• Futebol Park Alameda

    Notícias

    Futebol Park Alameda

    Ler mais

  • Área Desportiva da Praia da Rocha - 10º Aniversário

    Verão

    Área Desportiva da Praia da Rocha - 10º Aniversário

    Ler mais

  • Marchas e Arraiais

    Notícias

    Marchas e Arraiais

    Ler mais

  • A não perder

    Área Desportiva da Praia da Rocha

    Área Desportiva da Praia da Rocha

    A Área Desportiva da Praia da Rocha volta a ser um ponto de encontro privilegiado para aqueles que desejam passar o seu tempo livre de verão a praticar desportos de praia ou a experimentar atividades como fitness, yoga, pilates, zumba ou hidroginástica. Contamos com a sua energia - Aproveite o verão para descontrair e manter-se ou recuperar a boa forma!

  • Notícias

    Marchas Populares e Arraiais

    8 a 30 de junho

    No mês em que começa o verão, Portimão prepara-se para viver 23 dias de grande animação pautados pelos célebres desfiles das Marchas e pelos Arraiais levados a cabo pelas coletividades portimonenses. A tradição dos Santos Populares é mantida e reinventada e as noites terão ainda mais brilho, com cheiro a sardinha assada e com o aroma de manjericos.

  • A não perder

    Alvor Fixe Market

    5 a 7 julho

    Um evento que traz à Zona Ribeirinha de Alvor projetos de criativos nacionais e inovadores, revelando novas tendências e produtos originais.

  • Notícias

    Futebol Park Alameda

    13 de junho a 15 de julho

    A Praça da República recebe a partir desta quarta-feira, dia 13 de junho e até 15 de julho, das 11h00 às 00h00, o Futebol Park Alameda, o local público de visionamento dos encontros do Campeonato do Mundo da FIFA de 2018.

  • Junho na Quinta Pedagógica

    Junho na Quinta Pedagógica

    A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade

  • A não perder

    Portimão International Tournment Tennis 2018

    Portimão International Tournament

    A não perder em competição os melhores atletas da modalidade.

  • A não perder

    52º Estágio de Karate - Open Day

    52º Estágio de Karate - Open Day

    O estágio contará com mais de uma centena de alunos oriundos das sete escolas de karate-shotokan tradicional e de karate adaptado, com orientação técnica do Sensei Rui Caipira (6º Dan Shotokan Karate Do of United Nations) e no que concerne ao treino de karate shotokan destacamos a presença e os ensinamentos do Mestre Internacional, Sensei Luis Maria Sanz, 8º Dan, Campeão do Mundo de Kata (WKF World Championships, Granada, 1992)

  • A não perder

    Férias de Verão

    Férias de Verão em Portimão

    As melhores férias são em Portimão com cinema, ateliers temáticos e atividades desportivas

  • A não perder

    A Casa (Con) Vida às quintas...

    7, 14, 21 e 28 de junho

    Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras atividades de interesse geral, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um polo de informação, não só no que respeita à vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, mas também de informação sobre o município e património de Portimão.

  • A não perder

    Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Junho 2018

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de junho é pautado por exposições e música que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    Lota Cool Market

    18 a 22 julho

    A 5ª edição do Lota Cool Market, este ano conta com 5 dias de evento e tem como tema "Under Water Love", que remete para o ambiente aquático, o mundo dos oceanos, as cores do fundo do mar, as paixões de verão, uma combinação de amor e água.

  • Ferias Desportivas 2018

    Férias Desportivas 2018

    As inscrições para as Férias Desportivas podem ser realizadas a partir do dia 18 de junho.

  • Área Desportiva da Praia da Rocha
  • Marchas Populares e Arraiais
  • Alvor Fixe Market
  • Futebol Park Alameda
  • Junho na Quinta Pedagógica
  • Portimão International Tournment Tennis 2018
  • 52º Estágio de Karate - Open Day
  • Férias de Verão
  • A Casa (Con) Vida às quintas...
  • Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Lota Cool Market
  • Ferias Desportivas 2018

O Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com as juntas de freguesia de Portimão e Mexilhoeira Grande, definiu sete aglomerados populacionais referenciados como áreas de risco face ao perigo de incêndio rural - Arão, Monte Canelas, Montes de Cima, Porto de Lagos, Rasmalho, Senhora do Verde e Vale Juncal – onde implementou os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

O programa “Aldeia Segura”, que consiste na segurança de cada aglomerado, arrancou em janeiro passado, com uma campanha massiva na defesa do espaço rural, que incidiu na obrigatoriedade de proprietários de procederem à limpeza dos espaços rurais e implementarem faixas de proteção em torno das suas habitações, complementado pela ação da câmara na criação de uma faixa de 100 metros entre a floresta e as povoações, incitando as entidades responsáveis no que concerne às vias rodoviárias e ferroviárias, e junto a cabos de média, alta e muito alta tensão.

O programa “Pessoas Seguras”, que pretende aumentar a resiliência das populações contra os incêndios rurais, e encontra-se, de igual modo, a ser implementada a nível nacional, está a ser preparada desde o inicio do ano em Portimão e arrancou na passada quinta-feira, 7 de junho, com a apresentação oficial dos “Oficiais de Segurança Local” e respetivos substitutos, responsáveis por alertar a população e dinamizar a sensibilização dos seus concidadãos, zelando pela evacuação dos aglomerados em caso de perigo, de acordo com os caminhos sinalizados para locais de refúgio seguros, antecipando a chegada dos meios de socorro.
A estes “Oficiais de Segurança Local” foi entregue um equipamento individual que os identifica em situações de emergência.

Seguem-se duas ações de sensibilização e esclarecimento abertas à população em geral, que terão lugar nos dias 17 de junho, pelas 16h00, na Casa de Pasto Riba e Serra, no Rasmalho, e no dia 23 de junho, 11h00, no Restaurante Fonte da Pedra, no Monte Canelas, e no final do presente mês está, ainda, agendado um exercício de âmbito municipal que pretende testar o aprontamento do dispositivo de resposta a incêndios rurais em Portimão, e testar os procedimentos de emergência e evacuação da população em cada aldeia.

De referir que, no âmbito destes programas foram em janeiro passado implementados estruturas de comunicação outdoor nas zonas rurais de Porto de Lagos, Penina, Montes de Cima, Figueira, Pereira e Mexilhoeira Grande, e levada a efeito uma distribuição massiva de folhetos em pontos-chave de frequência dos residentes nestas zonas, e até final de junho, serão de igual forma implementados pórticos em áreas estratégicas, com informação pública sobre o risco, com recomendações e procedimentos para a população.

Os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” surgem do protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Associação Nacional e Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias, e tem como objetivos incentivar à participação das populações e reforçar a consciência da responsabilidade partilhada, contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens, e implementar estratégias de proteção para aglomerados populacionais.

 

0
0
0
s2sdefault