H4nds duo | VI Festival Internacional de Piano do Algarve

29 de janeiro

 

H4NDS DUO, projeto nascido em Lisboa e amadurecido durante a pandemia, é um duo de piano a 4 mãos formado pelos pianistas António Luís Silva e Tiago Nunes.

O programa apresentado inclui obras que, de maneiras diferentes, remetem o ouvinte para duas temáticas associadas à liberdade, que o ano de 2020 a tantos tirou: a fantasia e a dança.
A fantasia, no sentido mais lato da palavra, é uma expressão intelectual de liberdade.
A dança será uma manifestação de liberdade pelo movimento também este, tão natural no ser humano, severamente restringido nos tempos em que vivemos.
A diversidade da origem geográfica dos compositores escolhidos, sugestiva de uma viagem, homenageia a resiliência daqueles que se viram impedidos de percorrer o mundo no ano que acabamos de viver.
 

Solistas: António Luís Silva e Tiago Nunes

 

PROGRAMA  

F. Schubert - Fantasie in F minor, D940
Allegro molto moderato
Largo
Scherzo: Allegro vivace
D940 Finale: Allegro molto moderato

A. Dvořák – Slavonic Dances
Op. 72 nº2 Dumka
Op. 46 nº8 Furiant

C. Gluck
Ballet from Orpheus and Eurydice

Piazzola
Café 1930.
Nightclub 1960
Libertango

Zequinha de Abreu
Tico-Tico no Fubá

 

António Luís Silva
Natural de Lisboa, estudou com Carla Seixas, Jill Lawson e Álvaro Teixeira Lopes. Foi premiado no Concurso Internacional Cidade do Fundão, no Concurso de Interpretação Frederico de Freitas e no Concurso Ibérico de Piano do Alto Minho. Obteve o segundo prémio no Concurso Internacional de Santa Cecília. Em 2010, terminou com distinção o curso de piano da Escola de Música do Conservatório Nacional (Prémio de Mérito de Melhor Aluno, atribuído pelo Ministério da Educação). Estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e licenciou-se em Música/Piano na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. É Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro (2016). Enquanto estudante, participou em cursos intensivos com grandes pianistas como Caio Pagano, Jeffrey Swan, António Rosado e Adriano Jordão. Tem realizado recitais internacionalmente, a solo e com orquestra, destacando-se as suas atuações recentes no Grande Auditório e na Sala Amália Rodrigues do CCB, no Centro Cultural de Cascais, no Teatro Aveirense e na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, várias das quais gravadas e transmitidas pela RDP/Antena 2.
Tem apresentado repertórios diversos, com um particular gosto por Liszt, Brahms, Rachmaninoff e Grieg, e um lugar de destaque para compositores asiáticos, como M.Tokuyamae T.Yoshimatsu.

Tiago Nunes
Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Seia, onde estudou com Tatiana Yakimova. Concluiu com elevada classificação o Curso Complementar de Piano, sob orientação de Rita Dourado. Participou em cursos intensivos com Aquilles Delle Vigne, Fausto Neves, Álvaro Teixeira Lopes, Paulo Oliveira, Luísa Tender, Nancy Lee Harper, Paul Badura-Skoda, Rudolfo Rubino, Shao Ling eYi Wu. Concluiu a sua licenciatura em Música/Piano sob a orientação de Fausto Neves. Obteve diversas distinções e tem realizado recitais a solo por toda a Europa. Desde o início de 2015, é o diretor artístico do Ciclo de Concertos Coimbra, que decorre anualmente em março nesta cidade. No seguimento da segunda edição, participou na fundação da Associação CulturXis, da qual é presidente. É também diretor, desde a sua fundação, do Concurso de Piano de Oeiras. Na sua atividade como professor, conta com mais de vinte alunos premiados em concursos nacionais e internacionais. Desde 2017, é professor e coordena o departamento de piano no Conservatório de Artes do Montijo. 

 

Diretor Artístico/Programação: Maestro Armando Mota
Stage Manager/Redes Sociais/Publicidade: Frederico Barroso
Audiovisual e gravação vídeo: Nelson Nunes
Produção: Associação Artedosul 

 

Saiba tudo sobre esta iniciativa aqui. »»

 

Icons Nao Perder Quando   Quando

29 de janeiro, 19h00
60 min

Icons Nao Perder Onde    Onde
Grande Auditório do TEMPO -  Teatro Municipal de Portimão 
 Icons Nao Perder Valor     Valor
20€ Plateia / 25€ Balcão 
 
Bilhetes: tempo.bol.pt
 Icons Nao Perder MaisInfo    Mais Info

282 402 475 l 961 579 917

teatromunicipaldeportimao.pt