19.05.2021

Sob o mote da diversidade cultural, entre 21 e 29 de maio Portimão vive uma semana dedicada à interculturalidade, através de um programa de atividades que pretende promover a partilha de experiências entre as mais de seis dezenas de comunidades estrangeiras a residir e a trabalhar no concelho.

A iniciativa, que sofreu um interregno devido à pandemia da Covid-19, visa sensibilizar a comunidade para a importância de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural e insere-se no âmbito da agenda de atividades do CLAIM Portimão – Centro Local de Apoio e Integração de Migrantes, que aposta numa política de inclusão para ‘bem’ acolher quem procura esta cidade tolerante e solidária.

A programação arranca a 21 de maio, data em que se celebra o Dia Internacional da Diversidade Cultural, assinalado pela ICC – Intercultural Cities com uma campanha intitulada "Feel Diversity-revive your senses" ( World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development 2021 (coe.int) ), que dá a conhecer a diversidade cultural das várias cidades participantes na campanha. Portimão integra este mapa de cidades interculturais como um município que se assume cada vez mais como detentor de uma população eclética e diversificada, que coabita os seus 182,06 Km2, preconizando uma política de inclusão e desenvolvendo projetos e/ou atividades para os migrantes de nacionalidades diferentes que aqui vivem e trabalham: 21 May 2021: Portimao (Portugal) celebrates diversity (coe.int)

Recorde-se que em 2016 Portimão integrou a Rede Portuguesa de Cidades Interculturais, atualmente composta por 13 município, fazendo parte do grupo de 141 municípios em todo o mundo, empenhados em criar cidades mais inclusivas, que promovem ativamente a diversidade local e o acolhimento das famílias recém-chegadas, assegurando que todas as pessoas se sintam incluídas.

Nos dias 26 e 28 de maio decorrerá a ação de sensibilização “As Cores da Cidade Cinzenta”, inspirada no livro de Rita Garcia Fernandes, com ilustrações de André Filipe. A iniciativa tem lugar às 16h00 e será dinamizada pela equipa do projeto (Re)Viver no meu Bairro e pelo Centro Comunitário da Cruz da Parteira, onde se realiza.

Após a leitura da obra, as crianças do centro comunitário vão ser motivadas para a descoberta de valores fundamentais de conduta e vida em sociedade. Para o efeito, usarão lápis com tons cor de pele e colorirão as páginas do livro previamente assinaladas, participando desta forma na sua conclusão.

Arte urbana promove respeito pela diversidade de culturas

De entre as ações previstas para celebrar a diversidade cultural, merece destaque a revitalização artística de um muro, com cerca de 120 metros de comprimento, existente no Bairro Cruz da Parteira, onde coexistem diversas culturas e que tem merecido um importante trabalho de intervenção social de sensibilização por parte da autarquia no sentido de aceitação da cultura do outro.

O propósito dessa intervenção é promover a igualdade e eliminar formas de discriminação, através da partilha, da valorização e do respeito pela diversidade das culturas existentes no bairro, combatendo preconceitos e descriminações étnicas e promovendo uma convivência saudável e respeitadora entre todos.

A intervenção deve estar concluída no dia 29 de maio e surge de um protocolo estabelecido entre o Município de Portimão e o Laboratório de Atividades Criativas, Associação Cultural, que se propõe integrar artistas locais conceituados, como são os casos de Tars8two e APC, que tentarão adequar esta expressão de arte urbana ao património imaterial da cidade.

Com o recurso a várias técnicas, os dois artistas enfatizarão elementos icónicos de Portimão sob a temática da interculturalidade, aliando conceitos como a entreajuda, a empatia, as relações de vizinhança, a família e a diversidade cultural.

A medida insere-se na política de revitalização do parque habitacional do Município de Portimão, ao valorizar o espaço arquitetónico e ao contribuir para esbater estigmas e preconceitos habitualmente associados às minorias étnicas residentes nos bairros socias, de modo a minimizar os efeitos da exclusão social.

Exposições sobre a interculturalidade

O encerramento da Semana Intercultural está marcado precisamente para 29 de maio, com a celebração do Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, sendo inaugurada uma exposição fotográfica no exterior do Museu de Portimão, intitulada ”Memórias da Ilha de Moçambique”, a partir de imagens cedidas por Mário Horta.

Inscrita como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, devido à sua arquitetura única, que agrega influências árabes, portuguesas e indianas, a Ilha de Moçambique é exemplo de vibrante espaço intercultural.

Trata-se de uma promoção conjunta entre o Município de Portimão, a All Mozambi - Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos e Amigos de Moçambicanos, o CLAIM e o Grupo de Amigos do Museu de Portimão. A mostra ficará patente até 29 de junho próximo.

Por estes dias, e no âmbito do seu 13º aniversário, o Museu de Portimão também exibe a mostra “Somos todas as Cores”, que reúne uma importante parte do conjunto das obras do escultor, ceramista e pintor alemão Hein Semke (1899 -1995), resultantes da valiosa doação de sua esposa, Teresa Balté. tendo o casal passado longas temporadas na Praia da Rocha, a partir de 1969.

A exposição, patente até 21 de novembro, conta com um texto introdutório alusivo à interculturalidade e destaca o longo percurso criativo de Hein Semke, que desde 1932 trouxe à vida artística portuguesa um inovador e importante contributo expressionista, de forte impacto visual, trabalhando em diversas áreas, com realce para a escultura, pintura, desenho, colagem, gravura e cerâmica.

Associativismo dinâmico

Promovida pelo Município de Portimão, através do CLAIM, a Semana Intercultural de 2021 conta com a colaboração da associação All Mozambi e da CAPELA - Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos, as duas entidades do género atualmente com atividade regular no concelho.

Criada em 2012, a All Mozambi tem como objeto promover as relações de convívio social, nomeadamente de cariz cultural e recreativo entre os sócios, fomentando a cultura e as tradições de Moçambique em Portimão e no espaço comunitário, com apoio, defesa e representação dos interesses dos residentes moçambicanos e seus descendentes no concelho, em prol da sua qualidade de vida.

Com mais de meia centena de associados, promove ações necessárias à integração no meio laboral dos moçambicanos e o intercâmbio com outras associações e, devido à situação pandémica, a associação tem trabalhado com a Câmara Municipal de Portimão e a Cáritas da Igreja Matriz de Portimão, no sentido de ajudar os compatriotas que manifestem necessidades.

Por sua vez, a CAPELA foi fundada em 25 de fevereiro de 2005 e desenvolve vários projetos e iniciativas no âmbito da igualdade de oportunidade dos imigrantes, sobretudo em termos de sensibilização, informação e intervenção política no âmbito das questões da imigração ao nível local, de modo a facilitar o processo de integração dos seus 1760 associados, de 32 nacionalidades, o que faz dela uma das maiores associações na região algarvia.

Para além de promover os direitos cívicos e religiosos e realizar diversas atividades culturais, em colaboração com as embaixadas da Rússia, Ucrânia e Moldávia, a CAPELA mantém a sua dinâmica mesmo durante a pandemia de covid-19, de acordo com as necessidades dos seus associados, apoiados por um gabinete que continuou a funcionar ao longo deste período e atendeu uma média mensal entre os 550 e os 600 imigrantes em 2020.

Pelo contributo da associação na integração dos imigrantes na comunidade portimonense e pelo seu trabalho social e humanitário, a Câmara de Portimão atribuiu à CAPELA a Medalha de Mérito Municipal.

CLAIM Portimão apoia mais de três mil migrantes

Espaço de acolhimento, informação e apoio aos migrantes que aqui encontram soluções para ultrapassar a adaptação a uma nova vida, o CLAIM registou no ano transato 2576 atendimentos, enquanto que só entre janeiro e março deste ano já foram efetuados 619 atendimentos.

Desde a sua inauguração há cinco anos, o CLAIM de Portimão foi procurado especialmente por migrantes oriundos do Brasil, Índia, Bangladesh, Argélia, Guiné-Bissau e Cabo Verde, num total de 33 nacionalidades, A maioria dos atendimentos esteve relacionada com questões de legalização, renovações de residência, reagrupamento familiar, nacionalidade, educação (registo de menores) e saúde (atribuição do número de utente).

Segundo os mais recentes dados disponíveis no SEF, relativos a 2019, no município de Portimão havia 10.198 migrantes com autorização de residência, oriundos em grande maioria do Brasil, seguindo-se Reino Unido, Roménia, Ucrânia, Itália, França e Índia.

 

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.

Portimão recebe roadshow autárquico para refletir sobre a retoma económica

14.06.2021

O auditório do Museu de Portimão recebe no próximo dia 21 de junho o Restart Algarve Innovation, uma “caravana” composta por empresários, empreendedores e diversas instituições públicas que, desde 21 de maio, está a percorrer os 16 concelhos algarvios para promover o empreendedorismo, a inovação e o espírito empresarial.

Portimão recebe roadshow autárquico para refletir sobre a retoma económica
“Marafada Quarentena” está de regresso à sala do Boa Esperança porque rir é o melhor remédio

“Marafada Quarentena” está de regresso à sala do Boa Esperança porque rir é o melhor remédio

14.06.2021

Depois do êxito alcançado durante agosto do ano passado, quando foi representada no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a comédia “Marafada Quarentena” regressa a 19 de junho à sua casa original, a sala do Boa Esperança, para uma série de espetáculos a levar à cena nas noites dos próximos sábados.

Férias de Verão Portimão 2021 propõem inúmeras atividades desportivas, culturais e educativas

11.06.2021

Entre os dias 12 de julho e 20 de agosto, as crianças e jovens residentes em Portimão, com idades entre os 6 e os 12 anos, podem ocupar os seus tempos livres nas Férias de Verão 2021, projeto da Câmara Municipal que decorre durante esta paragem escolar.

Férias de Verão Portimão 2021 propõem inúmeras atividades desportivas, culturais e educativas
Incêndio simulado na Mexilhoeira Grande foi cenário para treinar bombeiros de todo o Algarve

Incêndio simulado na Mexilhoeira Grande foi cenário para treinar bombeiros de todo o Algarve

9.06.2021

No passado dia 5 de junho, teve lugar um simulacro de incêndio de grandes dimensões na freguesia da Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão, que constituiu o cenário para treinar bombeiros de toda a região algarvia e testar a sua capacidade operacional.

Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes 2021 volta a premiar novelistas em língua portuguesa

09.06.2021

Vai ser oficialmente aberto a 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes 2021, exclusivamente dirigido à modalidade de novela e sob tema livre, visando estimular a criação literária, ao mesmo tempo que homenageia o escritor-Presidente da República, natural de Portimão e patrono do galardão, cuja vida e obra se encontram intimamente ligadas ao Rio Arade e ao Algarve.

Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes 2021 volta a premiar novelistas em língua portuguesa
Fundo Municipal de Apoio Empresarial de Portimão entra na terceira fase

Fundo Municipal de Apoio Empresarial de Portimão entra na terceira fase

09.06.2021

Principal novidade é a inclusão das empresas que iniciaram atividade em 2020 e que se podem candidatar a um apoio de 1.500 euros.

No Dia de Portugal, Portimão recebe menção honrosa pela recriação da descarga da sardinha

08.06.2021

Para evocar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, as janelas do Museu de Portimão vão hastear (à noite) a bandeira nacional a 9 e 10 de junho, sendo nesta última data entregue a este equipamento cultural municipal a menção honrosa “Criatividade e Inovação”, outorgada pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.

No Dia de Portugal, Portimão recebe menção honrosa pela recriação da descarga da sardinha
Praias de Portimão hasteiam a Bandeira Azul pelo 34º ano consecutivo

Praias de Portimão hasteiam a Bandeira Azul pelo 34º ano consecutivo

08.06.2021

Bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos” também já ondula nas estâncias balneares do concelho.

Abrem amanhã as inscrições para monitores das Férias de Verão

08.06.2021

 

As inscrições para monitores das férias de verão decorrem entre os dias 9 e 20 de junho.

 

Abrem amanhã as inscrições para monitores das Férias de Verão
Quinta Pedagógica de Portimão reabre portas a 7 de junho

Quinta Pedagógica de Portimão reabre portas a 7 de junho

02.06.2021

Após 13 anos de funcionamento, equipamento municipal foi alvo de obras de conservação.

Histórica embarcação “Moira” vai acostar junto ao Museu de Portimão

01.06.2021

De construção tradicional em madeira, o barco remonta a 1936 e foi doado graciosamente ao Município de Portimão pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Histórica embarcação “Moira” vai acostar junto ao Museu de Portimão
Portimão assinala Dia Mundial da Criança com fábula musical, contos e atividade física

Portimão assinala Dia Mundial da Criança com fábula musical, contos e atividade física

31.05.2021

Presidente da Câmara, Isilda Gomes, visita novos parques infantis nos Três Bicos e nas Sesmarias.

Campanha “Portimão. Sempre Perfeito” convida portugueses a redescobrirem o concelho

31.05.2021

O Município de Portimão lança esta semana uma campanha de âmbito nacional, que convida os portugueses a retomarem o bom hábito de visitar o concelho e a “matar saudades” da oferta de excelência ao nível das belas praias, da saborosa gastronomia, da hotelaria de qualidade e do lazer para todos os gostos, sem esquecer as muitas propostas ao dispor no comércio local.

Campanha “Portimão. Sempre Perfeito” convida portugueses a redescobrirem o concelho
Rosa do Mundo traz concertos, palestras e sessões pedagógicas dedicados à música antiga a locais históricos de Portimão.

Rosa do Mundo traz concertos, palestras e sessões pedagógicas dedicados à música antiga a locais históricos de Portimão.

26.05.2021 

A edição 2021 do “Rosa do Mundo - Música Antiga em Portimão” inclui na sua programação três concertos de música antiga, duas sessões didáticas nas escolas do concelho e duas palestras temáticas alusivas à programação musical apresentada. 

161º aniversário de Manuel Teixeira Gomes assinalado em Portimão com a leitura online de excertos da obra do Presidente-escritor

26.05.2021

O Município de Portimão assinala esta quinta-feira, 27 de maio, o 161º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, escritor, diplomata, viajante e antigo Presidente da República, considerado o mais eminente portimonense.

161º aniversário de Manuel Teixeira Gomes assinalado em Portimão com a leitura online de excertos da obra do Presidente-escritor
Festival Dias da Percussão Portimão 2021 vai encher a cidade de ritmos contagiantes e promover o diálogo com a música

Festival Dias da Percussão Portimão 2021 vai encher a cidade de ritmos contagiantes e promover o diálogo com a música

25.05.2021

Entre 25 e 27 de junho próximo, os ritmos contagiantes e as batidas sincopadas vão agitar a cidade através da edição inaugural do festival DPP’21 – Dias da Percussão Portimão 2021, com uma programação diversificada que inclui concertos, desfiles, oficinas e masterclasses apostando na proximidade entre a comunidade local e esta linguagem artística universal de união e diálogo.

Alta comissária para as Migrações assinalou hoje em Portimão o Dia Internacional da Diversidade Cultural

21.05.2021

A alta comissária para as Migrações e presidente do conselho diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, Sónia Pereira, esteve esta manhã no Museu de Portimão, onde apreciou a exposição “Somos todas as Cores”, que reúne uma importante parte do conjunto das obras do escultor, ceramista e pintor alemão Hein Semk, tendo posteriormente visitado o mural colaborativo "Interculturalidades" que está a ser pintado no Bairro da Cruz da Parteira pelos artistas locais Tars8two e APC, da LAC- Laboratório de Atividades Criativas.

Alta comissária para as Migrações assinalou hoje em Portimão o Dia Internacional da Diversidade Cultural
Antiga lota de Alvor vai transformar-se em espaço polivalente de dinamização cultural

Antiga lota de Alvor vai transformar-se em espaço polivalente de dinamização cultural

20.05.2021

O Município de Portimão vai requalificar a antiga lota de Alvor com o objetivo de tornar este edifício emblemático da vila num espaço polivalente, para o que foi destinado um investimento global de 283.741,12 euros, sendo elegível o valor de 234.005,28 euros para comparticipação a 85 por cento no âmbito do programa MAR2020.

Semana Intercultural promove a partilha de experiências entre as comunidades residentes em Portimão

19.05.2021

Sob o mote da diversidade cultural, entre 21 e 29 de maio Portimão vive uma semana dedicada à interculturalidade, através de um programa de atividades que pretende promover a partilha de experiências entre as mais de seis dezenas de comunidades estrangeiras a residir e a trabalhar no concelho.

Semana Intercultural promove a partilha de experiências entre as comunidades residentes em Portimão
Teatro de Portimão volta a receber produções do Teatro Nacional D. Maria II

Teatro de Portimão volta a receber produções do Teatro Nacional D. Maria II

18.05.2021

O Teatro Municipal de Portimão vai ser palco, no próximo sábado, dia 22 de maio, às 17h00, da peça “Praça dos Heróis”. Com encenação de David Pereira Bastos, esta é a primeira de duas produções com o selo do Teatro Nacional D. Maria II a ser apresentada este semestre na cidade algarvia.

Futuro das Smart Cities é tema de conferência no 2º Bootcamp Online de Aceleração do Algarve

18.05.2021

Integrada no 2º Bootcamp Online de Aceleração do Algarve, a StarUp Portimão promove no dia 20 de maio a conferência “O Futuro das Smart Cities”, na qual serão abordadas temáticas ligadas aos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Futuro das Smart Cities é tema de conferência no 2º Bootcamp Online de Aceleração do Algarve
Museu de Portimão dá a conhecer o importante legado de Hein Semke

Museu de Portimão dá a conhecer o importante legado de Hein Semke

14.05.2021

É já no próximo sábado 15 de maio, a partir da 10h00, que o Museu de Portimão irá revelar, através da exposição “Somos todas as Cores”, mais uma importante parte do conjunto das obras do escultor, ceramista e pintor alemão Hein Semke (1899-1995), resultantes da valiosa e generosa doação da sua mulher Teresa Balté.

César Mourão grava programa para a SIC sobre João Moutinho e sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão

13.05.2021

O divertido ator Cesar Mourão está hoje e amanhã em Portimão, gravando para o programa da SIC “Terra Nossa”, que irá em breve dedicar um episódio ao consagrado futebolista João Moutinho, atualmente a jogar na equipa inglesa Wolverhampton.

César Mourão grava programa para a SIC sobre João Moutinho e sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão
Cabine de leitura em Portimão promove cultura e dinamiza Rua do Comércio

Cabine de leitura em Portimão promove cultura e dinamiza Rua do Comércio

12.05.2021

Entrou em funcionamento esta quarta-feira, 12 de maio, a cabine de leitura instalada no Largo da Mó, uma parceria entre a Fundação Altice Portugal e o Município de Portimão que tem como mote “Levar, doar, ler, devolver” e pretende dinamizar a Rua do Comércio, tornando os livros mais próximos e acessíveis.

Município de Portimão abre concurso público para construção de 227 habitações a custos controlados no Vale de Lagar

12.05.2021

Valor global para concretização do objetivo, cujo prazo de execução é de três anos, ascende a 24 milhões de euros.

Município de Portimão abre concurso público para construção de 227 habitações a custos controlados no Vale de Lagar
Portimão recebe apresentação do livro “O melhor de nós” sobre a autoconfiança e a resiliência

Portimão recebe apresentação do livro “O melhor de nós” sobre a autoconfiança e a resiliência

11.05.2021

O auditório do Museu de Portimão recebe a partir das 18h00 desta quinta-feira, 13 de maio, a apresentação do livro “O melhor de nós”, da autoria de Ana Paula Gomes, que pretende ser uma ferramenta de educação para a autoafirmação, a assertividade, a capacidade de ultrapassar problemas, a resiliência e a empatia, através de exemplos práticos para um maior bem-estar no quotidiano dos leitores.

Portimão promove projeto “O Palco é Teu” para apoiar os músicos locais

10.05.2021 

Programação arranca no dia 12 de maio e envolve cerca de quatro dezenas de bandas e intérpretes atuando ao vivo. 

Portimão promove projeto “O Palco é Teu” para apoiar os músicos locais
Exposição “Somos todas as Cores” celebra 13º aniversário do Museu de Portimão

Exposição “Somos todas as Cores” celebra 13º aniversário do Museu de Portimão

07.05.2021

A mostra “Somos todas as Cores”, do ceramista e escultor alemão Hein Semke, abrirá a 15 de maio o novo ciclo de exposições temporárias do Museu de Portimão, assinalando o 13º aniversário deste equipamento cultural.

Portimão reabre hoje com sentido de responsabilidade

07.05.2021

Por resolução do Conselho de Ministros, suportada nos indicadores favoráveis relativos à incidência cumulativa de casos de Covid-19 nos últimos 14 dias, o município de Portimão passa esta sexta-feira, 7 de maio, diretamente para a fase 4 do Plano de Desconfinamento, relativo à atual situação de calamidade que vigora em todo o território nacional.

Portimão reabre hoje com sentido de responsabilidade
Portimão adquire imóvel que fazia parte do edificado original da casa onde nasceu Manuel Teixeira Gomes

Portimão adquire imóvel que fazia parte do edificado original da casa onde nasceu Manuel Teixeira Gomes

06.05.2021

Em recente decisão, aprovada por unanimidade, a Câmara Municipal de Portimão exerceu o direito que lhe assiste de preferência na aquisição do imóvel conhecido como “A Tralha” e que se encontrava à venda.

Centro de Vacinação de Portimão ultrapassa hoje as cinco mil vacinas inoculadas

04.05.2021

Maiores de 60 anos são o grupo prioritário, que se prevê vacinar na totalidade até ao final da semana.

Centro de Vacinação de Portimão ultrapassa hoje as cinco mil vacinas inoculadas
Portimão vai receber quatro mil vacinas destinadas aos maiores de 60 anos e empresas com venda ao postigo serão apoiadas pelo Ministério da Economia

Portimão vai receber quatro mil vacinas destinadas aos maiores de 60 anos e empresas com venda ao postigo serão apoiadas pelo Ministério da Economia

01.05.2021

Passagem direta do concelho para a fase 4 de desconfinamento poderá acontecer no dia 6 de maio.

Esperança serve de mote para a 21ª Corrida Fotográfica de Portimão

30.04.2021

Face à imprevisível evolução do desconfinamento e à necessidade de manter regras de distanciamento, a 21ª Corrida Fotográfica de Portimão adapta o formato não presencial do ano anterior, mas igualmente próximo da realidade social e humana deste período, aberto ao olhar atento e criativo dos seus participantes e tendo a esperança como tema central.

Esperança serve de mote para a 21ª Corrida Fotográfica de Portimão
Portimão é cabeça de cartaz das equipas de Fórmula 1

Portimão é cabeça de cartaz das equipas de Fórmula 1

29.04.2021

Competição arranca no Autódromo Internacional do Algarve esta sexta-feira e principal corrida tem lugar no próximo domingo, 2 de maio.

Portimão reforça Plano de Vacinação

29.04.2021

Munícipes a partir dos 60 anos podem agendar vacina contra a Covid-19 ligando 808 282 112.

Portimão reforça Plano de Vacinação
Chegada a Portimão da primeira etapa da 47ª Volta ao Algarve em Bicicleta

Chegada a Portimão da primeira etapa da 47ª Volta ao Algarve em Bicicleta

28.04.2021

Portimão vai ser o destino da etapa inaugural da 47ª edição da Volta ao Algarve, marcada para 5 de maio, o que determinará diversos condicionamentos de trânsito na cidade, nomeadamente na Avenida das Comunidades Lusíadas conhecida como V3, no sentido Portimão/Alvor, das 13h00 às 22h00, e na Avenida S. Lourenço da Barrosa (V6), em ambos os sentidos Rotunda dos Três Castelos/Rotunda Oceano Atlântico/Rotunda dos Três Castelos, entre as 8h00 e as 22h00.

Conselho de Ministros aprova decreto que classifica canhões do Arade como ‘Tesouro Nacional’

27.04.2021

Três dos dez canhões integram a exposição permanente do Museu Portimão.

Conselho de Ministros aprova decreto que classifica canhões do Arade como ‘Tesouro Nacional’
5.ª edição do “ENTRELAÇADOS” traz espetáculos de dança contemporânea, performances, workshops, mostra de vídeo-dança e uma exposição de fotografia

5.ª edição do “ENTRELAÇADOS” traz espetáculos de dança contemporânea, performances, workshops, mostra de vídeo-dança e uma exposição de fotografia

26.04.2021

Portimão é uma das cidades que acolhe este Festival, que acontece entre 1 de maio e 28 de agosto, e passa também por Lagos e Armação de Pera.

Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor começa a ganhar forma

24.04.2021

A requalificação do espaço e sua adaptação a núcleo museológico está orçada em 312 mil euros.

Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor começa a ganhar forma