A não perder

Exposição Coletiva de Pintura "Alquimia"

5 a 31 maio
 

Lídia Almeida é uma artista plástica com um portefólio multifacetado e experiência em diversas técnicas, como pastel seco, vitral, pintura sobre porcelana, escultura, pintura sobre tecido e seda, azulejos, artes decorativas, entre outras.
A sua arte tem dado mostras do seu valor em exposições individuais e coletivas deste e do outro lado do Atlântico, na Venezuela, Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda.

Abriu os olhos ao universo quando o século dobrava pouco mais que a metade no ano em que nevou no Algarve. Aos três anos atravessava o Atlântico rumo à Venezuela acompanhando os pais numa viagem que duraria o tempo longo de voltar com duas flores, hoje mulheres adultas, que são o seu orgulho.
Artisticamente fez os seus estudos iniciais na Escola Superior de Belas Artes e especializou-se no mestrado em arte inca.
Iniciou a sua carreira como professora na Escola Superior de Belas Artes em Barquisimeto e no Instituto Regional de Educação Para Crianças Excecionais.
De regresso a Portugal, leciona na Universidade do Algarve, em ilustração científica e arquitetura paisagística. É formadora de professores e pintora oficial da Faber-Castell e da Pébéo em Portugal.

Em 1990 abre o seu atelier de ensino, trabalhando desde então quer com adultos, quer com crianças nas diversas técnicas da sua especialização. Promove exposições coletivas para apresentação ao público dos trabalhos dos seus formandos, regozijando-se com o sucesso dos que integram exposições individuais e coletivas de prestígio.

 

Sinopse da exposição - Negro e vermelho são cores de contraste vivo, frio e fogo. Com o branco se constroem as tonalidades da transformação, originária na ausência da cor para entrar na luz fulgente - uma mudança do caos e nada para o rasgo da vida.
Alquimia. A jovem mulher rompe do negro face à luz luminosa, na simbologia da cor escarlate triunfante. Caminha arrojada e corajosa, não tem como hesitar e voltar atrás.
O desafio foi lançado aos artistas em formação e cada um encontrou a sua forma, figurativo e significado, em pincelada certa e leve conseguindo a subtileza da sugestão da luz.

Encontra nesta exposição o retrato, a natureza, o simbólico e o figurativo, o sugestivo e o minimalista, a fantasia e o real, expressando cada autor o controlo do preto pelo branco e pela luz, em diferentes estilos e pinceladas.

 

EXPOSIÇÃO COLETIVA DE PINTURA PELOS ALUNOS DA PROFESSORA E ARTISTA LÍDIA GEADA DE ALMEIDA

 

 

Icons Nao Perder Quando 1
5 a 31 maio 2018 | Inauguração 5 de maio - 16h00
Icons Nao Perder Onde 1
Casa Manuel Teixeira Gomes
Icons Nao Perder Valor 1

Entrada gratuita
Icons Nao Perder MaisInfo 1

De segunda a sexta, das 9h00 às 17h00

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

282480488

 

 

 

 

Email

0
0
0
s2sdefault