• Fórum Combate ao Desperdício Alimentar- uma causa de todos

    Notícias

    Fórum Combate ao Desperdício Alimentar- uma causa de todos

    Ler mais

  • Caminhada Solidária contra o Cancro

    A não perder

    Caminhada Solidária contra o Cancro

    Ler mais

  • FunDay Halloween

    Notícias

    FunDay Halloween

    Ler mais

  • A não perder

    Caminhada Solidária contra o Cancro

    20 de outubro

    Na segunda quinsena assinalam-se duas datas importantes relacionadas com eswte tems: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

  • A não perder

    Isaura - Human

    26 de outubro

    Em palco, Isaura (voz, guitarra e percussão) faz-se acompanhar de um trio de músicos: João Abrantes na guitarra, Gonçalo Almeida na bateria e Vicente Santos nos sintetizadores; uma viagem colorida bem à maneira da boa pop eletrónica.

  • Notícias

    15º Congresso Nacional de Medicina Desportiva

    18 e 19 outubro

    A iniciativa inclui três sessões temáticas e uma especial, contando com mais de duas dezenas de oradores, e integra diversos minicursos e workshops, comunicações orais e casos clínicos.

  • A não perder

    OCR Police Challenge

    27 de outubro

    Esta promete ser uma corrida de obstáculos com muita lama, areia, tiro, rastejo, água, salto e, acima de tudo, trabalho em equipa, com momentos únicos de superação pessoal, individualmente e em equipa.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "Já não faço xixi na cama” de Mary McQuillan

    19 de outubro

    Dino foi convidado para dormir em casa do Picos na sexta-feira e está ansioso! Vão ver os Medossauros na Floresta e comer pipocas de feno e… Mas há um pequeno problema: o Dino ainda faz xixi na cama. Conseguirá ficar sequinho até sexta-feira? Uma história ternurenta e reconfortante para os mais pequenos que ainda fazem xixi na cama.

  • A não perder

    Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho

    25 de outubro

    A necessidade da escrita surgiu-lhe tarde, já depois dos trinta anos. Recusando escrever para a gaveta, entrega ao vento, a leva dos seus trabalhos pelos cantos do mundo e alguns (umas centenas) já foram publicados em publicações diversas.

  • A não perder

    26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes

    6, 8 e 9 novembro

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local. As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Outubro

    1 a 31 outubro

    Conheça a programação do mês de outubro na CED 2019. A inclusão social domina a programação de outubro na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), merecendo ainda destaque neste mês o Congresso de Medicina Interna e Desportiva e inúmeras ações de formação, para além de várias provas de alto nível.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Show Xande de Pilares e Délcio Luiz

    31 outubro

    Grande Noite de Samba e Pagode com Xande de Pilares e Délcio Luiz.

  • A não perder

    20ª Festa do Cinema Francês em Portimão

    5 a 7 novembro

    Duas décadas depois, a Festa do Cinema Francês é cada vez mais um evento incontornável para os amantes da 7ª Arte e da cultura francesa. Este ano, celebra-se a cooperação cinematográfica franco-portuguesa, através do cinema, mas também de masterclasses.

  • A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    1 e 8 novembro

    A Associação Música XXI apresenta a 12ª edição do Festival de Órgão do Algarve, de 1 a 30 de novembro, nas Igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. Os concertos estão agendados para às 21h30 e são de entrada livre.

  • A não perder

    Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    3 a 31 de outubro

    Agora que os dias começam a ficar mais frescos, aproveite para visitar as exposições da Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • Caminhada Solidária contra o Cancro
  • Isaura - Human
  • 15º Congresso Nacional de Medicina Desportiva
  • OCR Police Challenge
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho
  • 26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes
  • Programação Desportiva CED 2019 - Outubro
  • Exposição
  • Show Xande de Pilares e Délcio Luiz
  • 20ª Festa do Cinema Francês em Portimão
  • Festival de Órgão do Algarve 2019
  • Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

Sob o mote da diversidade cultural, Portimão irá viver uma semana dedicada à Interculturalidade, de 25 de maio a 3 de junho, através de um programa de atividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

A gastronomia irá marcar de forma especial a Semana Intercultural, com um convite para saborear o “Mundo à Mesa”, em oito restaurantes multiculturais da cidade que, de 25 de maio a 3 de junho terão menus dedicados à interculturalidade, pelo preço especial de cinco euros por prato.

Uma oportunidade para degustar pratos como a Cachupa (milho, feijão, carne, frango) à mesa do Espaço Cabo Verde; o Fricandel (2 salsichas com batatas fritas com um molho de maionese e ketchup) no Holandês dos Caracóis; Mici La Gratar ( salsicha típica Moldava-carne de vaca, acompanhada com puré de batata e salada de cenoura) no restaurante A Sanzala; Bobó de Camarão (camarão com creme dê mandioca) no restaurante Michelle Grill2; Pizza Capricciosa (Pizza com tomate, queijo, fiambre e azeitona) no Restaurante Pizza e Companhia do Arade ou Sushi no “Kimushi” e Massa Grelhada com Frango no restaurante “Sunshine” ou e até mesmo “O Pão do Caçador” (pão, ovo frito, lombo de porco à Milanesa, e molho de cogumelos) na “Shop & Café Koiva Scandinavian Produts” .

Os mais novos serão também desafiados a viver a diversidade através da leitura de um “Diário de um Migrante”, de Maria Inês Almeida no dia 26 de maio, pelas 16h00, na atividade “Histórias para ouvir e contar” na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes que inclui também uma Oficina de Ilustração “Se eu fosse um pássaro migrante”, dinamizada pela ilustradora do livro, Ana Sofia Gonçalves, destinada a crianças entre os 4 e os 10 anos, com a participação gratuita, mas de inscrição prévia no local ou através do telefone 282480476 ou email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Esta é a história de um pássaro que tem que abandonar o seu país, a sua casa família e amigos. Um livro que deixa uma mensagem de esperança parar todos aqueles que também perderam as suas asas e têm de recomeçar e que nos dias 29 e 30 de maio, será explorado pelo público escolar, no âmbito da atividade “Contos Cá e Lá” que tem lugar habitualmente na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes.

Durante a Semana Intercultural de Portimão não vai faltar também muita música, dança e até cinema francês, envolvendo a participação ativa de diferentes públicos, para além da comunidade escolar, com especial relevo para diversas associações locais de imigrantes (recreativas e desportivas).

A 29 de maio celebra-se duplamente o Dia dos Vizinhos e o Dia Municipal do Imigrante e Diversidade Cultural, num ambiente de grande animação e convívio. A partir das 14h00, a Festa da Boa Vizinhança faz do Centro Comunitário da Coca Maravilhas o ponto de encontro para os maoradores dos bairros municipais e utentes dos Centros de Convívio Sénior do Município para uma tarde de baile e caracolada.

À noite, pelas 21h30, sobe ao palco do auditório do Museu de Portimão a “Lusofonia em Poemas e Canções” por Afonso Dias & Amigos. Um espetáculo, com entrada livre, que é uma viagem pelos oito países de língua portuguesa, numa evocação da aventura da descoberta, numa visita aos seus mais ilustres poetas. Camões e Vinicius, Craveirinha e Sophia, Alda Lara e Viriato da Cruz e muitos mais ... Um mundo de poemas e canções de Portugal, Cabo Verde, Angola, Brasil.

Ainda na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, no dia 30 de maio, tem lugar a “Biblioteca Viva”, uma iniciativa promovida pela associação Dypall, uma rede internacional de organizações, sediada no concelho e focada na promoção da cidadania e participação activa dos jovens que, neste dia, convida todos os leitores interessados a juntarem-se , a partir das 16h30, à conversa com alguns livros. Cada livro é representado por uma pessoa que partilhará a sua história enquanto voluntário internacional, migrante, alguém que já viveu noutro país, no presente ou no passado.

O Cinema Francês é exibido, no auditório do Museu de Portimão, a partir das 21h30, de dia 30 de maio, numa iniciativa da Alliance Française Algarve que todos os meses convida a ver bom cinema francês, com “O Filme do Mês” neste caso o policial “LÁffaire Ski”, do realizador Frédéric Tellier.

Porque a gastronomia, mesmo junto dos mais pequenos, promove por excelência a interculturalidade, na Quinta Pedagógica haverá espaço para a realização de Ateliers de Culinária durante a manhã de sábado, dia 2 de junho. Às 11h00, com o apoio da Associação A CAPELA haverá lugar para a confeção de um bolo tadicional da Moldávia e, uma hora depois terá lugar um workshop de confeção de pizzas, atividades que farão as delícias de crianças a partir dos 4 anos que poderão inscrever-se no local, mediante o custo simbólico de 1 euro.

Ao final do dia, a partir das 19h00, no auditório do Museu de Portimão, tem lugar o “II Encontro de Culturas”, um espetáculo de música, danças e cultura de vários cantos do mundo que contará com a participação do Estúdio “Mixdance” da C.A.P.E.L.A; Estúdio de conto “ArtKlass” – Associação M.I.R. de Lisboa; Teatro Musical amador “Aurora” de Lisboa e BayanMix de Albufeira, entre outros, num momento de interculturalidade por excelência.

A Semana Intercultural de Portimão surgiu no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante e marca a agenda anual de atividades do CLAIM- Centro Local de Apoio e Integração de Migrantes, numa aposta clara do Município numa política de inclusão para “bem” acolher, assumindo-se cada vez mais como uma cidade tolerante e solidária para com os migrantes de mais de 60 nacionalidades diferentes que aqui vivem e trabalham.

Programa completo da Semana Intercultural de Portimão AQUI »»

 

 

 

0
0
0
s2sdefault