A não perder

Vanitas - Exposição de Fotografia de Nuno Pinheiro

2 e 30 março
 

 Vanitas = Sopro rápido, Efêmero.   
Esta denominação aparece pela primeira vez num verso da bíblia Hebraica, o livro  Eclesiastes, no velho testamento Vanitas vanitatum omnia vanitas = Vaidade das vaidades, Tudo é vaidade. Um tema que nos faz pensar sobre a natureza vã e passageira da vida humana e de como nos importamos com coisas tão materiais e tão fúteis que nos esquecemos de viver em vez de só existir. Todos nós existimos porque pensamos, e viver?   A morte é um tema sempre presente e a fuga a esta também, pintar a morte de maneira “bonita” de maneira a que esta não seja deselegante quando a seu tempo nos apanha. Normalmente é representada por natureza morta, demonstrando sempre a fragilidade humana, a brevidade desta e de como o tempo a apaga. 

O tema a nível histórico deixou de ser usado por mil anos depois dos gregos e dos romanos, passando a ser usado mais tarde, por volta de dos séculos XV, XVI, onde se começou de novo a pensar mais sobre a brevidade da humanidade, como tudo muda e é efêmero, levando os cristãos a usarem este tema, no norte e sul da Europa, para maior propagação da religião.  
 
Dentro desta forma de pensar, o caminho do humano é ir em busca da beleza interior, pois alma (cada vez mais comprovado) é a única que nunca morre!  
 
Fotograma(s) Positivos  
 Desenhos fotográficos, desenhar com a luz, delinear, expor, fixar, transferir, negativo e positivo.  Fotograma é um conceito em que o fotógrafo ou artista visual, usa um material fotossensível e expõe, através da colocação de objectos opacos ou translúcidos, usando a luz para sensibilizar a base. Depois de exposta, esta é revelada e fixada, saindo um fotograma negativo. Passando novamente pela fonte de luz, este material fotossensível, é invertidamente, posto por cima de outro material fotossensível, transferindo assim uma imagem positiva, criando um Fotograma Positivo.  
Neste projecto o processo é totalmente igual, onde a fonte de luz é um ampliador, o objecto é opaco, o material fotossensível é o sensor da câmara fotográfica, e o revelador e fixador é o programa de edição. O negativo só existe positivamente, pois hoje em dia quando fotografamos, o sensor já nos faz esse trabalho de inversão.

Icons Nao Perder Quando 1
2 e 30 de março 2018 | Inauguração 2 de março - 19h00
Icons Nao Perder Onde 1
Casa Manuel Teixeira Gomes
Icons Nao Perder Valor 1

Entrada gratuita
Icons Nao Perder MaisInfo 1

De segunda a sexta, das 9h00 às 17h00

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

282480488

 

 

 

 

0
0
0
s2sdefault