• ALGARSAFE'18

    Notícias

    ALGARSAFE'18

    Ler mais

  • Notícias

    "Silent Party" no Dia da Criança

    Ler mais

  • Semana Intercultural de Portimão

    Notícias

    Semana Intercultural de Portimão

    Ler mais

  • A não perder

    ALGARSAFE'18

    24, 25 e 26 de maio

    O Portimão Arena e o Parque de Feiras e Exposições voltam a ser palco para a ALGARSAFE – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, a maior feira do género a ter lugar a Sul do Tejo.

  • A não perder

    Comemorações 10.º Aniversário do Museu de Portimão

    Comemorações 10.º Aniversário Museu

    Sábado ralizam-se as últimas iniciativas do programa de atividades desenhado para assinalar os 10 anos de vida do Museu de Portimão.

  • Notícias

    Dia da Criança com festa inovadora “Silent Party”

    1 de junho

    Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portimão propõe para este ano um fim de tarde e noite completamente inovadores pautados por uma Festa Silenciosa - “Silent Party” e por Insufláveis, onde reinará a diversão e a alegria num programa pensado para toda a família, entre as 17h30 e as 00h00.

  • A não perder

    9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    No âmbito da comemoração do seu 9º Aniversário, o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande prepara algumas iniciativas e abre, gratuitamente, as portas das instalações nos dias 28 e 31 de maio.

  • A não perder

    Yoga com Histórias

    2 de junho

    No âmbito das Comemorações do Dia da Criança, a Biblioteca Municipal irá acolher no dia 2 de junho, entre as 16h00 e as 17h30, a ação “Yoga com Histórias”, concebida e organizada por Ana Machado e Soraia Xavier.

  • A não perder

    Festival Entre Mares

    3 de maio a 7 de junho

    O Festival Entre Mares é um evento de artes performativas, inspirado nas deambulações transmediterrâneas do diplomata, boémio, melómano, viajante e escritor portimonense Manuel Teixeira Gomes, constituindo, simultaneamente, uma homenagem a uma das personalidades mais marcantes do século XX português, e que foi o mais cosmopolita dos algarvios, e uma viagem de cabotagem artístico-cultural ao longo das margens mediterrânicas.

  • A não perder

    Apresentação da Revista Nova Águia

    30 de maio

    Desde 2008, "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

  • A não perder

    Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Maio 2018

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de maio é pautado por exposições e música que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Maio 2018

    A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade.

  • A não perder

    "A Boémia Fértil" em Teixeira Gomes e João de Deus

    25 de maio

    Evento baseado num encontro interativo com o público, com comunicação original sobre os percursos convergentes e divergentes de Manuel Teixeira Gomes e de João de Deus e seu contexto histórico, centrados em três áreas temáticas das suas vidas e obras: Humor, Amor, Morte.

  • A não perder

    A Casa (Con) Vida às quintas...

    3, 10, 17 e 24 de maio

    Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras atividades de interesse geral, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um polo de informação, não só no que respeita à vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, mas também de informação sobre o município e património de Portimão.

  • ALGARSAFE'18
  • Comemorações 10.º Aniversário do Museu de Portimão
  • Dia da Criança com festa inovadora “Silent Party”
  • 9.º Aniversário do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande
  • Yoga com Histórias
  • Festival Entre Mares
  • Apresentação da Revista Nova Águia
  • Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • A Casa (Con) Vida às quintas...

No fim-de-semana de 19 e 20 de Maio, o estuário do Rio Arade em Portimão vai receber, a décima sétima edição do Grande Prémio de Portugal/Algarve F1, uma das mais prestigiadas provas da modalidade que este ano marca o início do calendário do campeonato do mundo de 2018, e que vai contar com a participação de 19 dos melhores pilotos da especialidade, a grande novidade deste ano é a realização do Grande prémio ao pôr-do-sol. (Domingo, 20 de maio/17:50 - Volta de Apresentação; 18:00- GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL F1).

O espetáculo e a emoção são dois dos ingredientes desta competição desportiva que Portimão vai receber a par de cidades como Londres, Evian, Abu Dhabi ou Sharjah, um evento seguido em direto, ou em diferido, em todo o mundo.

Este campeonato proporciona dois espetáculos desportivos imperdíveis na modalidade de F4 e F1. São 9 equipas participantes e 19 grandes pilotos, oriundos de 11 países diferentes, a especialidade de F1 é a mais antiga e bem-sucedida da união internacional de motonáutica.

Pela nona vez nos 36 anos de história do Campeonato do Mundo, a abertura da época terá lugar em Portimão, no 17º Grande Prémio de Portugal / Algarve. A partir daí, o campeonato dirige-se para Londres, nas margens do rio Tâmisa, onde decorrerá em meados de junho o Grande Prémio de Londres, seguindo para Evian, França, o Grande Prémio de França nas margens do lago Leman, onde decorrerá no fim de junho. Seguem-se as provas no sudoeste asiático e nos Emirados Árabes Unidos, onde a modalidade é seguida apaixonadamente por milhares de pessoas. Após os dois Grandes Prémios da China, previsto para finais de agosto e finais de setembro, em cidades ainda a anunciar, terão lugar os Grandes Prémios dos Emirados Árabes Unidos em Dezembro – primeiro, o Grande Prémio de Abu Dhabi ao que se segue, alguns dias depois, o Grande Prémio de Sharjah.

Portimão em geral e o Rio Arade em particular oferecem excelentes condições para a realização de provas desportivas desta natureza. O município tem sido palco, na última década, de múltiplos grandes eventos pelo que tem um capital de know-how acumulado bastante grande que permite que o melhor apoio logístico seja oferecido aos organizadores deste Grande Prémio. Adicionalmente, o Rio Arade permite a realização de uma prova de grande espetacularidade, num circuito bastante técnico de quase dois kms, implantado entre a ponte rodoviária e o Convento de São Francisco. No ano passado, uma prova bastante competitiva saldou-se com a vitória final do piloto francês Philippe Chiappe, e a subida do representante português Duarte Benavente em terceiro lugar na subida ao podium.

Ao longo da Zona Ribeirinha de Portimão o público poderá ver toda a pista, todas as manobras, respirar o ambiente internacional que se vive nesta prova, e visitar aquele que é considerado o melhor Paddock de todo o circuito internacional, onde estão instaladas as “box” de cada equipa, e onde os técnicos e os pilotos fazem as afinações e os últimos testes antes dos treinos e da grande corrida. A inscrição é gratuita e limitada a 20 pessoas por visita. As visitas tem duração de 15 minutos e a inscrição e deve ser realizada junto à entrada do evento, de acordo com os seguintes horários:
Sábado, 19 mai.:
10h00 » 10h15» 10h30» 10h45» 11h00» 11h15» 11h30» 11h45» 12h00
14h30» 14h45» 15h00» 15h15» 15h30» 15h45» 16h00

Domingo, 20 mai.:
10h00 » 10h15» 10h30» 10h45» 11h00» 11h15» 11h30» 11h45» 12h00
14h30» 14h45» 15h00» 15h15» 15h30» 15h45» 16h00

Esta prova é uma organização da F1h20/UIM, com organização local a cargo do Município de Portimão, contando com o apoio local da Capitania do Porto de Portimão; Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., EMARP e Turismo do Algarve, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Motonáutica e do Clube Naval de Portimão e o patrocínio do grupo Interpass; Autorent e Delta cafés.

Esta edição que se realiza em simultâneo com outra manifestação promete tornar este fim-de-semana único – as comemorações do 10º aniversário do Museu de Portimão, com especial destaque para a programação do dia 19 de maio, com a realização da 18ª Corrida Fotográfica de Portimão, entre as 09h00 e as 23h00; a inauguração da Exposição “Gentes da Terra e do Mar”, pelas 16h00; e o espetáculo de luz e cor na fachada da antiga Fábrica Conserveira e a performance de dança contemporânea “petingas em rede”, pela Dancenema, com um convite a descobrir as Guitarras do Conservatório de Música de Portimão e o outro lado do Museu com uma lanterna na mão.

Revista Oficial da Prova.

Consulte aqui a informação sobre condicionamentos de trânsito nos dias 19 e 20 de maio entre as 12h00 e as 20h00.

 

 

0
0
0
s2sdefault