Ao tomar conhecimento do falecimento da Senhora Isaura Assunção da Silva Borges Coelho, distinguida no passado dia 11 de Dezembro, Dia da Cidade de Portimão, com o título de cidadã benemérita e com a Medalha de Honra do Município de Portimão, vem a Câmara Municipal de Portimão manifestar publicamente um voto sentido de pesar e de respeito profundo, muito sincero, pela memória de tão ilustre portimonense, apresentando à família enlutada as sentidas condolências.

Breve biografia de Isaura Assunção Silva Borges Coelho
Foi uma das grandes figuras da resistência ao fascismo e da luta das mulheres pela democracia, liberdade e igualdade de direitos, em Portugal.
Em 2002, o Presidente da República, Jorge Sampaio, atribui-lhe a condecoração da Ordem da Liberdade.
Nascida em Portimão, em 1926, cedo revelaria a sua coragem e amor pelo próximo. Tinha 11 anos quando, na Praia do Vau, salvou de afogamento uma menina um ano mais velha. Aos 16 anos, na passagem de nível da estrada de Monchique, saltou para a linha de comboio, despindo a blusa vermelha para dar o alerta, conseguindo evitar o embate da automotora contra uma mula e a carroça, o que lhe valeu um processo judicial.
Entre 1949 e 1952, frequentou a Escola de Enfermagem Artur Ravara.
Começou a exercer a profissão no Hospital dos Capuchos. As condições de trabalho eram árduas, as enfermeiras obrigadas a turnos de 12 horas, que iam muitas vezes até às 24 horas, e a trinta velas de 12 horas, com apenas uma folga semanal. Cedo Isaura se colocou à frente da sua luta pela melhoria das condições de trabalho e dos cuidados de saúde nos hospitais.
Quando doze das suas colegas enfermeiras do Hospital Júlio de Matos, foram despedidas, por terem casado sem autorização, encabeçou um abaixo-assinado a Salazar, ao Cardeal Cerejeira e ao Enfermeiro-mor dos hospitais. Recolheu centenas de assinaturas para exigir a liberdade de casamento para as enfermeiras. (Recorde-se que o decreto-lei nº 28794, de 1 de Julho de 1938, estabelecia no artigo 60 que «Nos lugares dos serviços de enfermagem e domésticos (serviço interno) a preencher por pessoal feminino, só poderão de futuro ser admitidas mulheres solteiras e viúvas, sem filhos, as quais serão substituídas logo que deixem de verificar-se estas condições». A proibição do casamento das enfermeiras só terminaria, depois de longa luta, com a publicação do decreto nº 44923, de Março de 1963.)
Adere ao Movimento de Unidade Democrática (MUD). Em 1953, durante a campanha para as eleições para a Assembleia Nacional, quando se dirigia para a sede do MUD Juvenil (aos Anjos, Lisboa) é presa juntamente com outros jovens, posteriormente libertados. Ficou em prisão preventiva por dinamizar do “movimento das enfermeiras”.
A “casamenteira”, como jocosamente a PIDE a apelidava, foi sujeita ao regime de isolamento, brutalmente espancada e arrastada pelos cabelos, na presença do seu advogado, Dr. Lopes Correia, também violentamente agredido pela PIDE.
A marcação do julgamento desencadeou um amplo movimento de protesto. Foram distribuídos panfletos e tarjetas contra a prisão arbitrária e a violência, sendo exigindo “Liberdade para Isaura” nas paredes de Lisboa.
Em Junho de 1954, o MUD Juvenil, num dos seus comunicados, denunciava a situação: “Com Isaura Silva, no banco dos réus, estão as enfermeiras e a juventude de Portugal”.
No Tribunal Plenário, durante o julgamento, a PIDE ocupou a quase totalidade dos lugares do público, não conseguindo impedir que fosse saudada por muitos populares e recebido um cravo branco de uma enfermeira. Entre as testemunhas de defesa, estava o poeta Alexandre O’Neil, a escritora Maria Lamas, o engenheiro Veiga de Oliveira e Maria Isabel Aboim Inglês.
Passou quatro anos na prisão. Tinha sido condenada ”apenas” a dois anos de prisão maior, à perda de direitos políticos por quinze anos e a «medidas de segurança» prorrogáveis, por “pertencer ao MUD Juvenil e fazer a sua apologia, por ter acusado a PIDE de infligir torturas morais e físicas aos presos, por ter exigido condições mínimas para o trabalho nos hospitais, por ter protestado contra o facto de as enfermeiras não poderem casar”.
Chegou a pesar trinta quilos, esteve às portas da morte, sendo internada no Hospital de Santa Marta e no Hospital de Santa Maria, onde colheu a solidariedade de médicos e enfermeiros. Ligada a este movimento das enfermeiras, foi também presa a sua irmã Hortênsia da Silva Campos Lima, casada com o advogado que viria a estabelecer-se em Portimão, Manuel Campos Lima.
Libertada em 1956, a sua ação na resistência contra a ditadura fascista não abrandou. Foi-lhe fixada residência em Portimão, na casa dos pais. Era permanentemente vigiada pela PIDE, tal como os seus familiares e amigos.
Após um ano de residência fixa, foi autorizada a regressar a Lisboa. Esteve em formação no Instituto Português de Oncologia, com o Professor Gentil Martins. Admitida na Liga dos Hospitais onde desenvolveu um trabalho muito elogiado, dela acabou por ser expulsa pelo almirante Henrique Tenreiro, que dominava a Liga, quando soube, pela PIDE, do passado de resistência antifascista de Isaura.
Impedida de trabalhar nos hospitais públicos, com a ajuda do Professor Pulido Valente e do Dr. Pedro Monjardino, conseguiu trabalho numa clínica particular. Só depois de muito protestar e lutar, entrou no Curso de Puericultura e Partos da Maternidade Alfredo da Costa, sendo admitida como enfermeira eventual.
Após o 25 de Abril, recusou o cargo de enfermeira-chefe dos Hospitais Civis de Lisboa, mantendo-se como enfermeira de 2ª classe, na Maternidade Alfredo da Costa. Subiu a enfermeira de 1ª e a enfermeira-chefe. Tirou o Curso de Enfermagem Pediátrica e Saúde Infantil. Exerceu, até à reforma, o cargo de enfermeira-chefe do Serviço de Prematuros da Maternidade Alfredo da Costa, onde foi igualmente delegada sindical dos enfermeiros.
Viria a casar no Forte de Peniche com António Borges Coelho, que estava a cumprir pena de prisão onde esteve seis anos, seis meses dos quais em total isolamento. Deste casamento nasceria a única filha de ambos.
António Borges Coelho é uma das grandes personalidades da democracia e da cultura em Portugal, catedrático jubilado da Universidade de Lisboa, historiador, poeta, romancista, com uma obra monumental na área da investigação histórica, continua a publicar a sua História de Portugal, da qual já saíram vários volumes.

 

0
0
0
s2sdefault

Portimão acolhe encerramento nacional da Semana Europeia do Desporto

Portimão acolhe encerramento nacional da Semana Europeia do Desporto

A 5ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED), que se assinala entre 23 e 30 de setembro, vai ter o encerramento a nível nacional em Portimão, tendo sido preparado um vasto conjunto de propostas com o objetivo de desafiar os munícipes a praticarem atividade física nos diferentes equipamentos desportivos municipais, a título gratuito.

Portimão associa-se às comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde

O Município de Portimão associa-se às comemorações do 40º aniversário do Serviço Nacional de Saúde com a apresentação pública do livro “Resgate da Dignidade: a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 40 anos do SNS”, marcada para as 18h00 de 23 de setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Portimão associa-se às comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde
Exercício físico regular disponível para diabéticos

Exercício físico regular disponível para diabéticos

Começa no próximo dia 2 de outubro no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão o programa comunitário de exercício físico “Diabetes em Movimento”, destinado a pessoas com diabetes tipo 2, o qual se prolongará até junho de 2020.

Portimão recebe 1º encontro global da comunidade shesaid.so — MEETSSS - uma rede internacional de mulheres no mundo da música

Portimão vai acolher entre os dias 3 e 6 de outubro o primeiro encontro internacional da shesaid.so, uma rede mundial de mulheres da indústria da música que este ano celebra o quinto aniversário.

Portimão recebe 1º encontro global da comunidade shesaid.so — MEETSSS - uma rede internacional de mulheres no mundo da música
Portimão procura Centenários

Portimão procura Centenários

O Município de Portimão pretende identificar todos os cidadãos centenários, residentes no concelho, com o objetivo de os poder homenagear no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, 1 de Outubro.

Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade e convida à (re)descoberta de Alvor sem carros

De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objectivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade e convida à (re)descoberta de Alvor sem carros
“A nossa cultura sai à rua” volta a trazer um programa de animação rico em artes, saberes e sabores para toda a família

“A nossa cultura sai à rua” volta a trazer um programa de animação rico em artes, saberes e sabores para toda a família

No dia 21 de setembro, das 9h30 às 23h00 realiza-se a 7ª edição da “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua, integrada nas Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”.

Portimão associa-se à campanha Setembro Amarelo com o objetivo de consciencializar a população para a temática da prevenção do suicídio

Durante este mês Portimão irá viver a campanha “Setembro Amarelo” e associar-se ao evento «Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio», através de um conjunto de atividades e ações de sensibilização dinamizadas pelo Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), com o apoio do Município de Portimão.

Portimão associa-se à campanha Setembro Amarelo com o objetivo de consciencializar a população para a temática da prevenção do suicídio
Marina de Portimão é ‘stop over’ para etapa inicial da Clipper Round the World Yatch Race

Marina de Portimão é ‘stop over’ para etapa inicial da Clipper Round the World Yatch Race

A Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa liga Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, tem um ‘stop over’ na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com os mais de 230 velejadores que tomam parte neste trajeto inicial.

Museu de Portimão recebe II Simpósio Internacional de Pintura

A segunda edição do Simpósio Internacional de Pintura de Portimão arranca no próximo dia 23 de setembro, e irá decorrer até ao dia 28 de setembro, entre as 9h30 e as 18h30, no Museu de Portimão.

Museu de Portimão recebe II Simpósio Internacional de Pintura
Xadrezistas lusos decidem títulos nacionais em Portimão

Xadrezistas lusos decidem títulos nacionais em Portimão

Desde o passado dia 7 e até 15 de setembro, Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 volta a ser a capital portuguesa do xadrez, com a realização dos Campeonatos Nacionais Absoluto, Feminino e de Amadores, provas que trouxeram ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão quase todos os melhores xadrezistas lusos da atualidade.

56.000 espetadores viveram de perto as emoções das Superbikes

Mais de 56.000 espectadores voltaram a quebrar - pelo terceiro ano consecutivo - o recorde de assistência na etapa portuguesa do mundial Superbike, apesar dos termómetros terem ultrapassado a barreira dos 30°C ao longo dos três dias de competição. Após os 52.000 espectadores presentes em 2018, novo recorde foi batido na décima visita do campeonato ao traçado junto á cidade de Portimão.

56.000 espetadores viveram de perto as emoções das Superbikes
Portimão preparado para o agravamento do risco de incêndio rural

Portimão preparado para o agravamento do risco de incêndio rural

Na sequência do Despacho do Governo, até ao próximo domingo, 8 de setembro, está declarada a Situação de Alerta no âmbito da Proteção Civil, devido ao agravamento significativo do risco de incêndio rural.

Festival do Berbigão celebra 17 anos em duas noites e com mil e uma iguarias

A 17ª edição do Festival do Berbigão, decorre no fim de semana de 14 e 15 de setembro no Polidesportivo da Figueira, entre as 19h00 e 01h00 e promete, mais uma vez, levar milhares de pessoas a esta localidade da freguesia da Mexilhoeira Grande, em Portimão.

Festival do Berbigão celebra 17 anos em duas noites e com mil e uma iguarias
Beactive Beach Games proporcionam atividades para toda a família

Beactive Beach Games proporcionam atividades para toda a família

O fim-de-semana de 7 e 8 de setembro promete muita animação para os participantes nos Beactive Beach Games, a decorrer na Área Desportiva da Praia da Rocha e abertos a toda a família.

Portimão Arena volta a receber elite mundial da ginástica rítmica

De 6 a 8 de setembro, a Cidade Europeia do Desporto 2019 também será a capital internacional da ginástica rítmica, com a presença de 250 atletas em representação de 24 países, que disputarão no Portimão Arena a última etapa da Taça do Mundo deste ano.

Portimão Arena volta a receber elite mundial da ginástica rítmica
“Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio

“Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio

Portimão irá viver o “ Setembro Amarelo” e associar-se ao evento  «Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio», através de um conjunto de atividades e ações de sensibilização dinamizadas pelo Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), com  o apoio do Município de Portimão.

Primeira semana de setembro em cheio na Cidade Europeia do Desporto 2019

A Cidade Europeia do Desporto 2019 não dá tréguas e até ao final desta primeira semana de setembro abundam as propostas irrecusáveis, da ginástica rítmica às superbikes, passando pela vela, futsal, judo e xadrez.

Primeira semana de setembro em cheio na Cidade Europeia do Desporto 2019
Ena Pá 2000 e Tara Perdida abrilhantam 20.º Festival da Juventude da Mexilhoeira Grande

Ena Pá 2000 e Tara Perdida abrilhantam 20.º Festival da Juventude da Mexilhoeira Grande

A 20ª edição do Festival da Juventude da Mexilhoeira Grande promete ficar na história pelo sugestivo cartaz musical, composto pelas bandas portuguesas Ena Pá 2000 e Tara Perdida, as quais prometem levar ao rubro o público nos concertos agendados para o Polidesportivo da Figueira, nas noites de 6 e 7 de setembro de 2019. Também os Pearl Band, banda de tributo a Pearl Jam, e os Hybrid Theory, de tributo a Linkin Park, se juntam à festa, em concertos de abertura a partir das 21h30.

Inscrições para época desportiva 2019/20 decorrem nas primeiras semanas de setembro

O Município de Portimão vai retomar em setembro os diversos projetos relacionados com a época desportiva 2019/2020, com uma oferta diversificada, onde não faltam a ginástica de manutenção e adaptada, modalidades de ginásio, ténis, natação, hidroginástica, hidroterapia, ballet, dança contemporânea, futebol, andebol, marcha e corrida.

Inscrições para época desportiva 2019/20 decorrem nas primeiras semanas de setembro
Setembro traz vela, hóquei em patins, superbikes, judo, golfe e ginástica rítmica ao mais alto nível

Setembro traz vela, hóquei em patins, superbikes, judo, golfe e ginástica rítmica ao mais alto nível

São bastantes os destaques da programação de setembro na Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), que receberá provas nacionais e internacionais de grande prestígio, como a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Mundial de Superbikes, o Alvor Judo Camp, a Elite Cup de Hóquei em Patins ou o Open de Portugal em Golfe, sem esquecer a passagem por Portimão da etapa inicial da Clipper Round the World 2019.

O melhor da música em Portimão com 1º Live and Loud Fest Powered by Marginália

Ponto alto na programação musical de verão, o 1º Live and Loud Fest Powered by Marginália terá lugar na Praça da República, em pleno centro da cidade de Portimão, nas noites de 28 e 29 de agosto de 2019, a partir das 22h00.

O melhor da música em Portimão com 1º Live and Loud Fest Powered by Marginália
Estrelas do futsal interagem com crianças e jovens no Gira Movistar MegaCracks

Estrelas do futsal interagem com crianças e jovens no Gira Movistar MegaCracks

Ainda é possível às crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos inscreverem-se gratuitamente na maior ação de formação de futsal alguma vez realizada no Algarve - o projeto Gira Movistar MegaCrack, durante o qual os jogadores do Inter Movistar, com especial destaque para Ricardinho, o português considerado o melhor jogador do mundo, desenvolverão uma interação desportiva e lúdica, com exercícios de treino, minijogos e muita diversão.

EMARP revê acordo de empresa com sindicatos e evita greve

Responsáveis da administração da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão assinaram na passada quarta-feira, 14 de agosto, e nesta sexta-feira, dia 16, a revisão do Acordo de Empresa, respetivamente, com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL), os quais desconvocaram a greve previamente agendada para o período entre 15 e 18 deste mês.

EMARP revê acordo de empresa com sindicatos e evita greve
Município de Portimão homenageou Emanuel Duarte, revelação da Volta a Portugal em Bicicleta

Município de Portimão homenageou Emanuel Duarte, revelação da Volta a Portugal em Bicicleta

O jovem ciclista portimonense Emanuel Duarte, que conquistou a Camisola Branca equivalente ao Prémio da Juventude na 81ª Volta a Portugal em Bicicleta, foi esta tarde homenageado pela Câmara de Portimão, tendo recebido da presidente Isilda Gomes a medalha de honra Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED).

Startup Portimão comemorou o 2º aniversário e prepara-se para acelerar rumo a futuro promissor

No passado dia 12 de agosto a Startup Portimão celebrou o seu 2º aniversário em ambiente de festa e espírito empreendedor, na presença de empreendedores, parceiros e amigos que aplaudiram o sucesso destes dois anos de atividade e olharam com entusiasmo para os próximos passos que serão dados em prol do empreendedorismo no Município.

Startup Portimão comemorou o 2º aniversário  e prepara-se para acelerar rumo a futuro promissor
Susana Travassos homenageia Mercedes Sosa no TEMPO em Portimão

Susana Travassos homenageia Mercedes Sosa no TEMPO em Portimão

A cantora Susana Travassos apresenta no dia 17 de Agosto, pelas 21h30, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, um concerto de homenagem a Mercedes Sosa, uma das maiores artistas da América Latina, que nos deixou há 10 anos.

Craques do futsal disputam International Masters no Portimão Arena

No âmbito da programação da Cidade Capital Europeia do Desporto 2019, Portimão vai acolher novamente, nos dias 24 e 25 de agosto, o International Masters Futsal, que reunirá um elenco de luxo, com quatro das melhores equipas do mundo da modalidade: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Inter Movistar FS e AFC Kairat.

Craques do futsal disputam International Masters no Portimão Arena
Portimão em condições de responder  a situações de emergência neste período de crise energética

Portimão em condições de responder a situações de emergência neste período de crise energética

Até 21 de agosto, está declarada pelo Governo a Situação de Alerta no âmbito da Proteção Civil, devido à greve dos motoristas de matérias perigosas. 

Festival da Sardinha bate recordes com 100 mil visitantes em cinco dias

Cerca de cem mil pessoas passaram pela 25ª edição do Festival da Sardinha, que encheu de animação a zona ribeirinha de Portimão entre 7 e 11 de agosto.

Festival da Sardinha bate recordes com 100 mil visitantes em cinco dias
Reconhecer, promover e divulgar o voluntariado em Portimão

Reconhecer, promover e divulgar o voluntariado em Portimão

O Município de Portimão, no seguimento do que foi anunciado no Dia da Cidade em dezembro último,  lança o Prémio Municipal do Voluntariado com vista a apoiar e distinguir as melhores práticas de voluntariado e promover o exercício de responsabilidade social e cidadania ativa, estimulando a apresentação de projetos inovadores de voluntariado, a partir de dia 16 de setembro e até dia 15 de outubro , datas para candidaturas ao Prémio.

Festival da Sardinha abre com enchente histórica

Mais de 25 mil pessoas passaram ontem à noite pela zona ribeirinha de Portimão, aquando da abertura do 25º Festival da Sardinha, que decorre até ao próximo domingo, 11 de agosto, com inúmeros motivos de interesse.

Festival da Sardinha abre com enchente histórica
Festival da Sardinha tem propostas para toda a família até domingo

Festival da Sardinha tem propostas para toda a família até domingo

A partir desta quarta-feira, 7 de agosto, e até ao próximo domingo, dia 11, a sardinha assada volta a ser reinar na zona ribeirinha de Portimão, em cinco noites de boa comida e muita animação, numa festa de cariz popular que marca o Verão algarvio desde a década de 1980.

Recriação da descarga de peixe na zona ribeirinha de Portimão antecipa Festival da Sardinha

Na próxima terça-feira, 6 de agosto, véspera da abertura oficial do 25º Festival da Sardinha, vai ter lugar na zona ribeirinha de Portimão uma recriação da descarga de sardinha, a qual está marcada para as 10h30 no Cais Gil Eanes, localizado em frente ao Jardim Visconde Bívar.

Recriação da descarga de peixe na zona ribeirinha de Portimão antecipa Festival da Sardinha
Património cultural do Algarve vai ser esculpido em areia

Património cultural do Algarve vai ser esculpido em areia

O património cultural de diferentes concelhos do Algarve vai ser esculpido em areia na SandCity, em Lagoa, resultando duma parceria entre alguns municípios e  a  organização  deste  parque  temático  que  apresenta  a  maior  exposição  de escultura em areia já construída.

Verão cheio de propostas para toda a família em Portimão

Até meados de setembro, Portimão tem muito para oferecer a quem visita o município, proporcionando uma atrativa agenda dirigida às famílias, repleta de propostas para todos os gostos e idades, do desporto à cultura, sem esquecer as tradições locais e a pura diversão, sempre com a Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) como referência.

Verão cheio de propostas para toda a família em Portimão
Comissário Europeu Christos Stylianides participa em diálogo sobre proteção civil na zona ribeirinha de Portimão

Comissário Europeu Christos Stylianides participa em diálogo sobre proteção civil na zona ribeirinha de Portimão

O Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, vai participar a 1 de agosto no debate “Diálogo com os Cidadãos - Juntos protegemos melhor", que terá lugar a partir das 18h30 na zona ribeirinha de Portimão, junto ao Museu.

Festas em Honra de Santo André na Penina celebram 27 anos

Como manda a tradição, Portimão vai viver dois fins de semana de festa repletos de muita fé e devoção integrados nos festejos de Santo André na Igreja da Penina (3, 4, 10 e 11 de agosto) que vão animar o concelho e marcar estas celebrações com a participação da comunidade.

Festas em Honra de Santo André na Penina celebram 27 anos
Governo reconhece interesse público a Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019

Governo reconhece interesse público a Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019

Pelo despacho nº 5501, datado de 22 de maio último e publicado em Diário da República na edição do passado dia de 6 de junho, a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto reconhece o interesse público do projeto Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019.

Propostas para todos os gostos este fim-de-semana em Portimão

São vários os acontecimentos a decorrer em Portimão nos próximos dias. De 18 a 21 de julho, há muitas sugestões para todos os gostos e idades.

Propostas para todos os gostos este fim-de-semana em Portimão