Os quatro municípios da Bacia do Arade voltaram a ser motivo de reflexão e inspiração para novas ideias durante as terceiras Jornadas do Arade que decorreram nos dias 8 e 9 de março no auditório do Museu de Portimão, um espaço de debate promovido pela Associação Teia D'Impulsos.

O objectivo das Jornadas do Arade voltou a ser um diagnóstico dos principais desafios com que os concelhos de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique se deparam no presente e perspetivar soluções para um futuro mais sustentável e baseado numa visão de conjunto para esta sub-região do Algarve.

Foi com este intuito que as Jornadas arrancaram com a dinamização de quatro grupos de trabalho constituídos por alunos do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural do IEFP, da Escola Secundária Poeta António Aleixo de Portimão e da Escola EB 2,3 de Monchique. Durante a manhã de sexta-feira, a troca de ideias em torno de quatro eixos temáticos (melhor educação e formação; valorizar e promover o património humano e natural; mais emprego e desenvolvimento económico; e promoção do desporto e atividade física) revelou-se profícua e as conclusões foram apresentadas no sábado, dando início aos trabalhos do segundo dia das Jornadas.

No âmbito de Portimão – Cidade Europeia do Desporto, as Jornadas arrancaram e terminaram com a prática desportiva como protagonista. Na tarde de sexta-feira, a primeira mesa-redonda debateu a “Promoção da prática desportiva a nível local – Da formação ao alto rendimento”, com as intervenções da nutricionista Joana Cruz, que apresentou um estudo desenvolvido junto da população estudantil sobre os hábitos alimentares e a prática desportiva; de Fábio Lourenço, em representação do município de Odivelas, que revelou como este concelho se tem vindo a tornar um exemplo de boas práticas na promoção da actividade desportiva junto dos seus cidadãos, o que se traduziu na candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2020; de Carlos Afonso Pereira, que expôs um outro caso de sucesso, o do Complexo de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António, o qual já acolhe um número significativo de atletas de alta competição nacionais e internacionais atraídos por condições climatéricas e naturais únicas da região e pela qualidade das infraestruturas; e de Cândida Pereira, que evidenciou a actividade promovida pela Associação Teia d'Impulsos no âmbito do desporto adaptado, em particular através dos projectos Vela Solidária e DAFA – Desporto e Actividade Física Acessível.

Já ao final da tarde de sábado, os trabalhos das Jornadas do Arade encerraram com a intervenção da presidente da Câmara Municipal de Portimão sobre as acções desenvolvidas e programadas no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019. Isilda Gomes focou como esta é uma oportunidade não só para a promoção da prática desportiva e dos hábitos de vida saudável junto da comunidade, como também para a dinamização da economia da região, sobretudo do sector turístico.

Durante esta edição das Jornadas, também se ficou a saber um pouco mais sobre como os fundos europeus têm sido aplicados na região. António Ramos, secretário técnico do PO Algarve 21, apresentou um balanço intermédio num momento em que começam a ser apurados os resultados da primeira fase de aplicação do programa CRESC Algarve 2020 e levantou um pouco o véu sobre quais serão as áreas-chave do próximo programa operacional, nomeadamente a inovação e o estímulo às exportações.

Como já é tradição nas Jornadas do Arade, os temas quentes da actualidade tiveram espaço para uma discussão aberta a todos. A aplicação da taxa turística no Algarve foi questionada por Elidério Viegas, presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que se revelou céptico em relação aos benefícios e à legalidade desta medida aprovada pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve. A abrangência da aplicação da taxa, considerando a alta percentagem de dormidas não registadas oficialmente, a eventual penalização do sector hoteleiro e a forma como as receitas serão distribuídas constituem alguns dos pontos que o presidente da AHETA problematizou. O futuro do Serviço Nacional de Saúde no Algarve serviu de mote para uma sessão de controvérsia que opôs a visão da ARS Algarve, na voz do presidente do Conselho Directivo, Paulo Morgado, à perspectiva dos profissionais da saúde, representada por Ulisses Brito, o presidente do Conselho Regional da Sub-região de Faro da Ordem dos Médicos. A necessidade da construção de um Hospital Central do Algarve, que responda às necessidades da região (aquela que, em todo o país, se encontra geograficamente mais afastada de um hospital central) e aos problemas de sobrelotação com que o Hospital de Faro actualmente se depara, foi um ponto de concordância de ambos os prelectores. Outro ponto polémico tocado nesta edição das Jornadas do Arade residiu na problemática da gestão florestal. “O que mudou ou vai mudar após o incêndio de Agosto de 2018?” foi a questão colocada a Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, e ao Eng. Assis Marques, da Associação de Produtores Florestais do Barlavento Algarvio. A prevenção e o reordenamento florestal reuniram consenso enquanto medidas que podem ajudar a prevenir o que aconteceu no ano passado ou, pelo menos, a minorar as suas consequências. Rui André frisou que não se pode esquecer a sustentabilidade da população e a sua relação com a serra e os seus produtos. Porém, Assis Marques alertou para o facto do risco de incêndio, em crescimento devido às alterações climatéricas, estar a afastar os investidores da floresta, o que contribui para o degradar do ordenamento do território. Portanto, o equilíbrio entre a exploração humana e a preservação da natureza revelam-se determinantes na prevenção dos incêndios. Mas, como foi evidente na discussão, ainda há muito caminho para trilhar.

Uma outra temática que regressou à mesa nesta edição das Jornadas foi o património local. A forma como este tem vindo a ser promovido e dinamizado nos concelhos da Bacia do Arade serviu de mote a uma das mesas-redondas do programa, presidida por Adriana Nogueira, Directora Regional da Cultura do Algarve. Ana Patrícia Ramos e António Pereira expuseram algumas das actividades que o Museu de Portimão tem vindo a desenvolver junto da comunidade para manter viva esta memória como parte constituinte da identidade local. Ismael Medeiros, técnico superior da Câmara Municipal de Lagoa, revelou alguns dos projectos futuros do município no âmbito patrimonial, com particular ênfase para a constituição de uma há muito aguardada unidade museológica em Lagoa. O arqueólogo Cristóvão Fonseca deu a conhecer alguns dos segredos submersos no estuário do Arade que têm sido explorados em projectos de arqueologia subaquática dinamizados pelo CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o Museu Municipal de Portimão. Ficou também o alerta para o conflito que por vezes impera entre a preservação patrimonial e os interesses económicos, neste caso específico, os riscos que a dragagens para a execução do projecto de aprofundamento e alargamento do canal do Arade podem constituir para o património subaquático.

Os projectos intermunicipais que dinamizam a cultura da região ocuparam também um lugar de destaque. Nuno Vieira apresentou a Rota do Petisco, um projecto dinamizado pela Associação Teia D'Impulsos, demonstrou o processo de evolução desta iniciativa que, este ano, irá já para a sua nona edição e cuja imagem oficial foi revelada em primeira mão. Anabela Afonso, comissária do 365 Algarve, apresentou os números e iniciativas que deram corpo às três edições deste programa de apoio que apoia iniciativas culturais, abarcando todos os 16 concelhos da região e apostando na diversificação da oferta turística e na criação de um produto cultural atractivo para turistas e residentes. Artur Gregório, da associação In Loco, expôs as linhas de acção assumidas para a divulgação da dieta mediterrânica como factor de dinamização cultural e económica, de preservação da identidade das comunidades, mas também de promoção de hábitos de vida saudáveis. Iniciativas como o MEDFest, a Rota da Dieta Mediterrânica, ou o projecto Prato Certo, focado na educação alimentar, têm reunido sinergias que ultrapassam a região e mesmo o país, em diálogo com outras populações mediterrânicas num trabalho em rede que abrange o sul da Europa e o Norte de África.

Além do programa científico e de debate, a terceira edição das Jornadas do Arade também convidaram à redescoberta das formas de lazer mais tradicionais. Durante a manhã de domingo, realizaram-se as I Olimpíadas do Arade de Jogos Tradicionais. Todos os que passaram junto ao Museu de Portimão foram convidados a participar e a tentar a sua habilidade e sorte. O resultado foi uma manhã diferente e muito divertida, onde diferentes gerações se cruzaram na partilha de memórias e saberes.

0
0
0
s2sdefault

Nova distribuição de funções pelo executivo municipal de Portimão

Nova distribuição de funções pelo executivo municipal de Portimão

O Município de Portimão vem por este meio tornar público que na sequência da saída do vereador e vice-presidente Joaquim Castelão Rodrigues, para exercer funções de diretor regional do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a distribuição de funções pelo executivo municipal ficou determinada, mediante proposta da presidente da autarquia, Isilda Gomes.

Silent Party põe toda a gente a dançar no Dia Mundial da Criança

Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, sábado, dia 1 de junho, a Câmara Municipal de Portimão propõe pelo segundo ano consecutivo um fim de tarde e noite pautados por uma Festa Silenciosa icónica - “Silent Party”, onde reinará a diversão e a alegria num programa dirigido para toda a família, entre as 18h30 e as 00h00.

Silent Party põe toda a gente a dançar no Dia Mundial da Criança
Semana Intercultural de Portimão volta a promover o  diálogo entre culturas

Semana Intercultural de Portimão volta a promover o diálogo entre culturas

Sob o mote da diversidade cultural, Portimão irá viver mais uma semana dedicada à Interculturalidade, de 25 a 29 de maio, através de um programa de atividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

Portimão é cidade anfitriã das "V Jornadas de Enfermagem da Unidade de Cuidados Intensivos

Nos próximos dias 23 e 24 de maio o auditório o Museu de Portimão será palco para a realização das  V Jornadas de Enfermagem da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) que reunirá profissionais não só do Algarve como de outras regiões do país, em torno do  tema “Da evidência ao Cuidar”.

Portimão é cidade anfitriã das
Cerca de 40 mil vibraram com GP de Portugal em Motonáutica

Cerca de 40 mil vibraram com GP de Portugal em Motonáutica

Uma multidão de cerca de 40 mil espetadores vibrou com o triunfo de Shaun Torrente (Team Abu Dhabi) no Grande Prémio de Portugal F1 em Motonáutica, que ontem se decidiu nas águas do Rio Arade, em Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Startup Portimão dinamiza Bootcamp de Aceleração para empreendedores e empresários

 A Startup Portimão, incubadora de negócios do município de Portimão, especialmente direcionada para as temáticas das “Smart Cities” lança um Bootcamp de Aceleração a pensar nos empreendedores e empresários que pretendam alavancar o seu projeto ou negócio e aprofundar e desenvolver temas fundamentais para o seu sucesso.

Startup Portimão dinamiza Bootcamp de Aceleração para empreendedores e empresários
Câmara homenageia futsal do Portimonense por subida à 1ª Divisão

Câmara homenageia futsal do Portimonense por subida à 1ª Divisão

A equipa de seniores masculinos do futsal do Portimonense Sporting Clube foi alvo na noite do passado sábado, 18 de maio, de uma merecida homenagem nos Paços do Concelho de Portimão, onde a presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes, enalteceu este feito inédito a nível regional, e logo no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto.

Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos

O auditório do Museu de Portimão vai ser palco da Gala CNID, agendada para as 15h00 do dia 27 de maio, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, e que juntará algumas dezenas de profissionais da comunicação social.

Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos
Autocarro do VATe sensibiliza crianças de Portimão para a importância da água

Autocarro do VATe sensibiliza crianças de Portimão para a importância da água

O autocarro do VATe – Vamos Apanhar o Teatro vai estacionar na Praça da República, em Portimão, nos dias 20 e 21 de maio, para a apresentação do espetáculo “Uma Torneira na Testa”, dirigido a crianças do 1º Ciclo, com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Portimão.

Inscrições monitores das Férias Desportivas e da Área Desportiva da Praia da Rocha

 Até ao dia 26 de maio encontram-se abertas as inscrições para monitores da Área Desportiva da Praia da Rocha e das Férias Desportivas, projeto de ocupação dos tempos livres, que entre junho e agosto movimenta cerca de 2000 crianças e jovens do município.

Inscrições monitores das Férias Desportivas e da Área Desportiva da Praia da Rocha
Filosofia na Cidade: conversa solta com Pedro Cabrita Reis no Museu de Portimão

Filosofia na Cidade: conversa solta com Pedro Cabrita Reis no Museu de Portimão

No dia 20 de maio, pelas 18h00, terá lugar no Auditório do Museu de Portimão mais uma conferência “Filosofia na cidade”, organizada pelo grupo de Filosofia do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes de Portimão, sob o mote “Arte, Filosofia & outras iguarias”.

Mobilidade e a acessibilidade nos centros históricos e o impacto do alojamento local são temas em debate na V Semana da Reabilitação Urbana

De 23 a 25 de maio a V Semana da Reabilitação Urbana volta a trazer ao debate temas que estão na ordem do dia relativamente aos centros históricos das cidades, como é o caso da mobilidade e acessibilidades e o impacto do alojamento local- medidas para a sustentabilidade com a participação de especialistas nacionais e locais, para além da exposição de trabalhos e animação urbana no Jardim 1º dezembro que durante os três dias estará em festa com música ao final da tarde.

Mobilidade e a acessibilidade nos centros históricos e o impacto do alojamento local são temas em debate na V Semana da Reabilitação Urbana
Museu de Portimão assinala o seu 11º aniversário com corrida fotográfica, exposições, música e entrega de um novo prémio europeu

Museu de Portimão assinala o seu 11º aniversário com corrida fotográfica, exposições, música e entrega de um novo prémio europeu

Durante o mês de maio o Museu de Portimão assinala 11 anos de existência, com diversas atividades, novas exposições, corrida fotográfica e várias surpresas, estando o dia 18 reservado para os momentos altos desta efeméride.

Rio Arade concentra todas as atenções nos dois próximos fins de semana

Os dois próximos fins de semana na Cidade Europeia do Desporto 2019 vão atrair milhares de espetadores à zona ribeirinha de Portimão, para um autêntico festival aquático que integra provas de grande espetacularidade, como o Mundial de Aquabike e o Campeonato do Mundo Formula 1 de Motonáutica, decorrendo ainda, por ocasião dos mesmos, o evento de lançamento oficial da Algarve Chefs Week 2019. 

Rio Arade concentra todas as atenções nos dois próximos fins de semana
“Procuram-se” aficionados pela fotografia para a 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

“Procuram-se” aficionados pela fotografia para a 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

Este ano a 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, integrada nas comemorações do 11º aniversário do Museu está marcada para os dias 17 e 18 de maio e propõe uma edição especial 24 HORAS, a Noturna e a Diurna, entre as 21h00, do dia 17 de maio e as 21h00, do dia 18 de maio e a Corrida Fotográfica 12 HORAS (Diurna), compreendida entre as 9h00 e as 21h00, no dia 18 de maio.

Lar da Criança de Portimão promoveu Campanha de angariação de bens para apoio às vítimas do Ciclone IDAI em Moçambique

O Lar da Criança de Portimão enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, que desenvolve a sua atividade em prol da primeira infância, sentiu a responsabilidade e o apelo para ajudar as vítimas da catástrofe do ciclone Idai ocorrida na região da Beira em Moçambique.

Lar da Criança de Portimão promoveu Campanha de angariação de bens para apoio às vítimas do Ciclone IDAI em Moçambique
Mercado de Portimão integra campanha internacional “Love Your Local Market”

Mercado de Portimão integra campanha internacional “Love Your Local Market”

Durante todo o mês de maio, e sob a expressão nacional “Gosto do Meu Mercado”, o Mercado da Avenida São João de Deus associa-se à campanha internacional “Love Your Local Market”, uma campanha coordenada e apoiada desde 2014 pela União Internacional de Mercados (WUWM – World Union of Wholesale Markets), que já se desenvolve em mais de 30 países da Europa, América e Ásia, e conta com a participação de mais de 3000 mercados, propondo a realização durante o mês de maio, de atividades de promoção dos mercados como estruturas essenciais do comércio agroalimentar nas cidade e vilas.

“Um dia na Pré-História” volta a animar Alcalar

No âmbito das comemorações do 11º aniversário do Museu de Portimão, o Município de Portimão, através do seu museu e a Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com o Município de Monchique e as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande e o Grupo de Amigos do Museu de Portimão, irá realizar no dia 4 de maio, entre as 10h00 e as 17h30, uma recriação pré-histórica nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, com entrada livre.

“Um dia na Pré-História” volta a animar Alcalar
Portimão Arena acolhe 42º Congresso Anual da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação

Portimão Arena acolhe 42º Congresso Anual da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação

Entre amanhã, dia 26 de abril e o próximo domingo, o Portimão Arena acolhe o 42º Congresso Anual da APTN - Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Concerto “Intemporal” com Paulo de Carvalho alterado para o dia 30 de abril no Portimão Arena

O concerto com Paulo de Carvalho e um espetáculo temático de vídeo mapping na Alameda da República, no âmbito das comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Portimão, foram adiados devido às condições meteorológicas. Estes momentos terão lugar no dia 30 de abril, pelas 22h00, no Portimão Arena, num espetáculo com entrada livre, sujeito ao levantamento prévio dos ingressos. Os mesmos poderão ser gratuitamente adquiridos em locais e horários a informar.

Concerto “Intemporal” com Paulo de Carvalho alterado para o dia 30 de abril no Portimão Arena
Portimão apostou em projeto pioneiro nas Férias da Páscoa da Biblioteca Municipal

Portimão apostou em projeto pioneiro nas Férias da Páscoa da Biblioteca Municipal

No âmbito do Programa das Férias da Páscoa da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a Câmara Municipal de Portimão estabeleceu uma parceria com a Happy Code Algarve, tendo oferecido um Bootcamp de Programação em Roblox às crianças, com mais de 7 anos, residentes no concelho de Portimão.

A Liberdade está no Museu de Portimão com João Abel Manta

No âmbito das comemorações dos 45 anos da Revolução dos Cravos em Portimão, o Museu de Portimão inaugura no dia 26 de abril, pelas 18h00, a exposição intitulada “25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta”, da Colecção do Museu de Lisboa e amavelmente cedida pela Câmara Municipal de Lisboa –EGEAC. 

A Liberdade está no Museu de Portimão com João Abel Manta
Portimão preparado para responder a situações de emergência em período de crise energética

Portimão preparado para responder a situações de emergência em período de crise energética

Na sequência do Despacho exarado pelo Governo, que declara a Situação de Alerta face à crise energética decretada para o setor dos combustíveis, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Portimão (CMPC) reuniu extraordinariamente esta quarta-feira, 17 de abril, ao início da tarde, para avaliar a situação no concelho, bem como implementar medidas de antecipação face aos cenários previsíveis em matéria de proteção civil e socorro.

25 de Abril é assinalado em Portimão com concerto "Intemporal" de Paulo de Carvalho, espetáculo de Vídeo Mapping e assinatura de contratos-programa

O programa das comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Portimão, este ano sob o mote “Abrir Abril”, regista um conjunto de iniciativas nos diversos quadrantes da vida do concelho, sublinhando-se, pelo seu carácter popular, a noite de 24 de abril com um concerto com Paulo de Carvalho e um espetáculo temático de vídeo mapping na Alameda da República.

25 de Abril é assinalado em Portimão com concerto
Rota do Petisco em Portimão com mais de 90 paragens irresistiveis

Rota do Petisco em Portimão com mais de 90 paragens irresistiveis

Portimão continua ser o Município com mais pontos de paragem para um petisco ou um doce regional naquela que será a 9ª edição da Rota do Petisco que este ano tem arranque marcado para o dia 24 de abril e término a 26 de maio – 33 dias que prometem fazer as delícias de todos os petiscadores!

Portimão entra no Tríduo Pascal e (re)vive tradições e manifestações de fé rumo à Páscoa

 Portimão prepara-se para viver o Tríduo Pascal e (r)eviver tradições seculares que marcam o programa litúrgico dos próximos dias rumo à Páscoa e constituem fortes manifestações de fé de largos milhares de crentes, envolvendo não só a comunidade local, como quem está de visita ao Município nesta quadra festiva.

Portimão entra no Tríduo Pascal  e (re)vive tradições e  manifestações de fé rumo à Páscoa
Músico catalão Jordi Savall apresenta-se em Portimão com o ensemble Hespèrion XX

Músico catalão Jordi Savall apresenta-se em Portimão com o ensemble Hespèrion XX

Jordi Savall, o gambista, regente e compositor catalão considerado “uma das mais importantes forças do renascimento da música antiga” virá ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, no dia 26 de Abril, às 21h30, acompanhado pelo ensemble Hespèrion XXI, onde fará uma incursão pelas músicas ‘étnicas’.

Portimão amplia Programa de Desfibrilhação Automática Externa a Forças de Segurança Pública

Serviço Municipal de Proteção Civil arrancou, na passada quarta-feira, 10 de abril, com a formação de operacionais das três forças de segurança existentes no concelho. No total, serão formados mais de 200 elementos.

Portimão amplia Programa de Desfibrilhação Automática Externa a Forças de Segurança Pública
 Praia da Rocha volta a vencer título de Praia Cinco Estrelas Regiões

Praia da Rocha volta a vencer título de Praia Cinco Estrelas Regiões

A Praia da Rocha renova o título como um dos ícones regionais de interesse nacional, na categoria “Praias” do Algarve. Recorde-se que em 2018 esta distinção já tinha sido atribuída a esta praia, que foi igualmente, em Portugal, a campeã absoluta dos “hashtags” no Instagram, com mais de 62 mil partilhas nesta rede social.

19ª Corrida Fotográfica de Portimão com uma edição especial 24 HORAS e outra de 12 HORAS

Este ano a 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, integrada nas comemorações do 11º aniversário do Museu está marcada para os dias 17 e 18 de maio e propõe uma edição especial 24 HORAS, a Noturna e a Diurna, entre as 21h00, do dia 17 de maio e as 21h00, do dia 18 de maio e a Corrida Fotográfica 12 HORAS (Diurna), compreendida entre as 9h00 e as 21h00, no dia 18 de maio.

19ª Corrida Fotográfica de Portimão com uma edição especial 24 HORAS e outra de 12 HORAS
Portimão recebe 4º Encontro Nacional de Centros de Marcha e Corrida (Sul)

Portimão recebe 4º Encontro Nacional de Centros de Marcha e Corrida (Sul)

O 4º Encontro Nacional de Centros de Marcha e Corrida (Zona Sul) irá decorrer no próximo dia 31 de março na zona ribeirinha de Portimão, cujo programa arrancará às 9h30.

Uma Noite na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil no dia 6 de abril com uma noite diferente, pensada para crianças dos 4 aos 12 anos.

 Uma Noite na Biblioteca Municipal
Portimão é palco de etapas dos Campeonatos Nacionais de Triatlo por Clubes e em Estafetas Mistas

Portimão é palco de etapas dos Campeonatos Nacionais de Triatlo por Clubes e em Estafetas Mistas

No fim-de-semana de 23 e 24 de março, Portimão vai receber a primeira das quatro etapas que compõem o Campeonato Nacional de Clubes em Triatlo – Masculinos e Femininos e a etapa única do Campeonato Nacional Triatlo - Estafetas Mistas, provas que juntarão na Cidade Europeia do Desporto 2019 perto de 440 atletas.

Portimão lança Passaporte CED 2019 e dá a provar doces maravilhas na BTL

Dois dos momentos altos na programação de ontem, 14 de março, da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2019 foram o lançamento do Passaporte Portimão - Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) e a exibição pública da curta-metragem “A Viagem.”

Portimão lança Passaporte CED 2019 e dá a provar doces maravilhas na BTL
Portimão em destaque na 31ª BTL

Portimão em destaque na 31ª BTL

Portimão volta a estar presente em plano de evidência na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, cuja 31ª edição se realiza de 13 a 17 de março nas instalações da FIL, situadas no Parque das Nações.

Jornadas do Arade voltaram a ser espaço de debate sobre os Municípios da Bacia do Arade

Os quatro municípios da Bacia do Arade voltaram a ser motivo de reflexão e inspiração para novas ideias durante as terceiras Jornadas do Arade que decorreram nos dias 8 e 9 de março no auditório do Museu de Portimão, um espaço de debate promovido pela Associação Teia D'Impulsos.

Jornadas do Arade voltaram a ser espaço de debate sobre os Municípios da Bacia do Arade
Museu de Portimão exibe tesouro do cinema português “Heróis do Mar” integrado no Festival Video Lucem

Museu de Portimão exibe tesouro do cinema português “Heróis do Mar” integrado no Festival Video Lucem

No próximo dia 15 de março, pelas 21h30, o Auditório do Museu de Portimão exibe a quarta sessão da 3ª edição do Video Lucem “Heróis do Mar”, um filme que tem o som perdido e que foi filmado em 1949 por Fernando Garcia.

Museu de Portimão inaugura exposição “Mascotes Olímpicas – De Talismãs a Símbolos de Identidade

No dia 16 de março, às 16h00, inaugura no Museu de Portimão a Exposição “Mascotes Olímpicas – De Talismãs a Símbolos de Identidade”.

Museu de Portimão inaugura exposição “Mascotes Olímpicas – De Talismãs a Símbolos de Identidade
Portimão também venceu no 53º Festival RTP da Canção

Portimão também venceu no 53º Festival RTP da Canção

A final do 53º Festival RTP da Canção, transmitida em direto a partir do Portimão Arena na noite de 2 de março, constituiu um sucesso em toda a linha e elevou bem alto a imagem do município.

Bibliotecas Escolares de Portimão celebram a Semana da Leitura sob o mote “Hoje leitor, amanhã Leitor”

De 11 a 15 de março, as Bibliotecas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Portimão vão ser palco da 13ª edição da Semana da Leitura com a participação das escritoras Analita Santos e Sofia Furtado.

Bibliotecas Escolares de Portimão celebram a Semana da Leitura sob o mote “Hoje leitor, amanhã Leitor”