O concerto de arranque do Festival de Órgão do Algarve terá lugar no dia 1 de novembro na Igreja Matriz de Portimão, com o organista Gyula Szilágyi e o Coral Adágio na interpretação do Magnificat de João Rodrigues Esteves.

O órgão de tubos da Igreja Matriz de Portimão restaurado no ano transato está preparado para mais uma edição deste Festival que tem como objetivo continuar a conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pelo Algarve o entusiasmo pelos órgãos históricos.

Gyula Szilágyi estudou no Conservatório em Amsterdão, com Jacques van Oortmerssen e Hans van Nieuwkoop (órgão), Jan Marisse Huizing (piano) e Paul van Nevel (Música Antiga). Realizou inúmeros concertos em muitos órgãos históricos da Península Ibérica e participou em projetos de restauro de órgãos históricos em Jaén, Cádis e Sevilha. Conduziu cursos e seminários de interpretação. Em 2018, executou em sete concertos didáticos a Facultad Orgánica completa (69 tentos) de Francisco Correa de Arauxo. Obteve o seu Doutoramento em performance em órgão na Universidade de Música Liszt Ferenc, em Budapeste, com a dissertação “A Batalha - A vida de um género na arte do órgão ibérico”. É professor associado de órgão e de órgão litúrgico na Faculdade de Música da Universidade de Debrecen.

O Grupo Coral Adágio nasceu em Portimão em 1989. Inclui no repertório peças da Renascença à atualidade, da polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular, portuguesa e de outros países. Do seu percurso destacam-se deslocações aos Açores (1998), Itália (2000), Holanda e Alemanha (2002), Espanha (2002 e 2009), atuações em diversos programas de Rádio (RDP) e Televisão (RTP) e interpretação de missas e óperas de relevo. Realizaram concertos com a Orquestra do Algarve e com a Orquestra do Norte. Gravou em 2008 o seu primeiro CD exclusivo, (L)atitudeS. Foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, grau Bronze (2002) e grau Prata (2008). Tem como diretor artístico o maestro António Alves Alferes Pereira.

António Alves terminou o Curso Geral de Piano no Conservatório do Algarve e a Licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Completou o Mestrado em História Regional e Local (Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa), tendo defendido a sua tese sobre “A Sé de Faro - Homens e Acção Musical (1716/1738)”. Dedica-se há vários anos à direção coral, é professor de Educação Musical e leciona ainda na Academia de Música de Portimão.

No dia 8 de novembro, pelas 21h30 este espaço receberá também música de câmara para órgão e voz, respetivamente com André Ferreira e Teresa Duarte no programa “Do lamento à exaltação”.

André Ferreira iniciou os estudos de órgão com António Esteireiro no Instituto Gregoriano de Lisboa, continuando com Jos van der Kooy no Conservatório de Haia. É licenciado em Órgão pelo Conservatório de Amesterdão, onde estudou com Jacques van Oortmerssen, e trabalhou com Pieter van Dijk. Concluiu o Mestrado em Órgão da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de João Vaz. Como solista ou integrado em diversos agrupamentos musicais já efetuou recitais em Portugal, Espanha, Itália e Holanda. Colabora como organista com a Paróquia de S. Tomás de Aquino e com a Paróquia de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos. É professor de Órgão na Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, no Conservatório de Mafra e na Sé Catedral de Faro.

Teresa Duarte concluiu duas licenciaturas em Canto, na Escola Superior de Música de Lisboa e no Conservatorium van Amsterdam. Em Amesterdão, teve a oportunidade de trabalhar com Sasja Hunnego, Floris Visser, Ira Siff, Margreet Honig e Jos van Veldhoven, entre outros. Em ópera interpretou Elle (La Voix Humaine, Poulenc), Dido (Dido e Eneias, Purcell), Pamina (Die Zauberflöte, Mozart) e Suor Dolcina (Suor Angelica, Puccini). Como membro do Coro Gulbenkian, já foi dirigida por Michel Corboz, Lorenzo Viotti, Esa-Pekka Salonen, Philippe Herreweghe, John Nelson, Joana Carneiro, Lawrence Foster, Paul MacCreesh e Antoni Ros Marbà, entre outros. Teresa tem colaborado com vários ensembles de música de câmara, tendo uma preferência por repertório de Música Antiga.

De referir que a Associação Música XXI apresenta a 12ª edição do Festival de Órgão do Algarve, de 1 a 30 de novembro, nas Igrejas de Faro, Portimão, Loulé (Boliqueime) e Tavira. Serão 15 apresentações, com sete organistas e vários cantores/instrumentistas distribuídos por 12 concertos, um concerto pedagógico, uma apresentação de alunos da Escola de Órgão e uma missa acompanhada ao órgão.

Os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2019 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM. Conta ainda com a parceria do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

Consulte o programa na íntegra AQUI.

Página FB: https://www.facebook.com/festivalorgaoalgarve/

0
0
0
s2sdefault

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.

“A terra tremeu” em Portimão com mais de 13 mil participantes

27 Estabelecimentos de ensino do concelho foram evacuados, no exercício público de âmbito nacional “A Terra Treme”.

 “A terra tremeu” em Portimão com mais de 13 mil participantes
Mais de 8 mil alunos aderem ao exercício “A Terra Treme” contra risco sísmico em Portimão

Mais de 8 mil alunos aderem ao exercício “A Terra Treme” contra risco sísmico em Portimão

Às 11h15 desta sexta-feira, 15 de novembro, o Município de Portimão convida toda a população a participar no exercício público e nacional de cidadania.

Portimão plantou 5.500 árvores

Nos dias 10 e 11 de novembro, mais de 650 participantes, entre voluntários, professores e alunos, plantaram 5.500 árvores no Barranco do Rodrigo em Portimão, no âmbito do projeto “Operação Montanha Verde 2019”, levada a efeito pelo Zoomarine.

Portimão plantou 5.500 árvores
Espetáculo “Pelos Que Andam Sobre as Águas do Mar” regressa a Portimão

Espetáculo “Pelos Que Andam Sobre as Águas do Mar” regressa a Portimão

No próximo dia 19 de novembro, pelas 19h30, o Centro Comunitário de Alvor recebe o espetáculo de teatro-documentário - “Pelos que andam sobre as águas do mar”, de Raquel Belchior/GALATEIA, que contará com a participação especial do coro feminino do Centro Comunitário de Alvor e que terá entrada gratuita. De referir que no ano transato, o Auditório Museu de Portimão recebeu este espetáculo e teve casa cheia.

Câmara Municipal de Portimão embargou obra da Vivenda Compostela

A Câmara Municipal de Portimão embargou esta quinta-feira, 7 de novembro, a obra a decorrer na Vivenda Compostela, localizada na Praia da Rocha, no sentido de serem averiguadas alegadas "desconformidades" na sua execução.

Câmara Municipal de Portimão embargou obra da Vivenda Compostela
“Histórias na Quinta” mostra às crianças como vivem os animais

“Histórias na Quinta” mostra às crianças como vivem os animais

A Quinta Pedagógica de Portimão e a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes dão as mãos no projeto “Histórias na Quinta”, que visa dar a conhecer às crianças os hábitos e características dos diferentes animais, com acompanhamento do crescimento das suas crias.

II Jornadas Sociais de Portimão debatem relação entre saúde e desporto

 No próximo dia 22 de novembro o Município de Portimão em parceria com a Rede Social local promove, pela segunda vez, as Jornadas Sociais de Portimão que, no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, tem como mote " Saúde e Desporto".

II Jornadas Sociais de Portimão debatem relação entre saúde e desporto
Portimão associa-se ao Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami

Portimão associa-se ao Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami

Nesta terça-feira, 5 de novembro, Portimão volta a assinalar o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, com um conjunto de iniciativas, entre as quais uma exposição e ações nas escolas.

ACES Europe acaba de eleger Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

Portimão acaba de ser distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 pela ACES Europe - Associação das Cidades Europeias do Desporto, entidade responsável por este projeto comunitário.

ACES Europe acaba de eleger Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019
Reparação de arco implica interrupção de trânsito na Rua de S. José

Reparação de arco implica interrupção de trânsito na Rua de S. José

O Arco de São José, um dos ex-libris da zona antiga de Portimão, vai ser recuperado, sendo necessário proceder à reparação da superfície inferior da infraestrutura, pelo que os respetivos trabalhos começam no dia 5 de novembro e implicam o corte temporário de trânsito na Rua de S. José, sobre a qual passa o viaduto em causa.

Site do Município de Portimão disponibiliza info mapa com informação personalizada

Já se encontra disponível no site do Município de Portimão o mapa informativo do concelho, onde se inclui um conjunto de informações pertinentes e exclusivas desta aplicação, sobretudo vocacionada para os residentes do concelho.

Site do Município de Portimão disponibiliza info mapa com informação personalizada
10 dias de animação para todos os gostos na 357ª Feira de São Martinho

10 dias de animação para todos os gostos na 357ª Feira de São Martinho

Feira secular decorrerá de 8 a 17 de novembro 2019 no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, com dois dias especiais dedicados à juventude e à família.

Mês de novembro é dominado pelas modalidades em quatro rodas na CED 2019

São muitas as propostas desportivas ao longo de novembro em Portimão, sobretudo no que toca aos bólides de quatro rodas, começando logo nos dias 1 e 2 com o Rallye Casinos do Algarve, com a realização da super-especial Cidade Europeia do Desporto 2019.

Mês de novembro é dominado pelas modalidades em quatro rodas na CED 2019
Importância do desporto na animação turística foi abordada no Museu de Portimão

Importância do desporto na animação turística foi abordada no Museu de Portimão

Um público interessado, maioritariamente composto por jovens estudantes, encheu o auditório do Museu de Portimão na manhã de 28 de outubro, por ocasião do 1º Encontro de Animação Turística, que juntou alguns especialistas para abordarem a relação entre desporto e turismo.

Envelhecimento ativo e qualidade de vida são tema de debate

A oitava e penúltima edição do projeto Saber + para Viver Melhor irá decorrer no próximo dia 31 de outubro, a partir das 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, numa sessão de formação que versará o envelhecimento ativo e a qualidade de vida.

Envelhecimento ativo e qualidade de vida são tema de debate
Super-especial Portimão – Cidade Europeia do Desporto encerra Rallye Casinos do Algarve 2019

Super-especial Portimão – Cidade Europeia do Desporto encerra Rallye Casinos do Algarve 2019

Tradicional prova de encerramento do campeonato nacional, o Rallye Casinos do Algarve vai para a estrada a 1 e 2 de novembro, com 120 quilómetros de especiais de classificação a percorrerem os municípios de Lagoa, Monchique Lagos e Portimão, onde se inclui a super-especial Cidade Europeia do Desporto 2019, estando marcada para a Praia da Rocha a cerimónia de entrega dos prémios.

Lisbon Poetry Orchestra e Quorum Ballet no TEMPO assinalam cem anos de Sophia de Mello Breyner Andresen

 O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão propõe dois espetáculos vivos e diversos, ambiciosos e atualizados, que refletem todas as faces do rosto ao mesmo tempo uno e múltiplo de Sophia. 

Lisbon Poetry Orchestra e Quorum Ballet no TEMPO assinalam cem anos de Sophia de Mello Breyner Andresen
Município de Portimão melhora parque escolar

Município de Portimão melhora parque escolar

Aposta na proteção civil como atividade complementar de ação educativa em todos os estabelecimentos de ensino.

20ª Festa do Cinema Francês apresenta antestreias em Portimão

Portimão vai ser a única cidade algarvia a receber sessões da 20ª Festa do Cinema Francês, que irá decorrer de 5 a 7 de novembro nas salas do Algarcine, com antestreias e sessões para escolas.

20ª Festa do Cinema Francês apresenta antestreias em Portimão
Portimão recebe primeiro concerto do Festival de Órgão do Algarve

Portimão recebe primeiro concerto do Festival de Órgão do Algarve

O concerto de arranque do Festival de Órgão do Algarve terá lugar no dia 1 de novembro na Igreja Matriz de Portimão, com o organista Gyula Szilágyi e o Coral Adágio na interpretação do Magnificat de João Rodrigues Esteves.

Mil pessoas participaram na 1ª Caminhada Solidária Contra o Cancro da Mama

Apesar do tempo instável, cerca de mil pessoas participaram no último domingo, 20 de outubro, na caminhada solidária de prevenção e sensibilização contra o cancro da mama, que teve lugar pela primeira vez na zona de Alvor, no âmbito de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019.

Mil pessoas participaram na 1ª Caminhada Solidária Contra o Cancro da Mama
Setas eletrónicas e footgolf animam próximo fim-de-semana em Portimão

Setas eletrónicas e footgolf animam próximo fim-de-semana em Portimão

O próximo fim-de-semana vai ser diferente na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), que irá receber modalidades pouco divulgadas, como são as setas eletrónicas, o footgolf e o andebol em cadeira de rodas, sem esquecer a Caminhada Solidária Contra o Cancro da Mama.

Município de Portimão abriu procedimento para a contratação de 16 estágios

Por aviso publicado a 14 de outubro no portal do Município de Portimão, encontra-se aberto pelo prazo de dez dias úteis, a contar dessa data, o procedimento para a contratação de 16 estágios em diversas áreas de intervenção autárquica.

Município de Portimão abriu procedimento para a contratação de 16 estágios
Decorre até 31 de outubro período de candidaturas aos prémios da Gala do Desporto 2019

Decorre até 31 de outubro período de candidaturas aos prémios da Gala do Desporto 2019

Até ao próximo dia 31 de outubro decorre o período de candidaturas para a Gala do Desporto 2019 – Homenagem aos Campeões Portimonenses, podendo candidatar-se todos os atletas que, a nível individual ou coletivo, tenham obtido títulos federativos internacionais, nacionais ou distritais, em representação de clubes, escolas ou universidades com sede no município de Portimão.

Portugueses sobem ao pódio no Campeonato da Europa de Vela Adaptada realizado em Portimão

Terminou em Portimão no passado sábado, 12 de outubro, o Campeonato da Europa de Vela Adaptada 2019. Foram cinco dias de prova, na qual 113 atletas de dez países competiram pelo título de campeão europeu em quatro classes - Hansa 2.3, Hansa 303 Singles e Doubles, e Liberty.

Portugueses sobem ao pódio no Campeonato da Europa de Vela Adaptada realizado em Portimão
Programa de sensibilização da Proteção Civil envolve seniores de Portimão

Programa de sensibilização da Proteção Civil envolve seniores de Portimão

Arrancou na passada quarta-feira, 9 de outubro, a terceira edição do programa municipal de sensibilização “Idosos preparados ... Idosos mais protegidos!”, cuja primeira ação decorreu no Centro de Convívio Sénior das Sobreirias.

Câmara de Portimão “resgata” 400 lugares de estacionamento no centro da cidade

O Município de Portimão chegou a acordo com a EMPARK e vai passar a gerir 400 lugares de estacionamento tarifado, situados na zona central de Portimão e no Largo do Dique. Esta situação vem na sequência do resgate da concessão desses mesmos espaços celebrado recentemente entre o Município e aquela empresa concessionária, que desde o ano de 2000 explora os respetivos parcómetros à superfície.

Câmara de Portimão “resgata” 400 lugares de estacionamento no centro da cidade
Primeira Conferência Ibérica sobre Gestão do Desporto realiza-se no Museu de Portimão

Primeira Conferência Ibérica sobre Gestão do Desporto realiza-se no Museu de Portimão

No âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019, o ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes organiza a primeira Conferência Ibérica sobre Gestão do Desporto, que irá decorrer no dia 17 de outubro no auditório do Museu de Portimão, a partir das 14h30.

FunDay Halloween com muita diversão para os mais novos no Portimão Arena

No fim de semana de 26 e 27 de outubro de 2019, o Portimão Arena volta a transformar-se num megaparque de diversões para os mais novos, com insufláveis gigantes, pinturas faciais, modelagem de balões, trampolins e muito mais, num FunDay que promete alegria contagiante, e sob o mote do Halloween.

FunDay Halloween com muita diversão para os mais novos no Portimão Arena
Portimão lidera recolha seletiva por habitante na região algarvia

Portimão lidera recolha seletiva por habitante na região algarvia

No final do primeiro semestre deste ano, Portimão lidera a tabela dos 16 concelhos algarvios no que toca à recolha seletiva de lixo por habitante, segundo os quantitativos apurados pela Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.

Combate ao Desperdício Alimentar será debatido em Portimão

Por ocasião do Dia Mundial da Alimentação o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve irá promover, em parceria com o Município de Portimão, a 16 de outubro, o Fórum” Combate ao Desperdício Alimentar- uma causa de todos” que juntará em debate, entidades regionais ligadas à temática, ONGs- Organizações Não Governamentais, a distribuição e especialistas em alimentação, num alerta para esta problemática tão atual a uma escala mundial.

Combate ao Desperdício Alimentar será debatido em Portimão
Tertúlia Teia D’Ideias debate a realidade do desporto adaptado

Tertúlia Teia D’Ideias debate a realidade do desporto adaptado

O ciclo de tertúlias Teia D’Ideias regressa esta quinta-feira, 10 de outubro, com o tema “Desporto Adaptado”, que será debatido a partir das 21h00 na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Mais de cem velejadores de dez países competem em Portimão no Europeu de Vela Adaptada

Começou ontem, dia 7 de outubro, o Campeonato da Europa de Vela Adaptada, numa cerimónia que contou com 113 atletas de dez países - Austrália, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Suíça, Itália, Polónia, Espanha, França e Portugal.

Mais de cem velejadores de dez países competem em Portimão no Europeu de Vela Adaptada
Portimão recebe dois congressos nacionais na área da Saúde

Portimão recebe dois congressos nacionais na área da Saúde

Nos próximos dois fins-de-semana, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai ser palco de dois importantes congressos nacionais ligados à temática da saúde, no âmbito de Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019.

Tricks4Five junta os melhores skaters nacionais em Portimão

Nos próximos dias 12 e 13 de outubro, a Marina de Portimão será palco do Tricks4Five, um evento cem por cento dedicado ao skate e que reunirá os melhores skaters nacionais, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Tricks4Five junta os melhores skaters nacionais em Portimão
Município de Portimão atribui 30 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior

Município de Portimão atribui 30 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior

Decorre entre 24 e 30 de outubro o período de receção de candidaturas às 30 bolsas de estudo que o Município de Portimão irá atribuir a estudantes, residentes no concelho, que frequentem estabelecimentos de ensino superior no ano letivo 2019/2020, e que satisfaçam os requisitos definidos no Regulamento Municipal para Atriuição de Bolsas de Estudo.

Cidadãos centenários de Portimão foram homenageados e partilharam alguns segredos da sua longevidade

Por ocasião do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de outubro, o Município de Portimão prestou homenagem a sete cidadãos centenários que aqui vivem, num almoço que teve lugar na sala de descabeço do Museu de Portimão, um espaço também ele carregado de memórias e evocativo da história da cidade e onde alguns segredos da sua longevidade foram partilhados.

Cidadãos centenários de Portimão foram homenageados e partilharam alguns segredos da sua longevidade
Portimão vai ser a capital europeia da vela adaptada

Portimão vai ser a capital europeia da vela adaptada

O cenário idílico da Marina de Portimão acolhe entre 7 e 12 de outubro o Campeonato da Europa de Vela Adaptada, que contará com a participação de cerca de 120 atletas em representação de 12 países, no âmbito de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019.

Outubro é mês de desporto adaptado e inclusivo na CED 2019

A inclusão social domina a programação de outubro na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), merecendo ainda destaque neste mês o Congresso de Medicina Interna e Desportiva e inúmeras ações de formação, para além de várias provas de alto nível.

Outubro é mês de desporto adaptado e inclusivo na CED 2019