte componente associativa, enquanto força motora no apoio a respostas de cariz cultural, desportivo, educativo, juvenil e social, e que este ano firmará com a autarquia, no âmbito destas comemorações, cerca de 630 mil euros em contratos programa.

Música, exposições, teatro, dança, literatura, juventude, história, jogos tradicionais, desporto e a Cerimónia de Assinatura dos Contratos – Programa 2018 com o Movimento Associativo são algumas das iniciativas que integram o programa oficial do 44º aniversário da Revolução dos Cravos na cidade de Portimão.

O programa das cerimónias oficiais das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril inicia-se terça-feira, dia 17 de abril e termina no dia 25 de abril e será pautado por momentos de reflexão e debate com jovens, onde a música, a história, o desporto, o teatro e a literatura assumem um papel de relevo na evocação dos ideais da liberdade e da democracia. O programa deste ano conta com cerca de 35 iniciativas de diferentes índoles e com o forte envolvimento do associativismo local. Estas iniciativas são dirigidas a vários públicos e respiram consciências e liberdades, nos equipamentos municipais, nas coletividades, onde todos têm a sua própria voz.

No dia 17 de abril, das 09h00 às 13h00 terá lugar, nas Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, uma “Conversa com Políticos”, onde os elementos da Comissão das Comemorações do 25 de Abril estarão presentes, numa conversa informal com os alunos, acerca do significado desta efeméride.

No dia 20 de abril, o Mercado da Avenida S. João de Deus recebe uma “Exposição de Cartazes do 25 de Abril”, oriunda do espólio de cartazes alusivos à efeméride do Museu de Portimão. A inauguração está agendada para as 10h00. Neste mesmo dia, pelas 21h00, o Marginália Bar será palco de um debate intitulado “Jovens falam aos Políticos”, organizado pela Associação DYPALL de Portimão.

No dia 21, pelas 21h30, o Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe o espetáculo “Montanha Russa”, um teatro musical sobre a adolescência, integrado na Rede Eunice/Teatro Nacional D. Maria II.

No dia 23 de abril merece relevo a inauguração da Exposição “Abraçar Abril”, uma mostra dos cartazes do concurso e a entrega dos diplomas aos participantes do concurso que deu origem à imagem do 25 de Abril de 2018. Este momento terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, às 18h00.

No dia 24 de abril, a revolução celebra-se como quando foi conquistada: com o povo a cantar a liberdade. A música será a rainha com o Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974 – “Liberdade”, pelo Grupo Brasa Doirada, agendado para as 21h30, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. A entrada é livre, mas com levantamento prévio do bilhete.

No dia 25 de abril, na Praça 1º de Maio e a partir das 09h00, o município evocará o 25 de Abril com uma cerimónia que integra o Hastear das Bandeiras e a interpretação do Hino Nacional pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Portimonense e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a que se seguirá a Arruada e Largada de Pombos. Pelas 10h00 tem início a XIV Corrida da Liberdade, que tradicionalmente junta centenas de participantes e tem partida marcada para as 10h00 na Zona Ribeirinha de Portimão (junto ao coreto). Às 10h30 terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Solene, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, do respetivo Presidente e da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, intercaladas por Momentos Musicais protagonizados pelo Grupo Juvenil do Grupo Coral Adágio e pela Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve.

Ainda no dia 25, pelas 16h00, irá realizar-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Cerimónia de Assinatura dos Contratos-Programa 2018, no valor total de cerca 630.000 euros, mais 200.000 euros que o ano transato. O movimento associativo sempre desempenhou um papel relevante na construção das sociedades contemporâneas, na medida em que as associações permitem a integração dos indivíduos na vida local e promovem a cidadania ativa. A fim de reconhecer o papel relevante da sua atividade e a intervenção dos seus protagonistas no interior da vida do Município, a autarquia irá atribuir mais uma vez apoios financeiros às várias associações do Concelho, nomeadamente, culturais/recreativas, desportivas e sociais.

Às cerimónias oficiais do programa junta-se um conjunto de Festividades, com destaque para “Um dia na Pré-História”, a Feira do Livro Usado, o 2º Mercado da Bagageira Livre, e outras organizadas por várias associações, que passam por diversas manifestações desportivas e culturais que poderão ser consultadas em: https://vivaportimao.pt/images/2018/ABRIL/Programa-25-de-Abril_PORTIMO-2018.pdf

A criação da imagem alusiva às Comemorações do 25 Abril deste ano foi desenvolvida no âmbito do concurso “Abraçar Abril”, implementado pelas bibliotecas escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico das Escolas do Município de Portimão, e o cartaz vencedor tem a assinatura da aluna do 9ºB, Mariana Conceição, da Escola EB23 D. Martinho Castelo Branco – Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

 

 

0
0
0
s2sdefault