A não perder

Portimão entrega Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes

12 dezembro

 

 A entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes vai ter lugar na quinta-feira, dia 12 de dezembro, numa cerimónia inserida nas Comemorações Oficiais do Dia da Cidade e marcada para a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00.

O júri da edição 2019 decidiu, por consenso, atribuir o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à novela “O Diário de Antero Maleano”, de António Trabulo.

O romance acompanha a vida de um matador solitário que espera pela próxima encomenda: a que indicará uma nova vítima, a mando de uma organização representada por um tal Demócrito.

Na cidade de Setúbal, Antero recorda um percurso cheio de peripécias em geografias tão diversas como os Balcãs, a América do Sul ou os Estados Unidos. Isto enquanto nos revela um dia-a-dia de tédio e de poucos contactos no espaço limitado do bairro onde tem um apartamento e de onde raramente se afasta

Segundo o júri, o registo diarístico coloca-nos perante uma escrita simples, objetiva e muito segura, marcada quase sempre pelo inesperado. O amor, a solidão, os traumas, a esperança, o desejo, a amizade, a indiferença, tudo isto está neste diário criado por António Trabulo. Talvez o maior espanto, ao lê-lo, venha da forma seca como os factos nos são apresentados, criando no leitor a sensação de falta de futuro, que é o que parece acontecer com o próprio Antero e com as personagens que surgem à sua volta.

 

 

 

 

Icons Nao Perder Quando   Quando

12 dezembro | 21h00

Icons Nao Perder Onde    Onde
Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes
 Icons Nao Perder Valor     Valor

Gratuito

 Icons Nao Perder MaisInfo    Mais Info
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.bmmtgomes.pt  Sábado: 14h00 - 19h00
Segunda-Feira: Encerrado
Morada: Quinta do Bispo 8500-729 Portimão

Email

0
0
0
s2sdefault