Portimão celebra o património cultural e rural no Dia Mundial do Turismo

22.09.2020

No próximo domingo, 27 de setembro, Portimão assinala o Dia Mundial do Turismo, sob o mote “Património e Desenvolvimento Rural”, que celebrará a capacidade excecional da atividade turística na criação de oportunidades fora das grandes cidades e na preservação da herança patrimonial das áreas rurais.

O programa, preparado em conjunto entre a Associação Turismo de Portimão e a Câmara Municipal, inclui um Jeep Safari que propõe aos participantes viajarem ao interior do concelho e experimentarem diversas atividades, entre as quais passeios de burro em espaço rural, numa colaboração entre as empresas Burro Ville e Portitours.

Estão previstas saídas às 9h30 e às 14h30, funcionando o Posto de Turismo de Portimão como ponto de encontro. As inscrições para as duas saídas são obrigatórias e limitadas a dez pessoas por safari, devendo ser feitas pelo telefone 282 402 487 ou para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A partir deste dia, estará disponível no Posto de Turismo a nova edição do guia “Passeios Culturais”, que reúne a oferta do património edificado e natural do concelho, propondo sete percursos, através da divulgação dos pontos de encontro com a história existentes em Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande.

Esta data simbólica também foi escolhida para iniciar a disponibilização de informação turística em formato digital nos dispositivos móveis dos visitantes que afluírem ao Posto de Turismo de Portimão, que abre as portas entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Com recurso a esta aplicação web, criada especificamente para o efeito, será ainda possível visionar pequenos vídeos temáticos no interior do Posto de Turismo, com apontamentos sobre a oferta turística do concelho.

Por outro lado, no Jardim 1º de Dezembro, em frente ao Posto de Turismo de Portimão, pode ser vista a partir das 10h00 uma exposição fotográfica de António Marreiros, intitulada “O Património Rural”, com imagens que refletem a ruralidade do concelho, que tem muito mais para oferecer do que apenas sol e praia. A mostra ficará patente até 4 de outubro.

Na parte da tarde, às 15h00, o coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes será ponto de encontro para o passeio cultural “Paisagens Urbanas”, durante o qual a cidade e a sua dimensão patrimonial será apresentada a partir da zona ribeirinha, com passagem por praças, largos e jardins. A inscrição é obrigatória e limitada a oito pessoas, devendo ser feita pelo telefone 282 402 487 ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Também a vila da Mexilhoeira Grande integra a programação do Dia Mundial do Turismo, podendo ser vista a partir das 10h30 no adro da Igreja Matriz a exposição “A Nossa Cultura Sai à Rua“, com imagens sobre a riqueza do património rural da freguesia e a sua importância enquanto herança cultural. A mostra poderá ser apreciada até 11 de outubro.

Merece ainda referência o facto de o Museu de Portimão (10h00 às 18h00) e o Centro de Acolhimento e Interpretação de Alcalar (das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h00) terem entrada livre neste Dia Mundial do Turismo.