A não perder

Exposição Crianças nas artes tem um nome - Montradartekids

22 de março a 23 de abril de 2021
 

“Toda a criança é um artista“ - Pablo Picasso 

Considerando que a prática de Artes Plásticas é de extrema importância quer no desenvolvimento da criança, quer no seu efeito estruturante e ainda as grandes dificuldades que a maioria de todos nós sentimos em apoiar e desenvolver as crianças nesta área artística, Stela Barreto e Sofia Barreto membros fundadores da INICIARTE, em colaboração com esta Associação de Artes Plásticas com sede na Casa das Artes em Portimão, apresentam ao público um projeto inovador de ensino artístico para crianças baseado nas mais contemporâneas correntes pedagógicas europeias.

Por vezes a conceção de ARTE para crianças e a sua tradução na prática estão sujeitas a incorretas interpretações; uma interpretação subjetiva e restritiva das capacidades pessoais de cada criança pode conduzir a que algumas delas mais tarde acreditem que não têm qualquer aptidão para a Arte (desenho, pintura, modelagem, etc)!

Com estas aulas pretende-se que qualquer criança desenvolva as suas capacidades criativas, motoras, gráficas, olhe e interprete crítica e criativamente o mundo que a rodeia, adquira conhecimentos teórico / práticos sobre Arte Contemporânea de uma forma adequada à sua idade.

E ainda que esteja sempre aberta a novas experiências e materiais, libertando-se de preconceitos e “vícios” vários adquiridos de uma forma quase natural através das suas vivências quer através da família como de amigos ou mesmo da escola e que muito estrangulam a sua criatividade e forma de pensar e ver a arte.

Aqui ao construir os seus objetos artísticos (desenhos, pinturas, colagens, técnicas mistas, fotos digitais, fotos e pintura, esculturas, instalações...) a criança viaja através do mundo do saber ver, saber interpretar plasticamente, saber analisar e criticar, saber criar e recriar e por consequência ela própria irá progredir imensamente quer ao nível do domínio cognitivo adquirindo novos conhecimentos e refletindo sobre eles, afetivo nas relações com os seus pares e professora e psicomotor em todos os trabalhos que irá executar.

Além disso, irá trabalhar intensamente o hemisfério direito do cérebro, ou seja, trabalhará o seu campo criativo, artístico, impulsivo, intuitivo, com exercícios adaptados exatamente para esse fim.

Mas... Todo este processo será feito de uma forma divertida e contagiante como convém a qualquer criança deste nível etário.

A “Aventura das Artes Plásticas” é para qualquer criança uma vivência que sonha experimentar!

MONTRADARTEKIDS pretende oferecer às crianças essas grandes e extraordinárias aventuras cheias de descobertas coloridas!

 

 

Icons Nao Perder Quando   Quando

22 de março a 23 de abril de 2021

De segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30

Icons Nao Perder Onde   Onde
EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos
 Icons Nao Perder Valor      Valor
Entrada livre
 Icons Nao Perder MaisInfo    Mais Info

Tel.: 282 400 260

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Email