• Festival do Berbigão

    Notícias

    Festival do Berbigão

    Ler mais

  • Round the World Yatch Race

    Notícias

    Round the World Yatch Race

    Ler mais

  • Semana Europeia da Mobilidade

    Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade

    Ler mais

  • A não perder

    Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)

    8 a 15 de setembro

    A Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa liga Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, tem um STOP OVER na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com mais de 220 velejadores. Esta volta ao mundo não competitiva vai durar cerca de um ano, com diversas escalas nos cinco continentes e um total de 40.000 milhas náuticas.

  • A não perder

    17ª edição do Festival do Berbigão

    14 e 15 de setembro

    Este certame volta a fazer as delícias de residentes e turistas como um evento gastronómico, por excelência, onde o berbigão é confecionado das mais diversas formas: massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão e, claro, berbigão ao natural são algumas das propostas.

  • Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade em Portimão

    16 a 22 setembro

    De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objectivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

  • A não perder

    7ª edição “A nossa cultura sai à rua”

    21 de setembro

    No dia 21 de setembro, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas à temática “Artes Património Lazer”, realiza-se o evento “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua, organizado pela Câmara Municipal de Portimão, Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Setembro

    1 a 30 setembro

    São bastantes os destaques da programação de setembro na Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), que receberá provas nacionais e internacionais de grande prestígio, como a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Mundial de Superbikes, o Alvor Judo Camp, a Elite Cup de Hóquei em Patins ou o Open de Portugal em Golfe, sem esquecer a passagem por Portimão da etapa inicial da Clipper Round the World 2019.

  • Notícias

    “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio

    Setembro

    O «Mês da Prevenção do Suicídio» tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve. As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) da Direção-Geral da Saúde.

  • A não perder

    Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar

    27 e 28 de setembro

    Vou Ficar é o nome do segundo solo stand-up comedy de Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), onde este nos revela a razão de ainda não ter saído de casa da mãe e as consequências disso.

  • A Não Perder

    Campeonato Nacional Absoluto

    8 a 15 de setembro

    O TEMPO - Teatro Municipal de Portimão recebe o Campeonato Nacional Absoluto e Feminino em Xadrez, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez.

  • A não perder

    Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura

    23 a 28 de setembro

    Vai decorrer em Portimão entre 23 e 28 de setembro a segunda Edição do Simpósio Internacional de Pintura. Este evento que terá lugar no auditório do Museu de Portimão e imediações exteriores, contará com a presença de dois artistas do Azerbaijão, uma artista da Roménia e dois artistas emergentes do panorama nacional.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    Até 29 de setembro

    Uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    Até 29 de setembro

    Uma exposição organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade também vive este espírito com ruas e praças a transformarem-se em grandes palcos desportivos mas não só... também musicais e culturais!

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A não perder

    Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    setembro

    Com o mês de Setembro chegam duas novas exposições à Casa Manuel Teixeira Gomes: Exposição de Pintura "BLUE PASSION" de Di della Pace, e Exposição de desenho realista "ENCONTROS COM O REALISMO" de Fátima Nanita. Não perca também as actividades promovidas pela Teia d'Impulsos e os concertos no âmbito da Casa (Con)Vida. Esperamos pela sua visita! A entrada é gratuita..

  • Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)
  • 17ª edição do Festival do Berbigão
  • Semana Europeia da Mobilidade em Portimão
  • 7ª edição “A nossa cultura sai à rua”
  • Programação Desportiva CED 2019 - Setembro
  • “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio
  • Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar
  • Campeonato Nacional Absoluto
  • Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura
  • Exposição
  • Exposição
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

Está marcada para as 18h45 desta quarta-feira, 1 de agosto, na zona ribeirinha de Portimão, junto ao Coreto, a abertura oficial da 24.ª edição do Festival da Sardinha.

O mais afamado pitéu gastronómico de Portimão será o denominador comum de uma festa de cariz eminentemente popular que até ao próximo domingo, 5 de agosto, atrairá milhares de visitantes de todas as idades a Portimão, entre as 19h00 e a 1h00.

A partir das 18h45, junto ao Coreto, terá lugar a receção aos convidados e cerimónia de abertura do Festival da Sardinha 2018, presidida por Suas Excelências a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Após a atuação de boas vindas pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, a comitiva seguirá em visita ao certame, ao som da atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Às 19h30 terá lugar, junto ao Palco principal/Antiga Lota, a recriação musical do Alar das Redes ao som do “Arribalé”.

Unindo as vozes do Grupo Coral de Portimão à Orquestra de Acordeões da Academia de Música de Lagos e à encenação, recriar-se-á o momento musical do alar da rede. Vozes compassadas que se revezam, obedecendo a um mandador, entoarão o “Arribalé”, cantilena que antigamente ditava o ritmo de trabalho dos pescadores que manualmente alavam as redes da pesca da sardinha.

A Orquestra de Acordeões dará continuidade a este momento dedicado às músicas de expressão tradicional ligadas ao mar, com uma atuação que incluirá o Corridinho (1950 trad. Algarve), a Canção do Mar, de Ferrer Trindade, o Corridinho (Alma Algarvia trad. Algarve). De referir que esta encenação volta a ter lugar no dia de encerramento do Festival, a 5 de agosto, pelas 19h00.

A visita prosseguirá com a visita ao espaço “Sardinha no Pão” e aos restaurantes associados na zona entre pontes e culminará junto à ponte ferroviária que, ao anoitecer, e através de uma instalação elétrica, revelará a insígnia iluminada do Festival e o principal cartão-de-visita gastronómica de Portimão – a Sardinha!

Com a insígnia iluminada, na qual o atual logótipo do Festival é inclusive inspirado e alusivo, o Município de Portimão e o Festival da Sardinha reafirmam a ligação deste ex-libris ao concelho, podendo a ‘Sardinha’ ser visualizada da zona ribeirinha de Portimão.

 

0
0
0
s2sdefault