• Agenda de Verão - Agosto 2018

    A não perder

    Agenda de Verão - Agosto 2018

    Ler mais

  • Gira Movistar MegaCrack

    A Não Perder

    Gira Movistar MegaCrack

    Ler mais

  • Praia da Rocha “Rainha absoluta do Instagram em Portugal

    Notícias

    Praia da Rocha “Rainha absoluta do Instagram em Portugal"

    Ler mais

  • A não perder

    Feira do Livro de Portimão

    14 de julho a 24 agosto

    Portimão celebra este ano a 61ª edição da Feira do Livro com muita poesia e literatura e com propostas literárias para todos os gostos a preços tentadores, com início no dia 14 de julho e término no dia 24 de agosto, na Zona Ribeirinha de Portimão – Avenida Guanaré, junto ao Posto de Combustível da Repsol.

  • A não perder

    Exposição "A Floresta"

    12 julho a 28 agosto

    A mostra exibirá um percurso pelas principais espécies arbóreas da Península Ibérica, a sua ecologia e ligação com o ser humano, através de uma singular coleção.

  • A não perder

    Música no Coreto

    Agosto

    Ao longo do mês de agosto, nomeadamente nos dias 8, 10, 17, 24 e 31, irão haver várias atuações no Coreto, na Praça Manuel Teixeira Gomes, junto à Zona Ribeirinha de Portimão, com hora marcada para as 21h30.

  • Notícias

    Passeios Culturais Noturnos - ALVOR

    15 setembro

    Este verão, Portimão desafia os residentes e os turistas a descobrirem locais de interesse cultural de Alvor à luz das estrelas.

  • A não perder

    Atividades de agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Agosto

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é o edifício onde nasceu Manuel Teixeira Gomes, notável político e escritor.É um ponto de encontro e identificação da comunidade e para a comunidade, abrindo as portas à Cultura e dedicando salas aos artistas locais, onde podem expor as suas artes. Da pintura, à fotografia, passando pelo teatro e pela música, este equipamento municipal procura apresentar à comunidade o que de melhor se faz em Portimão.

  • A não perder

    "Insónia" com Fernando Mendes

    2 a 25 agosto

    Fernando Mendes regressa ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o espetáculo “INSÓNIA”, no dia 2 de Agosto, ficando em cena às quintas, sextas e sábados, às 22 horas, até ao dia 26 de Agosto, num total de 12 espetáculos.

  • A não perder

    Exposição "Brinquedos de lata"

    7 julho a 2 setembro

    De 7 julho a 2 setembro visite a mostra de brinquedos que no inicio do século XX marcou a infância de várias gerações.

  • A não perder

    Área Desportiva da Praia da Rocha

    2 julho a 2 setembro

    A Área Desportiva da Praia da Rocha volta a ser um ponto de encontro privilegiado para aqueles que desejam passar o seu tempo livre de verão a praticar desportos de praia ou a experimentar atividades como fitness, yoga, pilates, zumba ou hidroginástica. Contamos com a sua energia - Aproveite o verão para descontrair e manter-se ou recuperar a boa forma!

  • A não perder

    Férias de Verão

    26 junho a 1 setembro

    As melhores férias são em Portimão com cinema, ateliers temáticos e atividades desportivas

  • Noticias

    Viva o Verão! (Agenda de agosto)

    agosto

    O verão em Portimão é para ser vivido em cheio, com espetáculos de música, mercados, festivais, feiras, provas desportivas, animação nas praias, iniciativas para os mais novos, entre muitas outras propostas ao ar livre, sempre com Portimão à beira rio, à beira ria, à beira mar, no interior rural ou no centro da cidade como palco privilegiado.

  • A Não Perder

    Portimão Police Challenge

    14 outubro

    É já dia 14 de outubro que se realiza o Portimão Police Challenge! Inscreva-se e não perca esta corrida de obstáculos!

  • A Não Perder

    Espetáculo de Dança "Canned Mermaid"

    Mês de agosto

    Não perca, ao longo do mês de agosto, no Museu de Portimão, o Espetáculo de Dança "Canned Mermaid", com entrada gratuita!

  • A Não Perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Mês de agosto

    Não perca, ao longo do mês de agosto, na Quinta Pedagógica de Portimão, os Ateliers Temáticos!

  • A Não Perder

    Segredos de Verão

    8 setembro a 14 outubro

    De 8 de setembro a 14 de outubro, o Museu de Portimão vai ter em exposição os Segredos de Verão!

  • A Não Perder

    Record Masters Cup Futsal

    25 e 26 agosto

    Os Masters dão à costa em Portimão e pela 2ª vez consecutiva o Masters Cup Futsal rúne um elenco de luxo!

  • Feira do Livro de Portimão
  • Exposição
  • Música no Coreto
  • Passeios Culturais Noturnos  - ALVOR
  • Atividades de agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Exposição
  • Área Desportiva da Praia da Rocha
  • Férias de Verão
  • Viva o Verão! (Agenda de agosto)
  • Portimão Police Challenge
  • Espetáculo de Dança
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • Segredos de Verão
  • Record Masters Cup Futsal

O Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com as juntas de freguesia de Portimão e Mexilhoeira Grande, definiu sete aglomerados populacionais referenciados como áreas de risco face ao perigo de incêndio rural - Arão, Monte Canelas, Montes de Cima, Porto de Lagos, Rasmalho, Senhora do Verde e Vale Juncal – onde implementou os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

O programa “Aldeia Segura”, que consiste na segurança de cada aglomerado, arrancou em janeiro passado, com uma campanha massiva na defesa do espaço rural, que incidiu na obrigatoriedade de proprietários de procederem à limpeza dos espaços rurais e implementarem faixas de proteção em torno das suas habitações, complementado pela ação da câmara na criação de uma faixa de 100 metros entre a floresta e as povoações, incitando as entidades responsáveis no que concerne às vias rodoviárias e ferroviárias, e junto a cabos de média, alta e muito alta tensão.

O programa “Pessoas Seguras”, que pretende aumentar a resiliência das populações contra os incêndios rurais, e encontra-se, de igual modo, a ser implementada a nível nacional, está a ser preparada desde o inicio do ano em Portimão e arrancou na passada quinta-feira, 7 de junho, com a apresentação oficial dos “Oficiais de Segurança Local” e respetivos substitutos, responsáveis por alertar a população e dinamizar a sensibilização dos seus concidadãos, zelando pela evacuação dos aglomerados em caso de perigo, de acordo com os caminhos sinalizados para locais de refúgio seguros, antecipando a chegada dos meios de socorro.
A estes “Oficiais de Segurança Local” foi entregue um equipamento individual que os identifica em situações de emergência.

Seguem-se duas ações de sensibilização e esclarecimento abertas à população em geral, que terão lugar nos dias 17 de junho, pelas 16h00, na Casa de Pasto Riba e Serra, no Rasmalho, e no dia 23 de junho, 11h00, no Restaurante Fonte da Pedra, no Monte Canelas, e no final do presente mês está, ainda, agendado um exercício de âmbito municipal que pretende testar o aprontamento do dispositivo de resposta a incêndios rurais em Portimão, e testar os procedimentos de emergência e evacuação da população em cada aldeia.

De referir que, no âmbito destes programas foram em janeiro passado implementados estruturas de comunicação outdoor nas zonas rurais de Porto de Lagos, Penina, Montes de Cima, Figueira, Pereira e Mexilhoeira Grande, e levada a efeito uma distribuição massiva de folhetos em pontos-chave de frequência dos residentes nestas zonas, e até final de junho, serão de igual forma implementados pórticos em áreas estratégicas, com informação pública sobre o risco, com recomendações e procedimentos para a população.

Os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” surgem do protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Associação Nacional e Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias, e tem como objetivos incentivar à participação das populações e reforçar a consciência da responsabilidade partilhada, contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens, e implementar estratégias de proteção para aglomerados populacionais.

 

0
0
0
s2sdefault