A não perder

Exposição "Angola: muxima, desenho e texto" e "Conversas com os autores"

6 a 31 julho
 

Esta exposição de pintura, com desenhos do urban sketcher Luís Ançã e textos de Luís Mascarenhas Gaivão, expressa os multímodos com que os angolanos constroem a nação angolana.

 Esta nação é hoje o resultado transcultural de uma mobilidade intensa que a História testemunha. O legado africano bantu e não bantu, as realidades pluriétnicas em convivência, a influência da longa presença colonial portuguesa e brasileira e o resultado da vontade de ser Nação afirmam uma identidade plural, como desejavam os nacionalistas e o Presidente Agostinho Neto: um só povo, uma só nação, sempre plural.

Os autores Luís Mascarenhas Gaivão (texto) e Luís Ançã (desenho) estiveram 15 dias mergulhados sociologicamente em Luanda e nos seus municípios. Construíram esta homenagem, pelo desenho natural que finta o turístico e o convencional e pelo texto que fala "aluandado", à natureza e humanidade dos irmãos angolanos. Aprenderam com eles como se constroem sonhos, como se conquista a vida, dura, implacável, mas com o trunfo secreto da alegria e do recomeço. 

 

Icons Nao Perder Quando   Quando

6 a 31 julho l segunda a sexta-feira: 9h00-17h00

Icons Nao Perder Onde   Onde
Casa Manuel Teixeira Gomes
 Icons Nao Perder Valor      Valor
Entrada livre
 Icons Nao Perder MaisInfo    Mais Info

Tel.: 282 480 492
Tlm.: 92 724 63 18
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Org.: Câmara Municipal de Portimão

0
0
0
s2sdefault