• Semana Europeia da Mobilidade

    Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade

    Ler mais

  • Notícias

    "A nossa cultura sai à rua"

    Ler mais

  • Round the World Yatch Race

    Notícias

    Round the World Yatch Race

    Ler mais

  • Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade em Portimão

    16 a 22 setembro

    De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objectivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

  • A não perder

    7ª edição “A nossa cultura sai à rua”

    21 de setembro

    No dia 21 de setembro, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas à temática “Artes Património Lazer”, realiza-se o evento “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua, organizado pela Câmara Municipal de Portimão, Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

  • A não perder

    Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)

    8 a 15 de setembro

    A Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa liga Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, tem um STOP OVER na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com mais de 220 velejadores. Esta volta ao mundo não competitiva vai durar cerca de um ano, com diversas escalas nos cinco continentes e um total de 40.000 milhas náuticas.

  • A não perder

    Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura

    23 a 28 de setembro

    Vai decorrer em Portimão entre 23 e 28 de setembro a segunda Edição do Simpósio Internacional de Pintura. Este evento que terá lugar no auditório do Museu de Portimão e imediações exteriores, contará com a presença de dois artistas do Azerbaijão, uma artista da Roménia e dois artistas emergentes do panorama nacional.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Setembro

    1 a 30 setembro

    São bastantes os destaques da programação de setembro na Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), que receberá provas nacionais e internacionais de grande prestígio, como a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Mundial de Superbikes, o Alvor Judo Camp, a Elite Cup de Hóquei em Patins ou o Open de Portugal em Golfe, sem esquecer a passagem por Portimão da etapa inicial da Clipper Round the World 2019.

  • Notícias

    “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio

    Setembro

    O «Mês da Prevenção do Suicídio» tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve. As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) da Direção-Geral da Saúde.

  • A não perder

    Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar

    27 e 28 de setembro

    Vou Ficar é o nome do segundo solo stand-up comedy de Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), onde este nos revela a razão de ainda não ter saído de casa da mãe e as consequências disso.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    Até 29 de setembro

    Uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    Até 29 de setembro

    Uma exposição organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade também vive este espírito com ruas e praças a transformarem-se em grandes palcos desportivos mas não só... também musicais e culturais!

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A não perder

    Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    setembro

    Com o mês de Setembro chegam duas novas exposições à Casa Manuel Teixeira Gomes: Exposição de Pintura "BLUE PASSION" de Di della Pace, e Exposição de desenho realista "ENCONTROS COM O REALISMO" de Fátima Nanita. Não perca também as actividades promovidas pela Teia d'Impulsos e os concertos no âmbito da Casa (Con)Vida. Esperamos pela sua visita! A entrada é gratuita..

  • Semana Europeia da Mobilidade em Portimão
  • 7ª edição “A nossa cultura sai à rua”
  • Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)
  • Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura
  • Programação Desportiva CED 2019 - Setembro
  • “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio
  • Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar
  • Exposição
  • Exposição
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

Uma produção Rizoma Lab - Associação Cultural
1-29 de Setembro de 2018 | 21h | ao Ar Livre | Entrada Gratuita

Um Mar de Filmes - Mostra de Cinema Documental Português, um projeto da Rizoma Lab – Associação Cultural, decorre durante todos os sábados do mês de Setembro, em 3 Monumentos do Algarve: Fortaleza de Sagres, Ermida Nª Srª de Guadalupe e Monumentos Megalíticos de Alcalar, no âmbito da edição de 2018 do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, sob o tema “Património – Que Futuro?”

São no total 5 exibições de documentários de qualidade, com circuito internacional e premiados em diversos festivais dentro e fora do país, cujas projecções serão ao ar livre e com entrada gratuita. Esta edição de Um Mar de Filmes agrega um tema predominante: O Mar – património ambiental da Humanidade, património de subsistência desta região, património e atracção turística, e agora mais do que nunca, património em risco.

A Mostra será inaugurada com o filme “Mar de Sines”, exibido na Fortaleza de Sagres e contará com a presença do realizador Diogo Vilhena e do produtor António Campos. Será seguido, no dia 8 de Setembro, pelo filme “É Na Terra Não É Na Lua”, de Gonçalo Tocha, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, local onde também irá decorrer o encerramento da iniciativa com o filme “Medronho todos os Dias”. Uma produção com um valor altamente simbólico, com imagens recolhidas durante um ano na então verdejante Serra de Monchique que contará com um momento especial: o Coro da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros” e uma prova de medronho!

Nestes documentários, que podemos designar quase como arqueologia contemporânea, pela sua ligação simbiótica à vida das pessoas e regiões podemos realmente colocar a questão: Património – que futuro? Não é fácil responder, dadas as circunstâncias actuais, mas podemos tentar através da visão destes realizadores, que trabalham com pessoas vivas, com o presente que ainda subsiste, com ligações ao passado mas com vivências contemporâneas. São documentários contemplativos, artísticos e com pouca interferência dos realizadores que assumem o papel do observador, deixando as situações e pessoas entregues ao seu próprio ritmo, como uma janela aberta para a vida real.

A ideia de fazer esta pequena Mostra de documentários prende-se com razões tais como a escassez de oferta de mostras e festivais na área do audiovisual/cinema nesta zona do Algarve criando uma distância em relação à criação nacional contemporânea sobre temas portugueses ou de proximidade ideológica e situacional, mas também pela tentativa de se recuperar a experiência do cinema ao ar livre para a comunidade, sendo que o Algarve oferece condições climáticas, paisagísticas, e históricas mais do que propícias.

PROGRAMA:

Abertura: 1 de Setembro - Mar de Sines - FORTALEZA DE SAGRES
com a presença do realizador Diogo Vilhena e do produtor António Campos.

08 de Setembro - É Na Terra Não É Na Lua, de Gonçalo Tocha - M. MEGALÍTICOS DE ALCALAR

15 de Setembro - A Mãe e o Mar, de Gonçalo Tocha - FORTALEZA DE SAGRES

22 de Setembro - Pedra e Cal, de Catarina Alves Costa - ERMIDA N.ª SR.ª DE GUADALUPE

Encerramento: 29 de Setembro - Medronho Todos os Dias (Unedo Omnes Dies), de Sílvia Coelho e Paulo Raposo - MONUMENTOS MEGALÍTICOS DE ALCALAR - Jornadas Europeias do Património. Com o Coro da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros” e prova de medronho.

Todas as informações em: http://mardefilmes.rizomalab.pt/
Vídeo -Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=4c_Kc6Eu8R4
Downloads de Imprensa: https://goo.gl/FbRgpL
Contacto: 966803707

Coordenação Artística e Curadoria: Luísa Baptista | Produção Técnica: Pedro Glória | Programadores Associados: Carolina Rufino e Diogo Vilhena | Comunicação e Divulgação: Luísa Baptista | Desenvolvimento Web: Jorge Rocha | Design e Criação Gráfica: Teresa Moreira | Equipamento audiovisual: Algarproduções – Carlos Abreu | Equipamento de Som: Pedro Glória /LAC - Laboratório de Actividades Criativas

 

 

0
0
0
s2sdefault