De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objectivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

Esta semana  desafia a que, no Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de setembro, todos venham (re)descobrir Alvor e as vivências do centro da vila, livre de circulação automóvel. O programa de atividades previsto para a Semana Europeia da Mobilidade, que culmina com o Dia Europeu Sem Carros em Alvor, visa sensibilizar a população a andar a pé e a utilizar a bicicleta como opções de mobilidade com benefícios claros para a saúde e para o ambiente.

Nesse sentido, e no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, a 14 de setembro realiza-se entre Portimão e Monchique a primeira etapa do 1º Passeio de Bicicleta Pedalar pela Vida, enquanto no dia 21 decorrerá a segunda etapa, entre Portimão e Sagres, ambas integradas no programa Setembro Amarelo - Mês da Prevenção do Suicídio e alertando para esta problemática.

Para o dia 15 de setembro está agendado o 8º Passeio Anual de Bicicletas Antigas, dinamizado pelo Centro de Ciclismo de Portimão, convidando toda a gente a entrar no espírito da Semana Europeia da Mobilidade.

Por forma a potenciar o uso do transporte público, o Vai e Vem - Circuito Urbano de Portimão será gratuito nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Atualmente, esta rede de transportes públicos urbanos é constituída por 18 linhas que asseguram a ligação de vários pontos do concelho, incluindo as três freguesias (Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande) ao centro da cidade, ao hospital e aos principais serviços, bem como a vários locais de interesse no município.

A marcar desde logo o início da Semana Europeia da Mobilidade, no dia 19 de setembro é lançado o convite para “Caminhar pela Cidade” sob a orientação de um técnico da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão. A caminhada está agendada para as 18h30, com uma duração de 60 minutos, e tem como ponto de partida o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão, não sendo necessária inscrição prévia.

Na noite de 20 de setembro, o percurso histórico-cultural noturno “À Descoberta de Portimão” irá levar os participantes a descobrir as paisagens urbanas, guiados por técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes. Este passeio, com partida agendada para as 21h00 junto ao Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, está sujeito a inscrição prévia e limitada, através do telefone 282480492 ou na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Em Portimão, no Dia Europeu Sem Carros será possível fazer um passeio em barco solar, numa ação intitulada “Pelas margens da História do Arade” em parceria com a Algarve Sun Boat e a preço especial, possibilitando desta forma a descoberta da rica história de Portimão a partir do estuário do Arade, acompanhada por um técnico do Museu de Portimão.

Dia Europeu Sem Carros em Alvor

O programa da efeméride é bastante abrangente e, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvor, o Município de Portimão assinalará o Dia Europeu Sem Carros em Alvor, por forma a levar a população e turistas a (re)descobrirem o centro da vila, livre de circulação automóvel, devolvendo algumas das suas principais artérias à população local para sua fruição, com muitas atividades lúdicas, culturais e desportivas.

O trânsito automóvel estará interditado a 22 de setembro, entre as 10h00 e as 20h00, nas seguintes artérias: Rua Vasco da Gama; R. Pedro Alvares Cabral; Rua Dr. Frederico Ramos Mendes; Rua D. João II; Rua do Castelo; Rua Padre Mendes; Rua Dr. Afonso Costa; Rua 1º de Dezembro; Rua dos Pescadores; Rua de São João; e Rua Maria Teresa J. Duarte Dionísio. Os residentes poderão sair com as suas viaturas, no entanto o regresso apenas será permitido a partir das 20h00, com exceção das pessoas com mobilidade reduzida, transportes públicos e alternativos e veículos de socorro.  

Nesse dia, os carros darão lugar à circulação de pessoas nas ruas do centro de Alvor, possibilitando assim espaço para a música, a animação desportiva e as vivências de outrora, com as gentes da vila a mostrarem as suas artes e ofícios, as crianças a brincarem aos jogos tradicionais e um lanche da tarde, partilhado entre vizinhos, amigos e todos os que se quiserem associar. Os lanches comunitários terão lugar na Rua de S. João, Rua Afonso Costa e Rua Dr. António José de Almeida e até o aguadeiro estará de volta às típicas artérias de Alvor, na companhia do seu burro, a distribuir água fresquinha a quem por lá passar, cruzando-se com o comboio turístico, que nesta data tem um bilhete especial de 1 euro.

A juntar ao tradicional Mercadinho da Ria, a realizar nesse domingo na zona ribeirinha de Alvor, não faltará uma feira de artesanato na Rua 25 de Abril, com a participação de associações e artesãos locais, e animação infantil no Jardim de S. João com insufláveis, palhaços e muita diversão para os mais pequenos.

Ao final da tarde haverá um “Sunset Histórico-cultural - Alvor Islâmico”, na forma de um passeio pelas ruas e sítios patrimoniais emblemáticos de Alvor, guiado por técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes, com partida às 18h30 do Morabito/Capela de S. Pedro. Esta atividade está sujeita a inscrição prévia e limitada junto da Casa Manuel Teixeira Gomes, ou através do telefone 282480492.

Serão disponibilizadas bicicletas grátis para circular pelas ruas de Alvor, para além da presença de trotinetes. Quem desejar explorar a Ria de Alvor terá á disposição pranchas de paddle, canoas e “gaivotas” gratuitamente disponíveis, durante a manhã, no Clube Naval D. João II.

Por uma melhor mobilidade

No que diz respeito aos compromissos assumidos na área da mobilidade por parte do Município de Portimão, é de realçar a assunção de que serão implementadas novas ciclovias no âmbito dos projetos que se desenvolverão na área da requalificação da rede viária. Outro aspeto considerado prioritário prende-se com a escolha de pavimentos para os passeios, com opção por uma maior acessibilidade dos mesmos, inclusive nas travessias pedonais, além de um maior conforto.

Ao nível dos transportes públicos, a Autarquia assume que no âmbito do novo procedimento para a rede Vai e Vem, a consolidar em 2020, serão definidos como aspetos prioritários aliar a sustentabilidade financeira à criação de novas linhas e/ou extensão das existentes, assim como ampliar horários, nomeadamente com o aumento da frequência.

Por fim, o compromisso passa também pela implementação de bandas sonoras em vias suscetíveis da prática de velocidades excessivas, e/ou na proximidade de unidades escolares e de saúde.

A Semana Europeia da Mobilidade é promovida pelo Município de Portimão e a Junta de Freguesia de Alvor, com o apoio do Vai e Vem - Circuito Urbano, Museu de Portimão, Casa Manuel Teixeira Gomes, Algarve Sun Boat, Tchu Tchu - Comboio turístico, Centro de Ciclismo de Portimão, Tic Tac Bike Tour, CIRC, Clube Naval D. João II de Alvor, Centro Karaté de Alvor, Judo Clube Alvor, ACRA e Corpo Nacional de Escutas 685 de Alvor.

Consulte o Programa da Semana Europeia da Mobilidade em Portimão AQUI.

 

0
0
0
s2sdefault

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.

Câmara de Portimão isenta pagamento de estacionamento à superfície no centro da cidade e no Largo do Dique

A Assembleia Municipal de Portimão aprovou por unanimidade, na sessão de 9 de dezembro, a isenção de pagamento de estacionamento à superfície em diversas artérias do centro da cidade durante a época natalícia, a qual vigorará nos dias úteis, a partir das 17h00, e nos fins-de-semana e feriados, ao longo de todo o dia.

Câmara de Portimão isenta pagamento de estacionamento à superfície no centro da cidade e no Largo do Dique
Projeto “Barbearia Social” é distinguido com o Prémio Municipal do Voluntariado

Projeto “Barbearia Social” é distinguido com o Prémio Municipal do Voluntariado

 O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, dá o mote para uma semana de atividades especialmente dirigidas aos alunos das escolas e a pessoas excecionais do concelho de Portimão. 

Portimão entrega Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à novela “O Diário de Antero Maleano”, de António Trabulo

A entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes vai ter lugar na quinta-feira, dia 12 de dezembro, numa cerimónia inserida nas Comemorações Oficiais do Dia da Cidade e marcada para a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00.

Portimão entrega Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à novela “O Diário de Antero Maleano”, de António Trabulo
Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

O Dia da Cidade de Portimão vai ser inspirado este ano pela CED - Cidade Europeia do Desporto 2019, destacando-se do programa, que decorre entre 7 e 15 de dezembro, a inauguração do Pavilhão Desportivo da Boavista, palco da sessão solene que assinala a efeméride.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência dá o mote para atividades inclusivas em Portimão

 O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, dá o mote para uma semana de atividades especialmente dirigidas aos alunos das escolas e a pessoas excecionais do concelho de Portimão. 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência dá o mote para atividades inclusivas em Portimão
Portimão entrega pela primeira vez Prémio Municipal de Voluntariado

Portimão entrega pela primeira vez Prémio Municipal de Voluntariado

As comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra a 5 de dezembro, vão ser assinaladas em Portimão com a entrega do Prémio Municipal de Voluntariado e a realização da mesa-redonda “Voluntariado em Portimão – Um ato de cidadania”, marcadas para o auditório do Museu de Portimão.

Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 despede-se em ambiente de festa

Depois de um ano intenso, cheio de provas de alto nível competitivo e de inúmeras propostas informais destinadas a toda a gente, a programação de dezembro em Portimão – Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 encerra em clima de festa este ambicioso projeto, que envolveu mais de 550 mil protagonistas, entre praticantes, espetadores, voluntários e parceiros.

Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 despede-se em ambiente de festa
Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão e Estuários em dezembro no Museu de Portimão

Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão e Estuários em dezembro no Museu de Portimão

A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão.

Inauguração das obras de ampliação do Quartel-sede dos Bombeiros de Portimão

Está marcada para as 15h30 deste domingo, 1 de dezembro, na Rua dos Bombeiros Voluntários, a inauguração oficial das obras de ampliação do Quartel-sede dos Bombeiros de Portimão, seguido de visita às novas instalações, que será presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

Inauguração das obras de ampliação do Quartel-sede dos Bombeiros de Portimão
Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira decorre no Museu de Portimão

Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira decorre no Museu de Portimão

A FPA - Federação Portuguesa de Atletismo agendou para 1 de dezembro o Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira, que terá lugar no auditório do Museu de Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

TVI Running Wonders encerra com chave de ouro Cidade Europeia do Desporto 2019

Na manhã de 8 de dezembro, pelas 10h00, será dado em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 o tiro de partida para a primeira edição do circuito TVI Running Wonders – Corrida da Dieta Mediterrânica, que terá transmissão televisiva na TVI.

TVI Running Wonders encerra com chave de ouro Cidade Europeia do Desporto 2019
Portimão volta a ser a cidade anfitriã da Algarpex - Exposição Filatélica do Algarve

Portimão volta a ser a cidade anfitriã da Algarpex - Exposição Filatélica do Algarve

A Secção Filatélica do Lions Clube de Portimão promove entre os dias 27 e 30 de novembro, a 10ª edição da ALGARPEX – Exposição Filatélica do Algarve na Escola Secundária Poeta António Aleixo.

A Magia do Natal vai invadir Portimão sob o mote “Nunca houve um Natal assim”

A Magia do Natal vai invadir Portimão de 29 de novembro a 6 de janeiro. O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época.

A Magia do Natal vai invadir Portimão sob o mote “Nunca houve um Natal assim”
Federação de Ginástica de Portugal estreia espetáculo

Federação de Ginástica de Portugal estreia espetáculo "Pirouette" no Portimão Arena

A grande estreia do espetáculo itinerante “Pirouette”, apresentado pela Federação de Ginástica de Portugal, está marcada para as 16h00 do próximo dia 1 de dezembro no Portimão Arena, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

StartUp Portimão acolheu o primeiro encontro informal de incubadoras do Algarve

No passado dia 18 de novembro, a Startup Portimão - a incubadora do município localizada no Autódromo Internacional do Algarve - foi anfitriã do I Encontro informal de incubadoras do Algarve dinamizado em colaboração com a Associação Algarve STP (Systems and Technology Partnership) e Universidade do  Algarve onde, pela primeira vez se sentaram à mesma mesa representantes das várias incubadoras existentes na região algarvia, da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e da Rede Nacional de Incubadoras.

StartUp Portimão acolheu o primeiro encontro informal de incubadoras do Algarve
Portimão assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Portimão assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Município de Portimão vai assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se celebra a 25 de novembro, com algumas iniciativas que visam alertar a sociedade para os casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Portimão International Dance Festival junta os melhores cem pares de dez países

Cem pares em representação de dez países participam no 2º Portimão International Dance Festival, marcado para 23 de novembro no Portimão Arena, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Portimão International Dance Festival junta os melhores cem pares de dez países
Associação UFE Algarve promove duelo musical no Teatro de Portimão

Associação UFE Algarve promove duelo musical no Teatro de Portimão

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão irá receber, na quarta-feira dia 27 de Novembro, pelas 21h30, a incrível e bem humorada dupla Nathalie Miravete e Laurent Cirade na apresentação de um duelo musical inigualável.

Gala “Fé no Triatlo” distingue em Portimão atletas e treinadores do ano

No próximo dia 23 de novembro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe a partir das 15h00 a Gala “Fé no Triatlo”, durante a qual serão distinguidos atletas, treinadores e dirigentes que têm contribuído para o desenvolvimento da modalidade.

Gala “Fé no Triatlo” distingue em Portimão atletas e treinadores do ano
 “A terra tremeu” em Portimão com mais de 13 mil participantes

“A terra tremeu” em Portimão com mais de 13 mil participantes

27 Estabelecimentos de ensino do concelho foram evacuados, no exercício público de âmbito nacional “A Terra Treme”.

Mais de 8 mil alunos aderem ao exercício “A Terra Treme” contra risco sísmico em Portimão

Às 11h15 desta sexta-feira, 15 de novembro, o Município de Portimão convida toda a população a participar no exercício público e nacional de cidadania.

Mais de 8 mil alunos aderem ao exercício “A Terra Treme” contra risco sísmico em Portimão
Portimão plantou 5.500 árvores

Portimão plantou 5.500 árvores

Nos dias 10 e 11 de novembro, mais de 650 participantes, entre voluntários, professores e alunos, plantaram 5.500 árvores no Barranco do Rodrigo em Portimão, no âmbito do projeto “Operação Montanha Verde 2019”, levada a efeito pelo Zoomarine.

Espetáculo “Pelos Que Andam Sobre as Águas do Mar” regressa a Portimão

No próximo dia 19 de novembro, pelas 19h30, o Centro Comunitário de Alvor recebe o espetáculo de teatro-documentário - “Pelos que andam sobre as águas do mar”, de Raquel Belchior/GALATEIA, que contará com a participação especial do coro feminino do Centro Comunitário de Alvor e que terá entrada gratuita. De referir que no ano transato, o Auditório Museu de Portimão recebeu este espetáculo e teve casa cheia.

Espetáculo “Pelos Que Andam Sobre as Águas do Mar” regressa a Portimão
Câmara Municipal de Portimão embargou obra da Vivenda Compostela

Câmara Municipal de Portimão embargou obra da Vivenda Compostela

A Câmara Municipal de Portimão embargou esta quinta-feira, 7 de novembro, a obra a decorrer na Vivenda Compostela, localizada na Praia da Rocha, no sentido de serem averiguadas alegadas "desconformidades" na sua execução.

“Histórias na Quinta” mostra às crianças como vivem os animais

A Quinta Pedagógica de Portimão e a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes dão as mãos no projeto “Histórias na Quinta”, que visa dar a conhecer às crianças os hábitos e características dos diferentes animais, com acompanhamento do crescimento das suas crias.

“Histórias na Quinta” mostra às crianças como vivem os animais
II Jornadas Sociais de Portimão debatem relação entre saúde e desporto

II Jornadas Sociais de Portimão debatem relação entre saúde e desporto

 No próximo dia 22 de novembro o Município de Portimão em parceria com a Rede Social local promove, pela segunda vez, as Jornadas Sociais de Portimão que, no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, tem como mote " Saúde e Desporto".

Portimão associa-se ao Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami

Nesta terça-feira, 5 de novembro, Portimão volta a assinalar o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, com um conjunto de iniciativas, entre as quais uma exposição e ações nas escolas.

Portimão associa-se ao Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami
ACES Europe acaba de eleger Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

ACES Europe acaba de eleger Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

Portimão acaba de ser distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 pela ACES Europe - Associação das Cidades Europeias do Desporto, entidade responsável por este projeto comunitário.

Reparação de arco implica interrupção de trânsito na Rua de S. José

O Arco de São José, um dos ex-libris da zona antiga de Portimão, vai ser recuperado, sendo necessário proceder à reparação da superfície inferior da infraestrutura, pelo que os respetivos trabalhos começam no dia 5 de novembro e implicam o corte temporário de trânsito na Rua de S. José, sobre a qual passa o viaduto em causa.

Reparação de arco implica interrupção de trânsito na Rua de S. José
Site do Município de Portimão disponibiliza info mapa com informação personalizada

Site do Município de Portimão disponibiliza info mapa com informação personalizada

Já se encontra disponível no site do Município de Portimão o mapa informativo do concelho, onde se inclui um conjunto de informações pertinentes e exclusivas desta aplicação, sobretudo vocacionada para os residentes do concelho.

10 dias de animação para todos os gostos na 357ª Feira de São Martinho

Feira secular decorrerá de 8 a 17 de novembro 2019 no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, com dois dias especiais dedicados à juventude e à família.

10 dias de animação para todos os gostos na 357ª Feira de São Martinho
Mês de novembro é dominado pelas modalidades em quatro rodas na CED 2019

Mês de novembro é dominado pelas modalidades em quatro rodas na CED 2019

São muitas as propostas desportivas ao longo de novembro em Portimão, sobretudo no que toca aos bólides de quatro rodas, começando logo nos dias 1 e 2 com o Rallye Casinos do Algarve, com a realização da super-especial Cidade Europeia do Desporto 2019.

Importância do desporto na animação turística foi abordada no Museu de Portimão

Um público interessado, maioritariamente composto por jovens estudantes, encheu o auditório do Museu de Portimão na manhã de 28 de outubro, por ocasião do 1º Encontro de Animação Turística, que juntou alguns especialistas para abordarem a relação entre desporto e turismo.

Importância do desporto na animação turística foi abordada no Museu de Portimão
Envelhecimento ativo e qualidade de vida são tema de debate

Envelhecimento ativo e qualidade de vida são tema de debate

A oitava e penúltima edição do projeto Saber + para Viver Melhor irá decorrer no próximo dia 31 de outubro, a partir das 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, numa sessão de formação que versará o envelhecimento ativo e a qualidade de vida.

Super-especial Portimão – Cidade Europeia do Desporto encerra Rallye Casinos do Algarve 2019

Tradicional prova de encerramento do campeonato nacional, o Rallye Casinos do Algarve vai para a estrada a 1 e 2 de novembro, com 120 quilómetros de especiais de classificação a percorrerem os municípios de Lagoa, Monchique Lagos e Portimão, onde se inclui a super-especial Cidade Europeia do Desporto 2019, estando marcada para a Praia da Rocha a cerimónia de entrega dos prémios.

Super-especial Portimão – Cidade Europeia do Desporto encerra Rallye Casinos do Algarve 2019
Lisbon Poetry Orchestra e Quorum Ballet no TEMPO assinalam cem anos de Sophia de Mello Breyner Andresen

Lisbon Poetry Orchestra e Quorum Ballet no TEMPO assinalam cem anos de Sophia de Mello Breyner Andresen

 O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão propõe dois espetáculos vivos e diversos, ambiciosos e atualizados, que refletem todas as faces do rosto ao mesmo tempo uno e múltiplo de Sophia. 

Município de Portimão melhora parque escolar

Aposta na proteção civil como atividade complementar de ação educativa em todos os estabelecimentos de ensino.

Município de Portimão melhora parque escolar
20ª Festa do Cinema Francês apresenta antestreias em Portimão

20ª Festa do Cinema Francês apresenta antestreias em Portimão

Portimão vai ser a única cidade algarvia a receber sessões da 20ª Festa do Cinema Francês, que irá decorrer de 5 a 7 de novembro nas salas do Algarcine, com antestreias e sessões para escolas.

Portimão recebe primeiro concerto do Festival de Órgão do Algarve

O concerto de arranque do Festival de Órgão do Algarve terá lugar no dia 1 de novembro na Igreja Matriz de Portimão, com o organista Gyula Szilágyi e o Coral Adágio na interpretação do Magnificat de João Rodrigues Esteves.

Portimão recebe primeiro concerto do Festival de Órgão do Algarve