• Festival do Berbigão

    Notícias

    Festival do Berbigão

    Ler mais

  • Round the World Yatch Race

    Notícias

    Round the World Yatch Race

    Ler mais

  • Semana Europeia da Mobilidade

    Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade

    Ler mais

  • A não perder

    Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)

    8 a 15 de setembro

    A Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa liga Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, tem um STOP OVER na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com mais de 220 velejadores. Esta volta ao mundo não competitiva vai durar cerca de um ano, com diversas escalas nos cinco continentes e um total de 40.000 milhas náuticas.

  • A não perder

    17ª edição do Festival do Berbigão

    14 e 15 de setembro

    Este certame volta a fazer as delícias de residentes e turistas como um evento gastronómico, por excelência, onde o berbigão é confecionado das mais diversas formas: massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão e, claro, berbigão ao natural são algumas das propostas.

  • Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade em Portimão

    16 a 22 setembro

    De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objectivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

  • A não perder

    7ª edição “A nossa cultura sai à rua”

    21 de setembro

    No dia 21 de setembro, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas à temática “Artes Património Lazer”, realiza-se o evento “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua, organizado pela Câmara Municipal de Portimão, Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Setembro

    1 a 30 setembro

    São bastantes os destaques da programação de setembro na Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), que receberá provas nacionais e internacionais de grande prestígio, como a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Mundial de Superbikes, o Alvor Judo Camp, a Elite Cup de Hóquei em Patins ou o Open de Portugal em Golfe, sem esquecer a passagem por Portimão da etapa inicial da Clipper Round the World 2019.

  • Notícias

    “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio

    Setembro

    O «Mês da Prevenção do Suicídio» tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve. As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) da Direção-Geral da Saúde.

  • A não perder

    Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar

    27 e 28 de setembro

    Vou Ficar é o nome do segundo solo stand-up comedy de Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), onde este nos revela a razão de ainda não ter saído de casa da mãe e as consequências disso.

  • A Não Perder

    Campeonato Nacional Absoluto

    8 a 15 de setembro

    O TEMPO - Teatro Municipal de Portimão recebe o Campeonato Nacional Absoluto e Feminino em Xadrez, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez.

  • A não perder

    Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura

    23 a 28 de setembro

    Vai decorrer em Portimão entre 23 e 28 de setembro a segunda Edição do Simpósio Internacional de Pintura. Este evento que terá lugar no auditório do Museu de Portimão e imediações exteriores, contará com a presença de dois artistas do Azerbaijão, uma artista da Roménia e dois artistas emergentes do panorama nacional.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    Até 29 de setembro

    Uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    Até 29 de setembro

    Uma exposição organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade também vive este espírito com ruas e praças a transformarem-se em grandes palcos desportivos mas não só... também musicais e culturais!

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A não perder

    Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    setembro

    Com o mês de Setembro chegam duas novas exposições à Casa Manuel Teixeira Gomes: Exposição de Pintura "BLUE PASSION" de Di della Pace, e Exposição de desenho realista "ENCONTROS COM O REALISMO" de Fátima Nanita. Não perca também as actividades promovidas pela Teia d'Impulsos e os concertos no âmbito da Casa (Con)Vida. Esperamos pela sua visita! A entrada é gratuita..

  • Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)
  • 17ª edição do Festival do Berbigão
  • Semana Europeia da Mobilidade em Portimão
  • 7ª edição “A nossa cultura sai à rua”
  • Programação Desportiva CED 2019 - Setembro
  • “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio
  • Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar
  • Campeonato Nacional Absoluto
  • Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura
  • Exposição
  • Exposição
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

A Beta Talk deste mês, terá lugar excecionalmente no dia 18 e para além de inspiradora, será especialmente deliciosa  pois graças ao espírito empreendedor e a uma receita inovadora, os melhores produtos regionais fazem as delícias dos amantes do chocolate enquanto que os bolos festivos são cada vez mais saudáveis e fazem crescer água na boca.

 A partir das 19h00, no habitual espaço do Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, estaremos à conversa com Joana Oliveira, fundadora da Hapiness and Food by Entre Tachos e Sabores e Baltazar Guerreiro, fundador da ChocoFigo, dois empreendedores que abraçaram novos projetos e tornaram por lado mais doce, e por outro mais saudável, as suas vidas e a de outros.

 

Joana Oliveira tem 32 anos, é natural de Lisboa mas foi em Portimão que viveu a sua adolescência e decidiu ficar a viver após a faculdade na capital. Licenciada em Ciências da Educação e um mestrado em Educação Especial, sempre foi apaixonada pela educação e pela culinária, e sempre tentou conjugar ambas as paixões, uma no campo profissional, como professora e outra no campo do lazer através de criação do blogue Entre Tachos e Sabores.

Por motivos de saúde e bem estar a partir de 2014 começou a encarar a alimentação de uma forma mais consciente, não só como um mero ato de satisfazer uma vontade/necessidade mas como um ato de extrema importância para o bem estar físico e psíquico, e consequentemente qualidade de vida. A partir desse momento altera a sua alimentação e começa a sentir a necessidade de partilhar as novas aprendizagens e os benefícios da adoção de um estilo de vida mais saudável. Começa a dinamizar workshops e a vontade de poder criar uma oferta na área da restauração mais saudável, a par de uma procura crescente dos seus serviços levam-na a criar um serviço de catering e a apostar na confeção de bolos festivos saudáveis.

Aproveita o facto de esta ser uma área em franco crescimento e no final do último ano letivo decide fazer uma pausa no ensino e dedicar-se a 100% a este projeto. Nasce assim o conceito Hapiness and Food, que alia a felicidade a um estilo /alimentação saudável e vem substituir o anterior projeto Entre Tachos e Sabores que foi ponto de partida para todo este percurso que entretanto a levou a descobrir uma alimentação funcional e cada vez mais saudável.

Baltazar Guerreiro é natural de Alcoutim mas é em Loulé que vive há mais de quarenta anos e foi aqui que abriu em 2005 a primeira loja gourmet do Algarve. A entrada da “crise” faria com que viesse a fechar o negócio quatro anos depois mas a partir daqui ficou com o “bichinho” do chocolate artesanal e a vontade de aprender a fazer bombons como aqueles que vendia aos seus clientes. Quis porém criar um produto diferenciado e algarvio, que fosse diferente do que se encontrava no mercado.

Em 2007, apostou a 100% na chocolataria, focado exclusivamente nos produtos locais com destaque para o figo que ganha um novo estatuto, aliado a um produto “premium” como o chocolate e dá origem à marca “ ChocoFigo”. Nascia um produto regional inovador- o chocolate com figo seco, ao qual se juntou depois, a amêndoa, o medronho, a alfarroba e o figo da índia e até mesmo a batata doce. Um negócio familiar que tem vindo a ganhar escala, com uma distribuição nas melhores lojas, um pouco por todo o país, sendo que a marca ChocoFigo já vende chocolates sazonalmente para mercados como o Luxemburgo, a Alemanha e a França, entre outros e está presente também em muitas feiras de artesanato. Ainda até ao final do ano, prepara-se para lançar novos produtos e fazer a sua estreia no mercado biológico/artesanal.

Um oculista, músico abraça assim a arte de fazer chocolate com sabor algarvio e torna-se acima de tudo um artesão de chocolate cuja maior alegria é ver e fazer as pessoas mais felizes.
Mais do que um evento com data e hora marcada (por norma a 16 de cada mês, ao final da tarde), a Beta Talk de Portimão tornou-se desde julho de 2012 num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão os contactos e a partilha de experiências.

A entrada como é habitual na Beta Talk Portimão é livre mas sujeita a inscrição prévia através de https://tinyurl.com/betatalkportimao-junho2018 enquanto o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

De referir que a Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i - Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve através do CRIA - Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO - Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

 

 

0
0
0
s2sdefault