Exposição itinerante “A Floresta” – Muito mais que Madeira

A Fundação ”la Caixa” e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão apresentam a exposição “A Floresta” na zona ribeirinha de Portimão.

Foi ontem inaugurada a exposição “A Floresta – Muito mais que Madeira” que contou com a presença Senhor Rafael Chueca, Diretor Corporativo de Território e Centros da Fundação “La Caixa”; Dr. José Pena do Amaral, membro da Comissão Executiva do BPI; Dr. Paulo Miguel Ferreira de Magalhães, Comissário da Exposição e Dra. Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão.

Esta mostra itinerante da Fundação "la Caixa" em Portugal tem como objetivo consciencializar os visitantes da pertença a um sistema maior, que tem a árvore como protagonista, que faz a vida girar. Esta iniciativa pretende, ainda, promover a gestão sustentável das florestas, destacando as mesmas como ecossistemas terrestres com maior biodiversidade do mundo e que conservam o matrimónio de milhares de milhões de anos de evolução, mostrando ainda todas as relações que se estabelecem nestas florestas.

“A Floresta” exibe um percurso pelas principais espécies arbóreas da Península Ibérica, a sua ecologia e ligação com o ser humano, através de uma singular coleção. Apresenta cinco exemplares excecionais de árvores de Portugal que, por motivos morfológicos, históricos ou culturais, são considerados únicos. Uma das árvores apresentadas em miniatura é o Eucalipto de Vale de Canas, de 72 metros, apresentada como a maior da península ibérica e dos maiores do continente europeu.

A Fundação Bancária conta com uma sólida experiência no domínio da divulgação cultural e científica em Espanha, que se concretiza numa programação pensada para todos os públicos. As exposições itinerantes permitem fazer chegar esta programação de grande qualidade a diferentes territórios, sendo que “A Floresta” passou por mais de 60 cidades espanholas nos últimos dez anos e teve cerca de um milhão de visitantes. A mesma vai visitar vários municípios de Portugal ao longo de 2018, entre eles Coimbra, Viseu, Braga e Portimão.

O objetivo principal da exposição é dar a conhecer a importância de preservar os bosques, que são os ecossistemas terrestres com maior biodiversidade, e ressaltar a necessidade de os gerir de forma sustentável. Este âmbito de atuação também irá incluir o estabelecimento de alianças estratégicas com instituições de referência em Portugal e a organização de concertos.

A Fundação Bancária ”la Caixa”, a primeira fundação em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou este ano a implementação da sua ação em Portugal, fruto da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

“A Floresta” - Entrada gratuita
Local: Zona Ribeirinha de Portimão
Horário: 11:00 – 14:00 e 17:00 – 23:00
Visitas guiadas de grupos: 10:00 / 15:00 / 16:00
Estas visitas são à porta fechada e deve ser efetuada marcação através do número 21 121 62 62.

0
0
0
s2sdefault