• ALGARSAFE'18

    Notícias

    ALGARSAFE'18

    Ler mais

  • Notícias

    "Silent Party" no Dia da Criança

    Ler mais

  • Semana Intercultural de Portimão

    Notícias

    Semana Intercultural de Portimão

    Ler mais

  • A não perder

    ALGARSAFE'18

    24, 25 e 26 de maio

    O Portimão Arena e o Parque de Feiras e Exposições voltam a ser palco para a ALGARSAFE – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, a maior feira do género a ter lugar a Sul do Tejo.

  • A não perder

    Comemorações 10.º Aniversário do Museu de Portimão

    Comemorações 10.º Aniversário Museu

    Sábado ralizam-se as últimas iniciativas do programa de atividades desenhado para assinalar os 10 anos de vida do Museu de Portimão.

  • Notícias

    Dia da Criança com festa inovadora “Silent Party”

    1 de junho

    Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portimão propõe para este ano um fim de tarde e noite completamente inovadores pautados por uma Festa Silenciosa - “Silent Party” e por Insufláveis, onde reinará a diversão e a alegria num programa pensado para toda a família, entre as 17h30 e as 00h00.

  • A não perder

    9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    No âmbito da comemoração do seu 9º Aniversário, o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande prepara algumas iniciativas e abre, gratuitamente, as portas das instalações nos dias 28 e 31 de maio.

  • A não perder

    Yoga com Histórias

    2 de junho

    No âmbito das Comemorações do Dia da Criança, a Biblioteca Municipal irá acolher no dia 2 de junho, entre as 16h00 e as 17h30, a ação “Yoga com Histórias”, concebida e organizada por Ana Machado e Soraia Xavier.

  • A não perder

    Festival Entre Mares

    3 de maio a 7 de junho

    O Festival Entre Mares é um evento de artes performativas, inspirado nas deambulações transmediterrâneas do diplomata, boémio, melómano, viajante e escritor portimonense Manuel Teixeira Gomes, constituindo, simultaneamente, uma homenagem a uma das personalidades mais marcantes do século XX português, e que foi o mais cosmopolita dos algarvios, e uma viagem de cabotagem artístico-cultural ao longo das margens mediterrânicas.

  • A não perder

    Apresentação da Revista Nova Águia

    30 de maio

    Desde 2008, "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

  • A não perder

    Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Maio 2018

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de maio é pautado por exposições e música que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Maio 2018

    A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade.

  • A não perder

    "A Boémia Fértil" em Teixeira Gomes e João de Deus

    25 de maio

    Evento baseado num encontro interativo com o público, com comunicação original sobre os percursos convergentes e divergentes de Manuel Teixeira Gomes e de João de Deus e seu contexto histórico, centrados em três áreas temáticas das suas vidas e obras: Humor, Amor, Morte.

  • A não perder

    A Casa (Con) Vida às quintas...

    3, 10, 17 e 24 de maio

    Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras atividades de interesse geral, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um polo de informação, não só no que respeita à vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, mas também de informação sobre o município e património de Portimão.

  • ALGARSAFE'18
  • Comemorações 10.º Aniversário do Museu de Portimão
  • Dia da Criança com festa inovadora “Silent Party”
  • 9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande
  • Yoga com Histórias
  • Festival Entre Mares
  • Apresentação da Revista Nova Águia
  • Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • A Casa (Con) Vida às quintas...

Na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, Portimão acolhe um Encontro Participativo onde todos os cidadãos são convidados a trocar ideias, debater e participar no Orçamento Participativo Portugal (OPP), dando o seu contributo com vista à melhoria de áreas relevantes da sociedade. 

Depois de na 1ª edição, a portimonense Dulcineia Fernandes ter apresentado o seu projeto EcoScience * no OPP ( área da ciência, promoção da cultura científica, comunicação de ciência e inovação tecnológica) e mesmo ter merecido o voto dos cidadãos, tendo sido um dos dois projetos vencedores no Algarve, Portimão volta a desafiar os cidadaõs a apresentarem as suas ideias para a Região e para o País.

 A sessão decorre a partir das 21h30, no Café-Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimãoconvidados a trocar ideias, debater e participar no Orçamento Participativo Portugal (OPP), dando o seu contributo com vista à melhoria de áreas relevantes da sociedade.

A implementação do OPP é um compromisso do programa do Governo, e tem como objetivo construir em Portugal um projeto de participação cidadã que aproxime as pessoas da política e que promova maior ligação e integração entre territórios através de projetos de âmbito nacional.

A II edição do OPP (Orçamento Participativo Portugal) está a decorrer desde 24 de janeiro e até 24 de abril todos podem apresentar propostas para a implementação de projetos de âmbito nacional e regional em quaisquer áreas da governação e participar no processo de decisão de definição de projetos prioritários a realizar em 2018 no montante global de 5 milhões de euros.

O OPP abrange a totalidade do território português, integrando grupos de propostas de âmbito territorial diferenciado: 1 de âmbito nacional; 1 por cada uma das áreas das NUT II (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve); 1 por cada Região Autónoma. Cada região do país terá sempre assegurada a existência de projetos vencedores do OPP no seu território. Podem participar no OPP todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, apresentando propostas e votando nos projetos da sua preferência.

* O EcoScience tem como objetivo sensibilizar e desenvolver a literacia científica não só junto dos mais novos como também junto da população sénior e encontra-se neste momento a aguardar a deliberação do Júri para atribuição da verba para a execução do mesmo. Licenciada em biologia, Dulcineia vive em Portimão há 12 anos onde nos últimos tempos tem vindo a dedicar-se e a desenvolver trabalho na área da ciência e educação ambiental junto da comunidade escolar e foi uma das dezenas de pessoas que participaram na Sessão do OPP em Portimão, o ano passado.

 

 

0
0
0
s2sdefault