• Agenda de Verão - Agosto 2018

    A não perder

    Agenda de Verão - Agosto 2018

    Ler mais

  • Gira Movistar MegaCrack

    A Não Perder

    Gira Movistar MegaCrack

    Ler mais

  • Praia da Rocha “Rainha absoluta do Instagram em Portugal

    Notícias

    Praia da Rocha “Rainha absoluta do Instagram em Portugal"

    Ler mais

  • A não perder

    Feira do Livro de Portimão

    14 de julho a 24 agosto

    Portimão celebra este ano a 61ª edição da Feira do Livro com muita poesia e literatura e com propostas literárias para todos os gostos a preços tentadores, com início no dia 14 de julho e término no dia 24 de agosto, na Zona Ribeirinha de Portimão – Avenida Guanaré, junto ao Posto de Combustível da Repsol.

  • A não perder

    Exposição "A Floresta"

    12 julho a 28 agosto

    A mostra exibirá um percurso pelas principais espécies arbóreas da Península Ibérica, a sua ecologia e ligação com o ser humano, através de uma singular coleção.

  • A não perder

    Música no Coreto

    Agosto

    Ao longo do mês de agosto, nomeadamente nos dias 8, 10, 17, 24 e 31, irão haver várias atuações no Coreto, na Praça Manuel Teixeira Gomes, junto à Zona Ribeirinha de Portimão, com hora marcada para as 21h30.

  • Notícias

    Passeios Culturais Noturnos - ALVOR

    15 setembro

    Este verão, Portimão desafia os residentes e os turistas a descobrirem locais de interesse cultural de Alvor à luz das estrelas.

  • A não perder

    Atividades de agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Agosto

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é o edifício onde nasceu Manuel Teixeira Gomes, notável político e escritor.É um ponto de encontro e identificação da comunidade e para a comunidade, abrindo as portas à Cultura e dedicando salas aos artistas locais, onde podem expor as suas artes. Da pintura, à fotografia, passando pelo teatro e pela música, este equipamento municipal procura apresentar à comunidade o que de melhor se faz em Portimão.

  • A não perder

    "Insónia" com Fernando Mendes

    2 a 25 agosto

    Fernando Mendes regressa ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o espetáculo “INSÓNIA”, no dia 2 de Agosto, ficando em cena às quintas, sextas e sábados, às 22 horas, até ao dia 26 de Agosto, num total de 12 espetáculos.

  • A não perder

    Exposição "Brinquedos de lata"

    7 julho a 2 setembro

    De 7 julho a 2 setembro visite a mostra de brinquedos que no inicio do século XX marcou a infância de várias gerações.

  • A não perder

    Área Desportiva da Praia da Rocha

    2 julho a 2 setembro

    A Área Desportiva da Praia da Rocha volta a ser um ponto de encontro privilegiado para aqueles que desejam passar o seu tempo livre de verão a praticar desportos de praia ou a experimentar atividades como fitness, yoga, pilates, zumba ou hidroginástica. Contamos com a sua energia - Aproveite o verão para descontrair e manter-se ou recuperar a boa forma!

  • A não perder

    Férias de Verão

    26 junho a 1 setembro

    As melhores férias são em Portimão com cinema, ateliers temáticos e atividades desportivas

  • Noticias

    Viva o Verão! (Agenda de agosto)

    agosto

    O verão em Portimão é para ser vivido em cheio, com espetáculos de música, mercados, festivais, feiras, provas desportivas, animação nas praias, iniciativas para os mais novos, entre muitas outras propostas ao ar livre, sempre com Portimão à beira rio, à beira ria, à beira mar, no interior rural ou no centro da cidade como palco privilegiado.

  • A Não Perder

    Portimão Police Challenge

    14 outubro

    É já dia 14 de outubro que se realiza o Portimão Police Challenge! Inscreva-se e não perca esta corrida de obstáculos!

  • A Não Perder

    Espetáculo de Dança "Canned Mermaid"

    Mês de agosto

    Não perca, ao longo do mês de agosto, no Museu de Portimão, o Espetáculo de Dança "Canned Mermaid", com entrada gratuita!

  • A Não Perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Mês de agosto

    Não perca, ao longo do mês de agosto, na Quinta Pedagógica de Portimão, os Ateliers Temáticos!

  • A Não Perder

    Segredos de Verão

    8 setembro a 14 outubro

    De 8 de setembro a 14 de outubro, o Museu de Portimão vai ter em exposição os Segredos de Verão!

  • A Não Perder

    Record Masters Cup Futsal

    25 e 26 agosto

    Os Masters dão à costa em Portimão e pela 2ª vez consecutiva o Masters Cup Futsal rúne um elenco de luxo!

  • Feira do Livro de Portimão
  • Exposição
  • Música no Coreto
  • Passeios Culturais Noturnos  - ALVOR
  • Atividades de agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Exposição
  • Área Desportiva da Praia da Rocha
  • Férias de Verão
  • Viva o Verão! (Agenda de agosto)
  • Portimão Police Challenge
  • Espetáculo de Dança
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • Segredos de Verão
  • Record Masters Cup Futsal

No dia 19 de maio o Museu de Portimão comemora 10 anos de porta aberta ao serviço da comunidade e de todos os que visitam o equipamento cultural inaugurado em 2008, após a conversão da antiga fábrica de conservas FEU numa "fábrica de histórias".

Neste dia, às 16h00, realiza-se a inauguração da exposição “Gentes da terra e do mar”, uma mostra que ocupará as duas salas de exposição temporárias e permitirá um olhar sobre a dualidade de realidades que sempre estiveram presentes na evolução de Portimão. Por um lado as atividades ligadas à terra e por outro a pesca artesanal e industrial, sendo a Praça e o Mercado os lugares em destaque onde ambas se encontram. Nesta ocasião os visitantes serão convidados a descarregar a nova app do museu ou a colocar os óculos de realidade aumentada para viverem uma experiência digital com Guias Multimédia. Este novo suporte é uma ferramenta com um caráter inclusivo, que permitirá aos visitantes descobrirem a exposição de referência do museu de uma forma interativa.

Às 17h30, ao som do acordeão, junto do transportador de peixe, no exterior do museu, será partido o Bolo do 10º Aniversário, alusivo à terra e ao mar, e oferecida uma degustação com diferentes iguarias acompanhadas por uma seleção de vinhos regionais.

As comemorações do 10.º aniversário continuam, a partir das 21h00, com o museu associado à iniciativa “Noite Europeia dos Museus”, que por toda a Europa se celebra nesta data. A fachada da antiga fábrica ganhará uma nova vida com um magnífico espetáculo de luz e cor e com a atuação de Ana Paula Rada, a jovem portimonense, aluna da Academia de Música de Lagos, que se destacou na última edição do programa “The Voice Portugal”, com um 2ºlugar. Ainda nesta ocasião a performance de dança contemporânea intitulada “Petingas em rede”, pela Dancenema, convidará todos os presentes a entrar no museu de lanterna na mão para descobrir o outro lado deste espaço ao som das Guitarras do Conservatório de Música de Portimão.

O programa das comemorações está a decorrer durante o mês de maio, estando ainda agendadas duas iniciativas até ao final do mês. No dia 17, às 18h00, o lançamento da 2ª Edição “Cartas de Manuel Teixeira Gomes a João de Barros”, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Portimão e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que contará com a apresentação do Professor Guilherme de Oliveira Martins e no dia 26 de maio, às 17h00, a inauguração de duas exposições. No hall ficará patente o conjunto de obras “Tesouros do Mar”, de Vera Christians, que reflete aspetos da vida marinha e no exterior do museu uma mostra de imagens intitulada “Rio Arade - Uma maré cheia de Histórias”, que pretende dar a conhecer a evolução das atividades económicas, desportivas e culturais relacionadas com o rio Arade e as suas margens.

No dia 18, em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o mote “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, o Museu de Portimão tem entrada gratuita e convida os visitantes a testarem a nova aplicação que será apresentada no dia seguinte, dia 19 de maio, no âmbito do 10.º aniversário, como uma forma de ampliar a “hiperconexão” do museu.

A forte proximidade com a comunidade local permitiu ao Museu de Portimão, distinguido em 2010 com o prestigiante prémio “Museu Conselho da Europa”, constituir-se como um importante e dinâmico laboratório de ideias e projetos para a afirmação do território do Município revelando-se uma mais-valia turística para toda a região algarvia. Realizou entre 2008 e 2018 mais de 60 exposições e recebeu cerca de 560.000 visitantes de inúmeras nacionalidades.

 

PROGRAMA COMPLETO AQUI

 

 

0
0
0
s2sdefault