A não perder

Nossa Senhora da Açoteia no Museu de Portimão

31 agosto
 

No próximo sábado, dia 31 de agosto, pelas 21h30, o auditório do Museu de portimão recebe a peça de teatro "Nossa Senhora da Açoteia" pela ACTA.

 

Luís Vicente encena e interpreta Nossa Senhora da Açoteia, um monólogo de Luís Campião que venceu, em 2012, o Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva. A acção desenrola-se numa aldeia do Algarve litoral, “quando ainda eram pujantes a faina da pesca e a indústria de conserva de peixe, e os homens e mulheres viviam do mar e para o mar”, como explica o autor do texto. Uma mulher conta a sua história, bem como a das gerações que a precederam. Entre o risível e o trágico, a paixão e a morte, Nossa Senhora da Açoteia trata de “envenenamentos; bruxarias; um esquartejamento; violência física e psicológica extrema ao longo de três gerações…”.

 

A acção decorre em meados dos anos 60 do século passado, numa aldeia do Algarve litoral, quando aqui ainda eram pujantes a faina da pesca e a indústria da conserva de peixe, e os homens e mulheres viviam do mar e para o mar. Os turistas encetavam as primeiras incursões a um Algarve deles ainda distraído...E tinha já começado a guerra colonial.

A peça revela-nos encadeadas sequências de condenações familiares diversas, umas evidentes, outras obscuras. São narradas por uma personagem do tempo dos nossos avós. Fala-se de um outro tempo, portanto; e também de uma outra memória. O que a personagem narra é em muitas ocasiões risível, mas colectivamente trágico; assim como é em muitas ocasiões trágico, mas colectivamente risível. É a vida! Que foi assim; que é assim. A essência da natureza humana afirma-se na sua plenitude intemporal.

Envenenamentos; bruxarias; um esquartejamento; a guerra colonial a ensandecer um homem; uma sexualidade encoberta; uma experiência macabra; violência física e psicológica extrema ao longo de três gerações...Paixão e Morte (como em Lorca).
E, por fim, o aparecimento de uma “Nossa Senhora”, numa casa em chamas. Enfim: uma maravilha de tragédia!

 

 

 

Icons Nao Perder Quando 1
31 agosto | 21h30
Icons Nao Perder Onde 1
Museu de Portimão (Auditório)
Icons Nao Perder Valor 1

5 euros

Bilhetes à venda no Museu de Portimão e em www.bol.pt

Tel: 282 405 230 / 282 405 269

Icons Nao Perder MaisInfo 1

Tel: 282 405 230 / 282 405 269
E-mail: mEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Email

0
0
0
s2sdefault