Exposição “Máquinas de Escrever” de João Monteiro

7 a 30 abril
 

João Monteiro, proprietário da Taberna de Portimão, espaço típico de convívio repleto de detalhes originais e antigos é um admirador do que é português e principalmente antigo. Tem vindo, ao longo dos anos, a colecionar uma variedade de antiguidades entre rádios, bicicletas, copos, jarros e também máquinas de escrever, entre muitos outros.

Hoje, com aproximadamente 100 máquinas de escrever, decidiu dar a conhecer parte desta coleção expondo-a na Casa Manuel Teixeira Gomes.
Da coleção destacam-se as marcas Yóst nº 10, Adler, Oliver com teclado QWERTY, com QWERTZ a Continental, a Olivetti Lettera 32, a Smith Premier e a Continental Rapid. Com os modelos de teclado AZERTY (utilizados na França, Bélgica e outros países de língua francesa na época) estão expostas a Royal 440, a Remington, Underwood, e outras. Ainda é possível ver uma Mignon AEG, máquina rara com ponteiro, de 1903.

A História da Máquina de Escrever: "A invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henri Mill em 1714.

O italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de Teclado. Posteriormente, o mecânico norte americano Carlos Thuber criou um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita (1843). Outros nomes como os do norte-americano Burth, o inglês Jenkins, e o francês Pogrin, colaboraram para o aperfeiçoamento da máquina.

As primeiras máquinas imprimiam apenas em caracteres maiúsculos. Foi Brooks quem conseguiu a impressão dos caracteres maiúsculos e minúsculos.

As primeiras produzidas no fim do século XIX deixavam os datilógrafos “às cegas”, porque o mecanismo tampava o papel e não era possível ver o que era digitado. O problema foi resolvido com a criação de um arranjo semicircular, que mantinha as barras de tipo afastadas da área de digitação...."

Icons Nao Perder Quando 1
7 a 30 abril de 2017 l 10h00-18h00
Icons Nao Perder Onde 1
Casa Manuel Teixeira Gomes
Icons Nao Perder Valor 1
Entrada gratuita
Icons Nao Perder MaisInfo 1

282 480 488

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Segunda a sexta, das 10h00 às 18h00. Encerra ao sábado e domingo.

 

Email

0
0
0
s2sdefault