• Lota Cool Market

    NOTÍCIAS

    Lota Cool Market

    Ler mais

  • Portimão Wine Tasting

    Verão

    Portimão Wine Tasting

    Ler mais

  • Agenda de Verão - Julho 2018

    A não perder

    Agenda de Verão - Julho 2018

    Ler mais

  • A não perder

    Feira do Livro de Portimão

    14 de julho a 24 agosto

    Portimão celebra este ano a 61ª edição da Feira do Livro com muita poesia e literatura e com propostas literárias para todos os gostos a preços tentadores, com início no dia 14 de julho e término no dia 24 de agosto, na Zona Ribeirinha de Portimão – Avenida Guanaré, junto ao Posto de Combustível da Repsol.

  • Notícias

    Lota Cool Market

    18 a 22 julho

    A 5ª edição do Lota Cool Market, este ano conta com 5 dias de evento e tem como tema "Under Water Love", que remete para o ambiente aquático, o mundo dos oceanos, as cores do fundo do mar, as paixões de verão, uma combinação de amor e água.

  • A não perder

    Portimão Wine Tasting 2018

    20 a 22 julho

    A Praia da Rocha volta a ser palco para mais uma edição do Portimão Wine Tasting, uma iniciativa dedicada a todos os amantes do vinho.

  • A não perder

    Encontro de Bandas Civis

    21 julho

    No próximo dia 21 de julho, pelas 15h00, Portimão recebe o XXIV Encontro de Bandas Civis com uma Arruada pelas ruas da cidade. Segue-se a Receção de entidades oficiais na Praça de 1º de Maio e posteriormente um Concerto no Museu de Portimão, pelas 17h00. A entrada é livre.

  • A não perder

    Festa em honra do Divino Salvador

    20, 21 e 22 de julho

    Alvor realiza pela primeira vez a Festa em honra do Divino Salvador, padroeiro da Paróquia de Alvor.

  • A não perder

    Exposição "A Floresta"

    12 julho a 28 agosto

    A mostra exibirá um percurso pelas principais espécies arbóreas da Península Ibérica, a sua ecologia e ligação com o ser humano, através de uma singular coleção.

  • A não perder

    "Chaminé D’Ouro"

    21 julho

    A Alameda da Praça da República acolhe o XXXIV Festival Internacional da Canção Infantil e Juvenil Chaminé D’Ouro. Promovido pela Junta de Freguesia de Portimão, este evento é destinado a crianças de todo o país com idades entre os 5 e os 16 anos e serve de rampa de lançamento para quem dá os primeiros passos no mundo da música.

  • A não perder

    Música no Coreto

    julho e agosto

    A 5ª edição do Lota Cool Market, este ano conta com 5 dias de evento e tem como tema "Under Water Love", que remete para o ambiente aquático, o mundo dos oceanos, as cores do fundo do mar, as paixões de verão, uma combinação de amor e água.

  • Notícias

    Festival da Sardinha

    1 a 5 agosto

    Portimão está em festa e celebra, mais uma vez, o seu principal ícone gastronómico. Por toda a cidade, o clima será de festa e aliado, como manda a tradição, ao aroma da tradicional sardinhada que promete abrir o apetite de todos os visitantes.

  • A não perder

    Música à Beira Mar na Praia da Rocha

    8 agosto

    A Câmara Municipal de Portimão apresenta em agosto (dia 8), no Areal da Praia da Rocha (frente ao Hotel Jupiter/Hotel da Rocha), concertos de verão ao ar livre, para celebrar a atribuição do Prémio Portugal Cinco Estrelas 2018 a uma das mais bonitas praias do Algarve – a PRAIA DA ROCHA.

  • Notícias

    Passeios Culturais Noturnos - ALVOR

    4 e 15 agosto

    Aste verão, Portimão desafia os residentes e os turistas a descobrirem locais de interesse cultural de Alvor à luz das estrelas. Ao todo, serão promovidos dois passeios culturais noturnos à descoberta do Património Islâmico de Alvor.

  • A não perder

    "Insónia" com Fernando Mendes

    2 a 25 agosto

    Fernando Mendes regressa ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o espetáculo “INSÓNIA”, no dia 2 de Agosto, ficando em cena às quintas, sextas e sábados, às 22 horas, até ao dia 26 de Agosto, num total de 12 espetáculos.

  • A não perder

    Exposição "Brinquedos de lata"

    7 julho a 2 setembro

    De 7 julho a 2 setembro visite a mostra de brinquedos que no inicio do século XX marcou a infância de várias gerações.

  • A não perder

    Área Desportiva da Praia da Rocha

    2 julho a 2 setembro

    A Área Desportiva da Praia da Rocha volta a ser um ponto de encontro privilegiado para aqueles que desejam passar o seu tempo livre de verão a praticar desportos de praia ou a experimentar atividades como fitness, yoga, pilates, zumba ou hidroginástica. Contamos com a sua energia - Aproveite o verão para descontrair e manter-se ou recuperar a boa forma!

  • A não perder

    Férias de Verão

    26 junho a 1 setembro

    As melhores férias são em Portimão com cinema, ateliers temáticos e atividades desportivas

  • Ferias Desportivas 2018

    25 junho a 10 agosto

    As inscrições para as Férias Desportivas podem ser realizadas a partir do dia 18 de junho.

  • Feira do Livro de Portimão
  • Lota Cool Market
  • Portimão Wine Tasting 2018
  • Encontro de Bandas Civis
  • Festa em honra do Divino Salvador
  • Exposição
  • Música no Coreto
  • Festival da Sardinha
  • Música à Beira Mar na Praia da Rocha
  • Passeios Culturais Noturnos  - ALVOR
  • Exposição
  • Área Desportiva da Praia da Rocha
  • Férias de Verão
  • Ferias Desportivas 2018

No âmbito da IV Semana da Reabilitação Urbana que decorreu entre os dias 11 e 13 de abril em Portimão, foi dado a conhecer em primeira mão o projeto de reabilitação urbana do Largo da Igreja Matriz de Portimão, cuja área de intervenção situa-se no coração da ARU- Centro Histórico de Portimão, e abrange a área de proteção de dois imoveis classificados - Igreja Matriz e muralha de Portimão.

Este projeto vem, por um lado, reforçar a identidade do centro histórico e, por outro lado, eliminar um conjunto de barreiras físicas atualmente existentes que limitam a acessibilidade pedonal, aspetos que a autarquia considera fundamentais para promover e qualificar a vivência do centro urbano.

Prevê-se no âmbito desta intervenção de reabilitação urbana a reorganização do estacionamento automóvel, que passará a ocupar zonas periféricas não adjacentes à Igreja, que desta forma não conflituam com a apreciação do monumento, bem como a pedonalização da Rua Bispo Dom António Castelo Branco, cujo acesso automóvel fica condicionado a carga e descargas, veículos de emergência e entidades competentes.

Reconhecendo o valor histórico do património edificado existente, o projeto irá abordar o espaço público na ótica da criação de um espaço contínuo, fluído e unificador e minimalista, tanto a nível material como cromático, que passará pela opção de um pavimento único em pedra calcária, capaz de agregar todo o espaço num chão único e indivisível, apenas quebrado pela marcação do que se julga ser o
traçado da muralha tardio- medieval de Vila Nova de Portimão, através da utilização de um pavimento diferenciado, trazendo à superfície a memória deste importante elemento do património classificado.

Os pavimentos dos corredores de circulação pedonal e de toda a envolvente da Igreja Matriz serão substituídos por novos pavimentos, em paralelepípedos de calcário, que constituirão uma superfície mais regular e mais confortável. Serão eliminados os passeios, passando o perfil dos arruamentos a constituir dois planos únicos, com a drenagem pluvial a realizar-se para o centro da via enquanto que a circulação automóvel e pedonal passa a funcionar sob o principio da coexistência que atribui prioridade ao peão.

Prevê-se ainda a requalificação das diversas infraestruturas existentes, rede de abastecimento de águas, esgotos domésticos, rede de águas pluviais, iluminação pública, abastecimento elétrico e telecomunicações, que se encontram obsoletas e frequentemente descontextualizadas do valor patrimonial do lugar.

Por se situar numa zona de elevada sensibilidade arqueológica, a intervenção terá uma forte componente arqueológica, que se traduzirá na execução de escavações arqueológicas prévias – manuais ou mecânicas - nos locais de maior sensibilidade arqueológica, e de acompanhamento arqueológico permanente de todas as frentes de obra.

Esta será uma obra levada a cabo em parceria com as diferentes entidades que exploram as infraestruras presentes na área e tem um prazo de execução, previsto, de oito meses.

A execução da empreitada tem um custo estimado de 750 000.00 Euros e aguarda aprovação por parte do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, que irá financiar 65% deste valor.

 

0
0
0
s2sdefault