A Revolução no Algarve e o Algarve na Revolução: o caso de Portimão

19 abril
 

No dia 19 de abril, às 18h00, terá lugar, no Auditório do Museu de Portimão a Conferência “A Revolução no Algarve e o Algarve na Revolução: O Caso de Portimão” por Maria João Raminhos Duarte, onde serão levantadas questões de como se integrou o Algarve nos preparativos revolucionários em Portimão e como foram vividos esses momentos.

Neste caso concreto, procurou-se responder a algumas questões básicas e gerais: Como se integrou o Algarve nos preparativos revolucionários? Qual a importância do seu contributo? Que personalidades tomaram parte directa ou indirectamente parte na revolta militar? Quem emergiu e quem tomou posição, manifestando-se (ou não) pró ou contra a revolução? Quais os aspectos mais focados da nova situação política? Qual a atitude das forças da manutenção da ordem pública no Algarve perante o desenvolvimento da revolução? Quais as motivações que levaram muitos a intervir na vida política? E quais as expectativas que se colocavam na revolução para resolver os problemas do Algarve na época?

E em Portimão, como foram vividos estes momentos? Qual o contributo dos seus homens?
A História da implantação do regime democrático ainda está por fazer, pois o país distante da capital ainda não foi abrangido pela historiografia contemporânea. Para esse facto contribuiu o hábito e prática dos portugueses que fizeram de Portugal o país da “não inscrição”.
Talvez por isso, quarenta anos e três anos após a queda do regime ditatorial ainda se colocam diversas questões sobre a nossa memória colectiva, que ainda causam incómodos sociais e políticos, uns visíveis, outros indeléveis. Importa, pois, conhecer o 25 de Abril nos seus mais variados aspectos, nomeadamente a nível regional e local, para tentarmos compreender qual é a importância, nos nossos dias, da sua memória e que inspiração nos dá o seu legado para a construção de projectos futuros.
Aprofundar o conhecimento sobre o 25 de Abril vai para além da História. É, de certa forma, promover um desígnio nacional que faz cumprir a Democracia."

Consulte o Programa das Comemorações do 25 de Abril aqui. »»

Icons Nao Perder Quando 1
19 abril  2017
Icons Nao Perder Onde 1
Museu de Portimão (Auditório)
Icons Nao Perder Valor 1
Entrada gratuita
Icons Nao Perder MaisInfo 1

282 405 230

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Email

0
0
0
s2sdefault