Ao tomar conhecimento do falecimento da Senhora Isaura Assunção da Silva Borges Coelho, distinguida no passado dia 11 de Dezembro, Dia da Cidade de Portimão, com o título de cidadã benemérita e com a Medalha de Honra do Município de Portimão, vem a Câmara Municipal de Portimão manifestar publicamente um voto sentido de pesar e de respeito profundo, muito sincero, pela memória de tão ilustre portimonense, apresentando à família enlutada as sentidas condolências.

Breve biografia de Isaura Assunção Silva Borges Coelho
Foi uma das grandes figuras da resistência ao fascismo e da luta das mulheres pela democracia, liberdade e igualdade de direitos, em Portugal.
Em 2002, o Presidente da República, Jorge Sampaio, atribui-lhe a condecoração da Ordem da Liberdade.
Nascida em Portimão, em 1926, cedo revelaria a sua coragem e amor pelo próximo. Tinha 11 anos quando, na Praia do Vau, salvou de afogamento uma menina um ano mais velha. Aos 16 anos, na passagem de nível da estrada de Monchique, saltou para a linha de comboio, despindo a blusa vermelha para dar o alerta, conseguindo evitar o embate da automotora contra uma mula e a carroça, o que lhe valeu um processo judicial.
Entre 1949 e 1952, frequentou a Escola de Enfermagem Artur Ravara.
Começou a exercer a profissão no Hospital dos Capuchos. As condições de trabalho eram árduas, as enfermeiras obrigadas a turnos de 12 horas, que iam muitas vezes até às 24 horas, e a trinta velas de 12 horas, com apenas uma folga semanal. Cedo Isaura se colocou à frente da sua luta pela melhoria das condições de trabalho e dos cuidados de saúde nos hospitais.
Quando doze das suas colegas enfermeiras do Hospital Júlio de Matos, foram despedidas, por terem casado sem autorização, encabeçou um abaixo-assinado a Salazar, ao Cardeal Cerejeira e ao Enfermeiro-mor dos hospitais. Recolheu centenas de assinaturas para exigir a liberdade de casamento para as enfermeiras. (Recorde-se que o decreto-lei nº 28794, de 1 de Julho de 1938, estabelecia no artigo 60 que «Nos lugares dos serviços de enfermagem e domésticos (serviço interno) a preencher por pessoal feminino, só poderão de futuro ser admitidas mulheres solteiras e viúvas, sem filhos, as quais serão substituídas logo que deixem de verificar-se estas condições». A proibição do casamento das enfermeiras só terminaria, depois de longa luta, com a publicação do decreto nº 44923, de Março de 1963.)
Adere ao Movimento de Unidade Democrática (MUD). Em 1953, durante a campanha para as eleições para a Assembleia Nacional, quando se dirigia para a sede do MUD Juvenil (aos Anjos, Lisboa) é presa juntamente com outros jovens, posteriormente libertados. Ficou em prisão preventiva por dinamizar do “movimento das enfermeiras”.
A “casamenteira”, como jocosamente a PIDE a apelidava, foi sujeita ao regime de isolamento, brutalmente espancada e arrastada pelos cabelos, na presença do seu advogado, Dr. Lopes Correia, também violentamente agredido pela PIDE.
A marcação do julgamento desencadeou um amplo movimento de protesto. Foram distribuídos panfletos e tarjetas contra a prisão arbitrária e a violência, sendo exigindo “Liberdade para Isaura” nas paredes de Lisboa.
Em Junho de 1954, o MUD Juvenil, num dos seus comunicados, denunciava a situação: “Com Isaura Silva, no banco dos réus, estão as enfermeiras e a juventude de Portugal”.
No Tribunal Plenário, durante o julgamento, a PIDE ocupou a quase totalidade dos lugares do público, não conseguindo impedir que fosse saudada por muitos populares e recebido um cravo branco de uma enfermeira. Entre as testemunhas de defesa, estava o poeta Alexandre O’Neil, a escritora Maria Lamas, o engenheiro Veiga de Oliveira e Maria Isabel Aboim Inglês.
Passou quatro anos na prisão. Tinha sido condenada ”apenas” a dois anos de prisão maior, à perda de direitos políticos por quinze anos e a «medidas de segurança» prorrogáveis, por “pertencer ao MUD Juvenil e fazer a sua apologia, por ter acusado a PIDE de infligir torturas morais e físicas aos presos, por ter exigido condições mínimas para o trabalho nos hospitais, por ter protestado contra o facto de as enfermeiras não poderem casar”.
Chegou a pesar trinta quilos, esteve às portas da morte, sendo internada no Hospital de Santa Marta e no Hospital de Santa Maria, onde colheu a solidariedade de médicos e enfermeiros. Ligada a este movimento das enfermeiras, foi também presa a sua irmã Hortênsia da Silva Campos Lima, casada com o advogado que viria a estabelecer-se em Portimão, Manuel Campos Lima.
Libertada em 1956, a sua ação na resistência contra a ditadura fascista não abrandou. Foi-lhe fixada residência em Portimão, na casa dos pais. Era permanentemente vigiada pela PIDE, tal como os seus familiares e amigos.
Após um ano de residência fixa, foi autorizada a regressar a Lisboa. Esteve em formação no Instituto Português de Oncologia, com o Professor Gentil Martins. Admitida na Liga dos Hospitais onde desenvolveu um trabalho muito elogiado, dela acabou por ser expulsa pelo almirante Henrique Tenreiro, que dominava a Liga, quando soube, pela PIDE, do passado de resistência antifascista de Isaura.
Impedida de trabalhar nos hospitais públicos, com a ajuda do Professor Pulido Valente e do Dr. Pedro Monjardino, conseguiu trabalho numa clínica particular. Só depois de muito protestar e lutar, entrou no Curso de Puericultura e Partos da Maternidade Alfredo da Costa, sendo admitida como enfermeira eventual.
Após o 25 de Abril, recusou o cargo de enfermeira-chefe dos Hospitais Civis de Lisboa, mantendo-se como enfermeira de 2ª classe, na Maternidade Alfredo da Costa. Subiu a enfermeira de 1ª e a enfermeira-chefe. Tirou o Curso de Enfermagem Pediátrica e Saúde Infantil. Exerceu, até à reforma, o cargo de enfermeira-chefe do Serviço de Prematuros da Maternidade Alfredo da Costa, onde foi igualmente delegada sindical dos enfermeiros.
Viria a casar no Forte de Peniche com António Borges Coelho, que estava a cumprir pena de prisão onde esteve seis anos, seis meses dos quais em total isolamento. Deste casamento nasceria a única filha de ambos.
António Borges Coelho é uma das grandes personalidades da democracia e da cultura em Portugal, catedrático jubilado da Universidade de Lisboa, historiador, poeta, romancista, com uma obra monumental na área da investigação histórica, continua a publicar a sua História de Portugal, da qual já saíram vários volumes.

 

0
0
0
s2sdefault

Propostas para todos os gostos este fim-de-semana em Portimão

Propostas para todos os gostos este fim-de-semana em Portimão

São vários os acontecimentos a decorrer em Portimão nos próximos dias. De 18 a 21 de julho, há muitas sugestões para todos os gostos e idades.

Video mapping na fachada da Igreja do Colégio anima noites de Verão no Centro de Portimão

As noites de 19 e 20 de Julho e 16 e 17 de Agosto vão ter um foco de animação na Praça da República, em pleno centro da cidade, através da projecção de um espetáculo de vídeo mapping na fachada da Igreja do Colégio, inspirado no tema da candidatura da Cidade Europeia do Desporto 2019 - “Mais Desporto para Todos!”.

Video mapping na fachada da Igreja do Colégio anima noites de Verão no Centro de Portimão
Festival da Sardinha arranca com reconstituição histórica e novidades no recinto

Festival da Sardinha arranca com reconstituição histórica e novidades no recinto

25.ª edição do Festival decorre de 7 a 11 de agosto, com uma surpresa agendada para o dia 6 de agosto.

Projeto educativo “Creactivity” sobre rodas chega a Portimão

Nos dias 15 a 19 de julho, o autocarro Creactivity, desenhado pelo BPI e Fundação “la Caixa”, visitará Portimão. Situado na Zona Ribeirinha de Portimão e em co-organização com a Câmara Municipal de Portimão e o Porto de Portimão, o espaço itinerante Creactivity oferecerá à comunidade educativa e familiar local recursos, atividades e programas educativos, com a finalidade de promover o desenvolvimento das competências das crianças, jovens, adultos, terceira idade e pessoas com deficiência.

Projeto educativo “Creactivity” sobre rodas chega a Portimão
Já é possível andar de trotinete elétrica em Portimão

Já é possível andar de trotinete elétrica em Portimão

A iniciativa resulta de uma parceria entre a empresa Circ e o Município, em prol de um sistema de mobilidade mais ecológico e sustentável, direcionado tanto a residentes como a turistas.

Vinhos de Portimão à prova na Praia da Rocha

Vinhos de Portimão e muita animação. É esta a receita para mais uma edição do Portimão Wine Tasting que se realizará de sexta-feira, dia 19 de julho, a domingo, dia 21, na Fortaleza de Santa Catarina.

Vinhos de Portimão à prova na Praia da Rocha
Portimão recebe etapa do Algarve Classic Cars

Portimão recebe etapa do Algarve Classic Cars

No dia 13 de julho, a Cidade Europeia do Desporto 2019 será paragem obrigatória para um dos maiores eventos sobre automóveis clássicos na Península Ibérica - o Algarve Classic Cars.

Museu de Portimão exibe escultura singular de um enorme golfinho intitulada “Ouvir o oceano”

No próximo dia 13 de julho, pelas 18h00, será inaugurada no espaço exterior do Museu de Portimão, a escultura “Ouvir o oceano” da autoria da artista B.J Boulter. Esta é uma peça que representa um GOLFINHO com cerca de oito metros, inteiramente construído a partir da reutilização de resíduos de plástico.

Museu de Portimão exibe escultura singular de um enorme golfinho intitulada “Ouvir o oceano”
6ª edição do Lota Cool Market promete trazer à Zona Ribeirinha de Portimão as cores do verão

6ª edição do Lota Cool Market promete trazer à Zona Ribeirinha de Portimão as cores do verão

Portimão recebe entre os dias 18 a 20 de julho, das 18h00 às 01h00, a 6ª edição do Lota Cool Market, este ano sob o mote “California Dreaming” numa organização da Associação Teia d'Impulsos com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

Portimão reforça campanha de Reutilização de Manuais Escolares durante o verão

A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

Portimão reforça campanha de Reutilização de Manuais Escolares durante o verão
Portimão é capital do andebol de 4 a 7 de julho

Portimão é capital do andebol de 4 a 7 de julho

Entre 4 e 7 de julho, todas as atenções dos fans de andebol estão direcionadas para Portimão, que recebe a Taça das 4 Nações Sub-19 Femininas e o Encontro Nacional de Infantis, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Campeonato Nacional de BMX Race decide-se na nova pista do Parque da Juventude

A novíssima pista do Parque da Juventude de Portimão vai ser palco no dia 7 de julho do Campeonato Nacional de BMX Race, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Campeonato Nacional de BMX Race decide-se na nova pista do Parque da Juventude
Recital de ópera com músicos brasileiros para ouvir no dia 4 de julho, no Teatro de Portimão

Recital de ópera com músicos brasileiros para ouvir no dia 4 de julho, no Teatro de Portimão

Ouvir uma ária da ópera “La Bohème”, de Giacomo Puccini, depois de ter apreciado uma composição do pianista Carlos Santoro para o poema “Acalanto da Rosa”, de Vinicius de Moraes são apenas dois exemplos do que se poderá escutar na próxima quinta-feira, dia 4 de Julho, pelas 21h00, no Grande Auditório do Teatro Municipal de Portimão.  

Portimão vai ter Escola de Dança de Verão

No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, a Associação Cultural – Dancenema em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão apresentam, pelo nono ano consecutivo, o projeto Férias com Dança – Escola de Dança de Verão, a decorrer entre 15 a 26 de julho, das 14h30 às 18h00 na Casa das Artes e destinada a crianças e a jovens que se interessam pela arte de dançar e de se expressar no contacto com várias modalidades.

Portimão vai ter Escola de Dança de Verão
Futebol, windsurf, andebol e BMX marcam programação de julho na Cidade Europeia do Desporto 2019

Futebol, windsurf, andebol e BMX marcam programação de julho na Cidade Europeia do Desporto 2019

O grande destaque da programação de julho na Cidade Europeia do Desporto 2019 vai ser a realização da Copa Ibérica, que se disputa entre os dias 18 e 21 no Estádio Municipal de Portimão, com a presença das equipas nacionais do FC Porto e do Portimonense e as formações espanholas do Getafe e do Bétis de Sevilha.

Final do Bootcamp de Aceleração da Startup Portimão deu a conhecer projetos empreendedores

 O Bootcamp de aceleração dinamizado pela StartUp Portimão chegou ao fim no dia 25 de junho com uma sessão de apresentação de projetos empreendedores que teve lugar no auditório do Museu de Portimão, e que reuniu no mesmo palco empreendedores participantes no Bootcamp e finalistas da licenciatura em gestão do ISMAT que perante os vários elementos do júri, fizeram o seu “pitch” e defenderam as suas inspiradoras e inovadoras ideias de negócio. 

Final do Bootcamp de Aceleração da Startup Portimão  deu a conhecer projetos empreendedores
Exposição “AQUARIUS” marca o início do verão no Museu de Portimão

Exposição “AQUARIUS” marca o início do verão no Museu de Portimão

Dia 6 de julho realiza-se no Museu de Portimão, às 18h00, a inauguração da exposição “AQUARIUS”, de Brigitte von Humboldt, artista alemã que vive e trabalha no Algarve, em Lagos.

Festa Nacional da Ginástica junta em Portimão quatro mil atletas

Cerca de quatro mil ginastas de todas as idades e dos quatro cantos de Portugal participarão na Festa Nacional da Ginástica, que terá lugar de 28 a 30 de junho em Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Festa Nacional da Ginástica junta em Portimão quatro mil atletas
Loja Ponto JA muda-se para Beach Point na Área Desportiva da Praia da Rocha no Verão

Loja Ponto JA muda-se para Beach Point na Área Desportiva da Praia da Rocha no Verão

A Loja Ponto JA, localizada no edifício do Mercado da Avenida São João de Deus, de 24 de junho a 30 de agosto, funcionará com os serviços habitualmente disponíveis num Beach Point, na Área Desportiva da Praia da Rocha.

Areal da Praia da Rocha será palco de três concertos à beira mar nos meses de Junho, Julho e Agosto

 O areal da Praia da Rocha (frente ao Hotel Júpiter e Hotel da Rocha) será, nos meses de junho, julho e agosto, palco de três concertos, sempre pelas 18h30, e com entrada gratuita, tendo como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando aquele que é um dos principais cartões de visita da cidade de Portimão.  

Areal da Praia da Rocha será palco de três concertos à beira mar nos meses de Junho, Julho e Agosto
Área Desportiva da Praia da Rocha recebe abertura oficial do Challenge Cup Tournaments

Área Desportiva da Praia da Rocha recebe abertura oficial do Challenge Cup Tournaments

São esperados cerca de 2500 jovens futebolistas entre os 8 e os 18 anos na primeira edição do Challenge Cup Tournaments, iniciativa que tem como objetivo unir desporto, férias e muita diversão, cuja cerimónia de abertura está agendada para 25 de junho na Área Desportiva da Praia da Rocha.

Voto de Pesar pela morte de Isaura Assunção da Silva Borges Coelho

Ao tomar conhecimento do falecimento da Senhora Isaura Assunção da Silva Borges Coelho, distinguida no passado dia 11 de Dezembro, Dia da Cidade de Portimão, com o título de cidadã benemérita e com a Medalha de Honra do Município de Portimão, vem a Câmara Municipal de Portimão manifestar publicamente um voto sentido de pesar e de respeito profundo, muito sincero, pela memória de tão ilustre portimonense, apresentando à família enlutada as sentidas condolências.

Voto de Pesar pela morte de Isaura Assunção da Silva Borges Coelho
Férias Desportivas têm muitas propostas para as crianças e jovens de Portimão

Férias Desportivas têm muitas propostas para as crianças e jovens de Portimão

Entre 24 de junho e 9 de agosto, as crianças e jovens de Portimão dos 6 aos 16 anos podem ocupar os seus tempos livres na 29.ª edição das Férias Desportivas, projeto da Câmara Municipal de Portimão que decorre durante a paragem escolar de verão.

Portimão preparado para o início da fase crítica de incêndios com uma Brigada de Rescaldo para Incêndios Rurais

Na altura em que se avizinha o início do período crítico da Defesa da Floresta Contra Incêndios, a Proteção Civil Municipal prepara uma Brigada de Rescaldo para Incêndios Rurais, a par das medidas preventivas levadas a efeito no espaço rural.

Portimão preparado para o início da fase crítica de incêndios com uma Brigada de Rescaldo para Incêndios Rurais
Filme

Filme "Portugal Tem Lata" mostra história da indústria conserveira no Museu de Portimão

No próximo dia 15 de junho, pelas 19h00, o Filme-Documentário "Portugal Tem Lata" vai ser exibido em ante-estreia no Auditório do Museu de Portimão, sendo posteriormente transmitido pela RTP. A entrada é livre.

Portimão Arena palco do primeiro desfile das Marchas Populares

Amanhã, dia 7 de junho, pelas 21h30, o Portimão Arena vai ser palco do primeiro grande desfile das Marchas Populares. Com entrada gratuita, basta entrar no recinto, receber um bilhete e assistir a este grande espetáculo.

Portimão Arena palco do primeiro desfile das Marchas Populares
ACTA apresenta a peça “Improvável” no palco do TEMPO

ACTA apresenta a peça “Improvável” no palco do TEMPO

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve leva ao palco do Teatro Municipal de Portimão, no próximo dia 08 de junho, sábado, pelas 21h30, a sua mais recente produção de teatro: “Improvável” com texto de José Martins, encenação de Luís Vicente e interpretação de Luís Vicente e Pedro Monteiro. 

Primeiros títulos de residência foram entregues a alunos estrangeiros do município

Portimão, por ocasião do Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, acolheu de braços abertos sete crianças e jovens estrangeiros como novos portimonenses, ao atribuir os primeiros títulos de residência a alunos do concelho que se encontravam em situação irregular, numa cerimónia que decorreu, ontem, no salão nobre dos Paços do Concelho com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto

Primeiros títulos de residência foram entregues  a alunos estrangeiros do município
Marchas Populares reinam nas noites de junho em Portimão

Marchas Populares reinam nas noites de junho em Portimão

No mês em que começa o verão, Portimão prepara-se para os grandes desfiles das Marchas Populares em quatro sextas-feiras, nomeadamente nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho, sempre às 21h30. A animação pautada pelos célebres desfiles com centenas de marchantes de quatro coletividades portimonenses evocarão a tradição das noites repletas de brilho, cor, música, dança, criatividade e emoção.

Inauguração de pista de BMX Race no Parque da Juventude de Portimão marca junho na Cidade Europeia do Desporto

Um dos pontos altos da programação de junho na Cidade Europeia do Desporto 2019 vai ser a inauguração da pista de BMX Race no Parque da Juventude de Portimão, cuja cerimónia está marcada para as 16h00 do dia 8, e que será palco no segundo fim-de-semana do mês das 5ª e 6ª etapas da Taça de Portugal de BMX Race.

Inauguração de pista de BMX Race no Parque da Juventude de Portimão marca junho na Cidade Europeia do Desporto
Obra de reforço do cordão dunar na Praia de Alvor será suspensa durante o Verão

Obra de reforço do cordão dunar na Praia de Alvor será suspensa durante o Verão

Os trabalhos que atualmente decorrem na Praia de Alvor, visando a alimentação artificial e reforço do respetivo cordão dunar, serão suspensos durante a época balnear, possibilitando aos veraneantes desfrutarem na íntegra, e sem qualquer tipo de transtornos, desta popular estância balnear, que em 2019 voltou a ser galardoada com a Bandeira Azul.

Professor João Marreiros apresenta em Portimão livro sobre desporto escolar

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe no dia 30 de maio a apresentação do livro “Desporto escolar”, assinado pelo professor João Marreiros, numa cerimónia marcada para as 17h00 e integrada na programação de Portimão - Cidade Europeia do Desporto 2019.

Professor João Marreiros apresenta em Portimão livro sobre desporto escolar
Dissertação premiada sobre Convento de Nossa Senhora da Esperança será apresentada em Portimão

Dissertação premiada sobre Convento de Nossa Senhora da Esperança será apresentada em Portimão

A arquiteta Rita Ceríaco Pereira, natural de Portimão, apresentará no próximo dia 1 de Junho, às 16h00 no Café Concerto do TEMPO, a dissertação «Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão: património, passado e futuro», premiada com uma menção honrosa no concurso Archiprix 2018 Portugal.. 

Congresso reúne em Portimão treinadores de língua portuguesa

O Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa cumpre este ano a sétima edição, que se realizará nos dias 1 e 2 de junho no Portimão Arena, integrado na programação da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Congresso reúne em Portimão treinadores de língua portuguesa
Casa Manuel Teixeira Gomes comemora 159.º aniversário do seu patrono

Casa Manuel Teixeira Gomes comemora 159.º aniversário do seu patrono

 A Casa Manuel Teixeira Gomes, na celebração do 159.º aniversário do seu patrono (27 de maio), organiza um conjunto de eventos sobre alguns aspetos relevantes da sua vida e obra, que mantêm enorme atualidade, no plano científico, cultural, artístico e de cidadania. 

Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes desafia novelistas em Portimão

A Câmara Municipal de Portimão, com o objetivo de promover e estimular a criação literária, anuncia a edição 2019 do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes para o dia 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes desafia novelistas em Portimão
Nova distribuição de funções pelo executivo municipal de Portimão

Nova distribuição de funções pelo executivo municipal de Portimão

O Município de Portimão vem por este meio tornar público que na sequência da saída do vereador e vice-presidente Joaquim Castelão Rodrigues, para exercer funções de diretor regional do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a distribuição de funções pelo executivo municipal ficou determinada, mediante proposta da presidente da autarquia, Isilda Gomes.

Silent Party põe toda a gente a dançar no Dia Mundial da Criança

Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, sábado, dia 1 de junho, a Câmara Municipal de Portimão propõe pelo segundo ano consecutivo um fim de tarde e noite pautados por uma Festa Silenciosa icónica - “Silent Party”, onde reinará a diversão e a alegria num programa dirigido para toda a família, entre as 18h30 e as 00h00.

Silent Party põe toda a gente a dançar no Dia Mundial da Criança
Semana Intercultural de Portimão volta a promover o  diálogo entre culturas

Semana Intercultural de Portimão volta a promover o diálogo entre culturas

Sob o mote da diversidade cultural, Portimão irá viver mais uma semana dedicada à Interculturalidade, de 25 a 29 de maio, através de um programa de atividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

Autocarro do VATe sensibiliza crianças de Portimão para a importância da água

O autocarro do VATe – Vamos Apanhar o Teatro vai estacionar na Praça da República, em Portimão, nos dias 20 e 21 de maio, para a apresentação do espetáculo “Uma Torneira na Testa”, dirigido a crianças do 1º Ciclo, com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Portimão.

Autocarro do VATe sensibiliza crianças de Portimão para a importância da água