• 357ª Feira de São Martinho

    A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    Ler mais

  • I Jornadas Sociais de Portimão

    Notícias

    I Jornadas Sociais de Portimão

    Ler mais

  • IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    A não perder

    IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    Ler mais

  • A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    8 a 17 de novembro

    Neste que é um dos polos incontornáveis de animação outonal no concelho, e que volta a ter lugar, como habitual, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, não vão faltar as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, assim como vários espaços de animação com jogos diversos, ‘carrinhos de choque’ e carrosséis, numa feira que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos.

  • A não perder

    Teatro-documentário "Pelos que andam sobre as águas do mar"

    19 de novembro

    Inspirado na obra “Os Pescadores”, de Raul Brandão, no trabalho de investigação realizado nas comunidades piscatórias de Portimão, Nazaré, Sesimbra, Setúbal e Montijo, e na investigação antropológica de Vanessa Amorim, o projeto tem o Museu de Portimão como parceiro, conta com a participação das atrizes Ana Lúcia Palminha e Suzana Branco e é encenado por Miguel Jesus.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "A fada Oriana” de Sophia de M. Breyner Andresen

    16 de novembro

    Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha

    23 de novembro

    Desde jovem tem desenvolvido o gosto pela escrita. Os contactos com gente diferente, em terras diferentes, serviram de inspiração para passar ao papel uma série de crónicas, pequenas histórias e impressões de viagem que, agora, na serenidade da aposentadoria, editou no livro “Crónicas ao correr do Tempo”.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Novembro

    1 a 30 novembro

    Conheça a programação do mês de novembro na CED 2019.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • 357ª Feira de São Martinho
  • Teatro-documentário
  • Histórias na Quinta
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha
  • Programação Desportiva CED 2019 - Novembro
  • Exposição

 

O verão em Portimão é para ser vivido em cheio desde julho até ao final de setembro, com espetáculos de música, mercados, festivais, feiras, provas desportivas, animação nas praias, iniciativas para os mais novos, entre muitas outras propostas ao ar livre, sempre com Portimão à beira rio, à beira ria, à beira mar, no interior rural ou no centro da cidade como palco privilegiado.

 

Uma programação diversificada e rica, com iniciativas destinadas a todos os gostos e a qualquer faixa etária. Uma oferta renovada e adaptada a todos com iniciativas que são já imagens de marca do verão portimonense: Festival da Sardinha (agosto), Feira do Livro (julho/agosto), Lota Cool Market (julho), 24H Endurance Series (julho) Portimão Wine Tasting (julho), “Insónias” com Fernando Mendes (agosto), entre outros.

São vários os CENTROS DE INTERESSE do concelho onde residentes e quem nos visita pode estar, divertir-se e passear aliando à uma programação de verão inesquecível e para todos os gostos!

A ALAMEDA DA PRAÇA DA REPÚBLICA, no centro da cidade, vai estar ao rubro! Até 15 de julho está convertida num Futebol Park, onde é possível assistir aos jogos do Mundial de Futebol 2018, petiscar ou tomar um bebida refrescante nos dias e noites quentes de verão. Neste mesmo espaço realiza-se o Festival Choque Frontal (13 julho) que vai contar com a participação de Vítor Bacalhau, SOUTH Kick Band e Gaijas. Entre os dias 17 e 29 de julho, a tradicional sanduíche de pão do Porto desce a sul em formato Festival das Francesinhas bem no centro de Portimão. A 21 de julho realiza-se o Festival Chaminé de Ouro onde as vozes dos mais pequenos cantores vão encantar. Em agosto a Alameda transforma-se num espaço de tascas ao ar livre, “Tasquinhas da Alameda” onde serão servidas as mais tradicionais iguarias de todo o país. A vasta e rica oferta do Comércio Local é também um forte motivo para uma visita a esta zona da cidade.

No eixo da ZONA RIBEIRINHA DE PORTIMÃO (Entre Pontes até Museu), todas as 6ª-feiras há “Música no Coreto” (julho/agosto) para quem gosta de dançar ou ouvir uma boa música! A 7 de julho, é dia de Passeio Cultural Noturno (7 julho), é lançado o desafio a turistas e residentes a conhecerem a história e o património cultural do concelho (inscrições gratuitas: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 282 470 799/282 480 488). Uma das maiores Feira do Livro a sul do país abre portas no dia 14 julho (patente até dia 24 agosto), uma oportunidade para comprar grandes livros a pequenos preços.

A partir de 7 de julho e até 2 de setembro, no Museu de Portimão o convite é para visitar a Exposição “Brinquedos de lata”. A mostra que reúne peças fabricadas em Portugal, como lambretas, triciclos, carros, camiões, comboios, aviões, fogões, máquinas de costura, ferros de engomar, baldes e pás de praia, entre outros objetos. Esta exposição resulta do interesse de Carlos Anjos e do restaurante CAN the CAN, em Lisboa, na recolha e coleção deste género de artefactos e no facto de estes terem aceitado o desafio do Museu para os dar a conhecer ao público neste espaço museológico.

Entre 12 julho e 28 agosto estará patente a Exposição “A FLORESTA – muito mais que madeira” que promove a gestão sustentável das florestas. O mercado mais cool do sul está de volta de 18 a 22 de julho, “Lota Cool Market – 5ª edição – UnderWater Love”, junto à Antiga Lota vão estar presentes marcas portuguesas de artesanato, design e street food a promover e vender produtos genuinamente Portugueses.

Ainda à beira rio, um dos mais famosos festivais gastronómicos do país – FESTIVAL DA SARDINHA – dá as boas vindas a agosto, entre os dias 1 e 5, a zona ribeirinha de Portimão é palco para grandes concertos com acesso livre e gratuito: MATHIAS DAMÁSIO (1 ago.); XUTOS TOTAL (2 ago.); RAQUEL TAVARES (3 ago.); ANA BACALHAU (4 ago.); THE BLACK MAMBA5 (5 ago.) e a Sardinha Assada marca presença nos grelhadores ou num dos restaurantes aderentes ao festival.

O maior pavilhão multiusos a sul do Tejo, o PORTIMÃO ARENA é palco de dois grandes eventos desportivos, o Masters Cup em Futsal dias 25 e 26 de agosto, um evento que irá trazer os melhores jogadores de Futsal e proporcionar momentos de grande emoção desportiva. O Elite Hóquei em Patins que se realiza entre 13 e 16 de setembro trará até Portimão os melhores jogadores da modalidade.

A PRAIA DA ROCHA (Areal da Praia da Rocha e Avenida Tomás Cabreira) apresenta-se em todo o seu esplendor como espaço privilegiado para viver os dias e as noites de Verão, este ano distinguida na categoria Praias com o Prémio Portugal Cinco Estrelas, conta com uma programação de luxo que começa já em julho com a abertura da Área Desportiva, um espaço privilegiado para prática desportiva com um programa de aulas gratuitas de yoga, zumba, fitness, hidroginástica e pilares.

Em tempo de férias não pode faltar uma degustação de vinhos da região e alguns petiscos enquanto se aproveita um final de tarde com o sol típico da região do Algarve e, por isso, na Fortaleza de Santa Catarina, Praia da Rocha, de 20 a 22 de julho, decorre o Portimão Wine Tasting. Também ao pôr-do-sol, no dia 8 agosto, há “Música à Beira Mar” com a Orquestra Clássica do Sul no areal da Praia da Rocha (junto ao Hotel Júpiter/Hotel da Rocha).

A novidade deste ano na Praia da Rocha é a primeira edição do festival “Solaris Sunset Empire”, nos dias 14 e 15 agosto, o areal da Praia da Rocha vai ser palco de um majestoso sunset ao som dos melhores Dj’s do mundo, entre eles KSHMR, Afrojack, W&W e Fedde Le Grand.

Um dos maiores festivais de música eletrónica do Mundo, o BPM Festival – Portugal 2018 que atrai público de todo o mundo para as suas pistas de dança, ao apresentar no mesmo cartaz, os artistas, as marcas e os editoras mais procurados do mercado da música eletrónica regressa, à Praia da Rocha e ao Centro de Congressos do Arade/Lagoa, de 20 a 23 de setembro.

Em setembro (15 a 23 setembro) realiza-se o Campeonato do Mundo de Windsurf, um evento que vai juntar três classes de windsurf e promete juntar atletas de todos os continentes em Portimão.

Na ZONA RIBEIRINHA DE ALVOR (Vila de Alvor), de 5 a 7 de julho realiza-se a 1ª edição do Alvor Fixe Market, inspirado no Lota Cool Market que tanto sucesso tem tido em Portimão. Aqui serão apresentados projetos criativos nacionais e inovadores, revelando novas tendências e produtos originais. Ainda, em julho (7, 14, 21 e 28), tem lugar a Festa do Divino Salvador de Alvor. No final do mês de julho (27 a 31) a vila de alvor transforma-se em espaço medieval com a realização da Feira Medieval de Alvor.

Já em agosto (24 a 28) é a vez do Pirate Week “O Assalto a Alvor”, um lugar onde História e Fantasia se encontram num festival de cinco dias que recria a diversão e a aventura do imaginário pirata para toda a família. Uma excitante narrativa onde se pode deliciar com os verdadeiros sabores dos bons velhos dias e ainda os tesouros reais dos mestres artesãos e joalheiros. Vista a rigor toda a família e junte-se a esta grande aventura repleta de emoção, alegria e descobertas na zona ribeirinha de Alvor.

Ainda, nos dias 4 de agosto e 15 de setembro, realizam-se os Passeios Culturais Noturnos, venha conhecer o legado islâmico da vila piscatória de Alvor. As inscrições são gratuitas: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 282 470 799/282 480 488.

MEXILHOEIRA GRANDE (Figueira/Autódromo Internacional do Algarve. No interior do concelho as propostas de animação também são uma constante seja de dia ou de noite, há sempre um bom motivo para uma visita. No dia 7 de julho, o Festival de Folclore da Figueira traz ranchos de folclore oriundos de vários pontos do país e promete pôr o público a bailar.

Para os amantes de velocidade, o AUTÓDROMO INTERNACIONAL DO ALGARVE recebe, em julho (6 a 8 julho) o 24H Endurance Series e em setembro (14 a 16 setembro), o FIM Superbike World Championship.

Ainda em setembro a Figueira será o centro do Festival do Berbigão (8 e 9 setembro) com propostas gastronómicas à base deste bivalve acompanhado por um programa de animação local.

No final de setembro (dia 22), “A Cultura Sai à Rua” nas ruas da freguesia e no adro da igreja uma mostra e conversas com os protagonistas das principais atividades de cariz “tradicional” rural da freguesia, conhecer ou revisitar as artes, saberes e sabores que marcaram o quotidiano de várias gerações. A recriação da tradição da festa da descasca do milho e debulha é um dos momentos altos deste evento a não perder.

Ao longo deste período, não faltarão diversas propostas de várias índoles, como as exposições patentes no Museu de Portimão ou na Casa Manuel Teixeira Gomes, como a oportunidade de mergulhar no Parque Subaquático Ocean Revival, fazer um test drive no Autódromo Internacional do Algarve ou visitar a Quinta Pedagógica e ver ao vivo os animais da Quinta. A Biblioteca Municipal MTG e Polos de Leitura de Alvor e Mexilhoeira Grande é outra das opções para ler livros, jornais e revistas da atualidade ou navegar na internet.

A autarquia desafia residentes e turistas a viver este verão em Portimão com uma seleção dos melhores ingredientes para usufruir as atividades num cenário de praias azuis, com gastronomia de alma, com cultura singular, com bons sons, com desportos sedutores e com noites animadas!

De referir que o Município de Portimão lançou a Agenda de Julho online disponível em https://goo.gl/E8V32X e em versão papel, e será lançada nos últimos dias de julho a edição de agosto. Ambas as edições poderão ser consultadas online no site agenda www.vivaportimao.pt e em versão papel nos habituais Pontos de Informação Municipal.

São estas e muitas outras propostas que Portimão selecionou, seja residente ou turista, queremos que aproveite em pleno este concelho que o recebe de braços abertos todo o ano!

Acompanhe toda a programação atualizada nos canais oficiais do Município www.vivaportimao.pt e em www.cm-portimao.pt.

Agenda de Julho -> https://goo.gl/E8V32X

Agenda de Agosto -> https://goo.gl/hBd1Y1

 

 

0
0
0
s2sdefault