31.03.2022

A partir de 1 de abril, o Município de Portimão assume competências no domínio da ação social, na sequência do Decreto-Lei nº 55/2020, de 12 de agosto, que vem concretizar esta transferência de competências, do Instituto de Segurança Social para os órgãos municipais, numa lógica de maior proximidade com os cidadãos.

Uma vez que são as autarquias que estão no terreno junto dos seus munícipes, acompanham os problemas das populações e têm um conhecimento efetivo dos beneficiários, o Município de Portimão aceitou esta transferência de competências com a missão de dar cada vez mais uma resposta eficaz aos cidadãos, em especial aos mais vulneráveis socialmente.

No âmbito da transferência de competências, o Município passará a assegurar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de pessoas e famílias em situação de emergência, vulnerabilidade e exclusão social bem como a celebração e o acompanhamento dos Contratos de Inserção dos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

Nesse sentido, foram assinados hoje de manhã, 31 de março, um protocolo de colaboração com o GRATO – Grupo de Apoio a Toxicodependentes, com vista ao desenvolvimento de ações de acompanhamento dos beneficiários do RSI, no sentido de promover a sua autonomia e inserção social e profissional, e também acordos de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Alvor e a ACRA - Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1.º Dezembro, em ambos os casos ao nível do SAAS.

Estas instituições irão dar continuidade ao trabalho que já faziam com o Instituto de Segurança Social, assegurando a partir de agora a operacionalização destas áreas de intervenção em estreita articulação com a autarquia.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes agradeceu antecipadamente a colaboração das três instituições e afirmou que “é um desafio muito grande aceitar a transferência na área social”, muito embora “esta seja a aposta num trabalho de proximidade, que é sempre profícuo e em benefício das pessoas.”

Ao reforçar a importância deste tipo de atuação, Isilda Gomes sublinhou que “as autarquias estão aqui para responder às necessidades dos munícipes”.

Um atendimento e acompanhamento de proximidade

Para os munícipes, a partir de 1 de abril não vão haver grandes alterações, pois na prática as mudanças de funcionamento irão traduzir-se, acima de tudo, numa maior proximidade, sendo de referir que, segundo dados da Segurança Social, até novembro de 2021 teriam sido atendidas 1.578 famílias, que continuarão a ser acompanhadas.

A nível do SAAS, a autarquia passará a assegurar o atendimento social, disponibilizando informação e orientação a pessoas e famílias, dando deste modo uma resposta social de primeira linha em situação de emergência ou crise.

O acompanhamento social funcionará de forma complementar, com vista a prestar apoio técnico, a quem esteja em situação de vulnerabilidade e exclusão social, implicando a definição, contratualização e monitorização de um plano de intervenção.

A intervenção técnica do SAAS será feita através de uma equipa composta por quatro técnicos da área social, dois dos quais da autarquia, tendo sido contratualizado com a Santa Casa da Misericórdia de Alvor e com a ACRA - Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1.º de Dezembro o apoio de dois técnicos da área social para o atendimento e desenvolvimento das ações de acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

O SAAS funcionará no edifício da Câmara Municipal de Portimão, com entrada pela Rua Pé da Cruz, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 16h30, mediante marcação prévia ao balcão, ou pelo telefone 282 470 830.

Entre os objetivos do SAAS, figuram informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, além do apoio em situações de vulnerabilidade social e da prevenção de casos de pobreza e de exclusão sociais, contribuindo igualmente para a aquisição ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, ao promover a sua autonomia e fortalecer as redes de suporte familiar e social.

Através do SAAS é também assegurado acompanhamento no percurso de inserção social e mobilizados os recursos da comunidade, adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional, assim como atribuído apoio pecuniário de carácter eventual, com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica, após avaliação e diagnóstico efetuado pela respetiva equipa técnica.

Rendimento Social de Inserção

A partir de 1 de abril, passa a ser competência da autarquia a celebração do Contrato de Inserção, que, no âmbito do protocolo de colaboração, será celebrado através do GRATO, após o deferimento do pedido por parte dos serviços da Segurança Social, com vista ao desenvolvimento de ações de acompanhamento dos beneficiários do RSI, por forma a promover a sua autonomia e inserção social e profissional.

O RSI, criado para apoiar as pessoas ou famílias que se encontrem numa situação de grave carência económica e/ou em risco de exclusão social, deverá continuar a ser solicitado junto da Segurança Social, que continuará também a assegurar o pagamento da prestação em dinheiro para satisfazer as necessidades básicas do agregado.

O contrato, indispensável para a atribuição do RSI e assinado por quem recebe o apoio, relembra os direitos, as obrigações e os compromissos do titular e da família, impondo deveres aos beneficiários, como a procura ativa de emprego, a frequência de ações de qualificação profissional e a prestação de trabalho socialmente útil de todos os elementos do agregado, com o propósito de contribuir para a inserção social, profissional e comunitária, tal como previsto no Decreto-Lei n.º133/2012, de 27 de junho.

O desenvolvimento e acompanhamento de ações dos beneficiários do RSI passa a ser assegurado por uma equipa composta por um técnico da área social da autarquia, com funções de coordenação do Núcleo Local de Inserção, nove técnicos da área social e sete técnicos de ação direta do GRATO.

Refira-se que até novembro passado, segundo dados transmitidos pela Segurança Social, estavam deferidos 1048 processos, cujas famílias também continuarão a ser acompanhadas.

Município passa a ter papel vinculativo e coordenador dos CLDS

No âmbito da transferência de competências ao nível da ação social, o Município de Portimão passa a ser Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP), do programa dos CLDS - Contratos Locais de Desenvolvimento Social, assumindo o papel de dinamização e de coordenação da execução do plano de ação e desenvolvendo a totalidade ou parte das ações, com o correspondente financiamento, em articulação com outras entidades, parceiras, sempre que existam.

O programa dos CLDS tem como finalidade originária promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.

Como instrumento de política social, procura valorizar a proximidade e dar soluções concretas aos que delas carecem, continuando a constituir um importante instrumento de combate à exclusão social.

Neste momento, e ainda no âmbito de atuação da Segurança Social, está em curso em Portimão, por parte do GRATO, o projeto “TIAR CLDS 4G”, que visa lutar contra a pobreza e a exclusão social, promover o emprego, melhorar as condições de vida da população em situação de vulnerabilidade económica, social e pessoal, e travar o ciclo vicioso da desigualdade, promovendo igualmente os direitos das crianças e jovens.

Carta Social Municipal como instrumento estratégico

Por fim, com esta transferência de competências, o Município assume também o desenvolvimento da Carta Social Municipal, que constituirá um instrumento de diagnóstico e de planeamento estratégico e ordenamento prospetivo da rede de serviços e equipamentos sociais da rede solidária, pública e lucrativa do concelho.

Trata-se, por isso, de um documento fundamental de apoio à decisão pública em matéria de criação ou desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais, que respondam adequadamente às carências e problemáticas sociais diagnosticadas, e cujas necessidades detetadas implicarão a adequação, otimização e racionalização dos serviços e equipamentos sociais existentes e previstos.

 

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

Biblioteca celebra 26º Aniversário com “O Algarve de Sophia” e “Fado Aleixo por Afonso Dias e com a escritora Margarida Fonseca Santos

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.

Marchas e arraiais voltam a dar brilho às noites de junho em Portimão

No mês em que começa o verão, Portimão prepara-se para viver dias de grande animação pautados pelos desfiles das marchas populares e arraiais levados a cabo pelas coletividades portimonenses, que estão de regresso após dois anos de interregno devido aos sucessivos estados de emergência causados pela Covid-19.

Marchas e arraiais voltam a dar brilho às noites de junho em Portimão
Portimão Arena acolhe Nacional de Ginástica Rítmica dias antes da Taça do Mundo e do Torneio Internacional da cidade

Portimão Arena acolhe Nacional de Ginástica Rítmica dias antes da Taça do Mundo e do Torneio Internacional da cidade

A uma semana de receber mais uma edição da Taça do Mundo e do Torneio Internacional de Ginástica Rítmica, o Portimão Arena acolhe nos dias 21 e 22 de maio a prova qualificativa para o Campeonato Nacional de 1ª Divisão da modalidade.

 

Município de Portimão assinala 162º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes

18.05.2022

No próximo dia 27 de maio passam 162 anos sobre o nascimento de Manuel Teixeira Gomes, considerado o mais prestigiado portimonense, cujo aniversário vai ser assinalado por uma programação especial, que inclui um concerto com música ao gosto do homenageado, uma conferência–debate e a doação de um quadro que fez parte do espólio do escritor, diplomata e Presidente da República.

Município de Portimão assinala 162º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes
Biblioteca Municipal de Portimão recebe apresentação do livro “Empreender sem desculpas” com a presença de Ana Cristina Rosa

Biblioteca Municipal de Portimão recebe apresentação do livro “Empreender sem desculpas” com a presença de Ana Cristina Rosa

18.05.2022

No dia 28 de maio, pelas 18h00, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes receberá a apresentação do livro “Empreender sem desculpas”, de Ana Cristina Rosa, com a presença da autora.

Quinta Pedagógica de Portimão celebra Dia Mundial das Abelhas

16.05.2022

Pelo segundo ano, a Quinta Pedagógica de Portimão vai ser palco das comemorações locais do Dia Mundial das Abelhas, que se assinala oficialmente a 20 de maio, promovendo no dia seguinte um conjunto de iniciativas, sob o lema “Save the Bees”.

Quinta Pedagógica de Portimão celebra Dia Mundial das Abelhas
Festival Internacional de Piano do Algarve encerra esta sexta-feira no TEMPO com concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa

Festival Internacional de Piano do Algarve encerra esta sexta-feira no TEMPO com concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa

16.05.2022

O VI Festival Internacional de Piano do Algarve, que este ano regressou ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão depois de uma edição totalmente online em 2021, encerra na sexta-feira, 20 de maio, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida pelo maestro Adrian Leaper, acompanhado pelo solista João Rosado, que interpretará em estreia mundial a peça “2020 - Concerto para Piano e Orquestra”, do compositor português João Vasco, a que se seguirá a Sinfonia N.º 9 “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvorák. 

Ciclo de conferências “Filosofia na Cidade” está de regresso para falar sobre o papel das mulheres na música ao longo da história

16.05.2022

No próximo dia 27 de maio, pelas 18h00, o auditório do Museu de Portimão recebe mais uma conferência do ciclo “Filosofia na Cidade”, organizada pelo grupo de Filosofia do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, que irá abordar o tema “Silenciamento, participação e cidadania: o papel da mulher na música ao longo da história”, com a participação de Inês Thomas Almeida.

Ciclo de conferências “Filosofia na Cidade” está de regresso para falar sobre o papel das mulheres na música ao longo da história
Portimão Box Cup vai ser disputada por 260 pugilistas de oito países

Portimão Box Cup vai ser disputada por 260 pugilistas de oito países

12.05.2022

 A segunda edição da Portimão Box Cup arranca já amanhã, 13 de maio, com a participação de mais de duas centenas e meia de pugilistas oriundos de oito países, o que faz deste torneio um dos maiores na modalidade de boxe olímpico alguma vez realizados em Portugal.

Café Memória Portimão vai ser ponto de encontro privilegiado para as pessoas com demência e seus familiares

10.05.2022

O Município de Portimão, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinaram ontem, 9 de maio, um protocolo de colaboração relativo ao Projeto Café Memória, visando a operacionalização na cidade de um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores.

Café Memória Portimão vai ser ponto de encontro privilegiado para as pessoas com demência e seus familiares
Biblioteca Municipal de Portimão assinala Dia Internacional da Família

Biblioteca Municipal de Portimão assinala Dia Internacional da Família

03.05.2022

Para assinalar o Dia Internacional da Família, que se celebra a 15 de maio, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai promover a iniciativa “Trago um brinquedo no bolso”, da autoria de Bru Junça e Patrícia Azevedo Godinho.

Museu norueguês acaba de receber “Prémio Museu Portimão”

09.05.2022

O Museu de Portimão continua a merecer destaque além-fronteiras, ao ponto de dar nome desde 2018 a um dos EMYA - European Museum of the Year Award, distinção promovida pelo European Museum Forum e pelo Conselho da Europa e atribuída este ano ao Museu da Universidade de Bergen, na Noruega, dedicado sobretudo à história natural.

Museu norueguês acaba de receber “Prémio Museu Portimão”
Requalificação da Antiga Lota de Alvor avança

Requalificação da Antiga Lota de Alvor avança

06.05.2022

Já estão a decorrer os trabalhos de requalificação da antiga lota de Alvor, intervenção a cargo da Câmara de Portimão orçada em cerca de 230 mil euros e destinada a restaurar, conservar e dinamizar o edifício, visando a sua viabilização em termos de valorização patrimonial e dinamização cultural.

Estão abertas inscrições para monitores das Férias de Verão 2022

06.05.2022

Abrem esta sexta-feira, 6 de maio, as inscrições para monitores das Férias de Verão 2022, um projeto municipal de ocupação dos tempos livres, que visa proporcionar às crianças e jovens concelho a ocupação salutar dos tempos livres.

Estão abertas inscrições para monitores das Férias de Verão 2022
Museu de Portimão assinala 14º aniversário com Corrida Fotográfica e exposições ligadas ao mar e à indústria conserveira

Museu de Portimão assinala 14º aniversário com Corrida Fotográfica e exposições ligadas ao mar e à indústria conserveira

06.05.2022

Ao longo do mês de maio, o Museu de Portimão assinalará 14 anos de existência com diversas atividades, novas exposições, a tradicional Corrida Fotográfica e várias surpresas, estando o dia 14 reservado para os momentos altos desta efeméride.

Biblioteca Municipal de Portimão promove conferência sobre obra literária de Lídia Jorge

09.05.2022

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes é palco no dia 14 de maio da conferência “Entre o silêncio e a fulguração da palavra em Lídia Jorge”, a cargo de Conceição Brandão, marcada para as 18h00, estando prevista a presença da escritora algarvia.

Biblioteca Municipal de Portimão promove conferência sobre obra literária de Lídia Jorge
Cerca de 740 alunos de Portimão aprendem noções sobre skateboarding

Cerca de 740 alunos de Portimão aprendem noções sobre skateboarding

04.05.2022

Na sequência da realização em Portimão da segunda etapa relativa à Liga Pro Skate 2022 (LPS), marcada para os dias 6, 7 e 8 de maio, está a ter lugar uma ação de promoção da modalidade junto da comunidade escolar local, envolvendo cerca de 740 alunos das turmas do 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

IV Jornadas do Arade desafiam à descoberta e valorização do Património

 02.05.2022

Após cinco tertúlias, que viajaram pelos quatro municípios que integram a Bacia do Arade,chega agora o evento Jornadas do Arade, entre 13 e 15 de maio, no Auditório do Museu de Portimão. Este é o destino final de uma viagem imperdível cujo objetivo é o de, todos,conhecermos e valorizarmos mais o nosso Património. 

IV Jornadas do Arade desafiam à descoberta e valorização do Património
Fotografia e música marcam programação da Casa Manuel Teixeira Gomes em maio

Fotografia e música marcam programação da Casa Manuel Teixeira Gomes em maio

02.05.2022

O programa de atividades culturais preparado para maio pela Casa Manuel Teixeira Gomes (CMTG) vai ser marcado pela realização de duas mostras fotográficas e de diversos concertos musicais, nos quais participarão jovens estudantes portimonenses.

1ª Liga dos Pequenos Campeões atrai a Portimão mais de 500 futebolistas de palmo e meio

18.04.2022

Nos dias 24 e 25 de Abril, as três freguesias do concelho de Portimão serão palco da 1ª Liga dos Pequenos Campeões de Futebol, a disputar nos escalões de sub 7, sub 8 e sub 9, que reunirá no município mais de 500 aspirantes a futebolistas, oriundos de toda a região algarvia.

1ª Liga dos Pequenos Campeões atrai a Portimão mais de 500 futebolistas de palmo e meio
Portimão volta a recriar “Um dia na Pré-História” em Alcalar

Portimão volta a recriar “Um dia na Pré-História” em Alcalar

29.04.2022

No âmbito das comemorações do 14º aniversário do Museu de Portimão, terá lugar no dia 7 de maio uma recriação pré-histórica nos Monumentos Megalíticos de Alcalar entre as 10h00 e as 18h00, com entrada livre e após dois anos de interregno causados pelas restrições da Covid-19.

Portimão é palco da final do concurso municipal de leitura em voz alta “Momentos de Leitura”

28.04.2022

Participam na iniciativa, que termina a 7 de maio, alunos dos concelhos de Portimão e Monchique.

Portimão é palco da final do concurso municipal de leitura em voz alta “Momentos de Leitura”
Manhãs de sábado são sinónimo  de ateliês na Quinta Pedagógica de Portimão

Manhãs de sábado são sinónimo de ateliês na Quinta Pedagógica de Portimão

28.04.2022

Como é habitual nas manhãs de sábado, sempre a partir das 11h00, a Quinta Pedagógica de Portimão promoverá ao longo de maio os já habituais ateliês dedicados às crianças, proporcionando aos mais pequenos uma experiência divertida, ao mesmo tempo que conhecem aspetos da vida rural, em plena cidade.

Competições internacionais de skate animam zona ribeirinha de Portimão

28.04.2022

Entre os dias 6 e 8 de maio próximo, Portimão vai estar no centro das atenções dos fans de skate, quando a zona ribeirinha acolher a LPS - Liga Pro Skate 2022, sendo esperados cerca de três centenas de atletas profissionais e amadores, de todas as faixas etárias e de várias nacionalidades.

Competições internacionais de skate animam zona ribeirinha  de Portimão
Jovens portimonenses participam no projeto europeu Community Challengers em prol da cidadania ativa

Jovens portimonenses participam no projeto europeu Community Challengers em prol da cidadania ativa

27.04.2022

Um grupo de seis jovens de Portimão está atualmente a participar no Community Challengers, projeto financiado pelo programa Erasmus+ cujo objetivo é promover um conhecimento consciente e contribuir de forma ativa para a resolução das questões ambientais, alterações climáticas e sustentabilidade, através do empreendedorismo e das artes.

Pianista Artur Pizarro concilia música e natureza em concerto marcado para o Teatro Municipal de Portimão

27.04.2022 

O TEMPO - Teatro Municipal de Portimão recebe este sábado, 30 de abril, o conceituado pianista Artur Pizarro, que escolheu para este concerto um repertório onde a música se associa à natureza através das composições de diversos autores, como Granados, Tchaikovsky ou Messiaen, entre outros, e temas como “Gli Ucceli”, “La Colombe”, “Le coucou” ou “L’alouette lulu”, numa inesquecível viagem pelo mundo das aves. 

Pianista Artur Pizarro concilia música e natureza em concerto marcado para o Teatro Municipal de Portimão
Município de Portimão apoia o associativismo local com mais de um milhão e duzentos mil euros

Município de Portimão apoia o associativismo local com mais de um milhão e duzentos mil euros

26.04.2022

Contratos-programa dizem respeito a 2022 e foram assinados por ocasião das comemorações do 25 de Abril.

Corrida Fotográfica de Portimão volta a ser presencial e mantém a vertente online

22.04.2022

A grande novidade na 22ª edição da Corrida Fotográfica de Portimão será o regresso da modalidade presencial, marcada para 14 de maio, e a manutenção da modalidade online, introduzida há dois anos devido à Covid-19.

Corrida Fotográfica de Portimão volta a ser presencial e mantém a vertente online
Margarida Tengarrinha revela as suas “Raízes” na exposição que marca o início das comemorações do 25 de Abril em Portimão

Margarida Tengarrinha revela as suas “Raízes” na exposição que marca o início das comemorações do 25 de Abril em Portimão

20.04.2022

A inauguração no Museu de Portimão de uma mostra com desenhos a tinta-da-china, da autoria Margarida Tengarrinha, intitulada “Raízes” e marcada para as 17h00 do próximo dia 23, é o ponto de partida do programa de comemorações do 25 de Abril no município.

Projeto Náutico nas Escolas possibilita a alunos experimentarem natação, canoagem e vela

19.04.2022

Arrancaram hoje, 19 de abril, as atividades de iniciação à canoagem e à vela para todas as turmas do 6º ano da Escola D. Martinho de Castelo Branco, no âmbito do protocolo de colaboração de desenvolvimento desportivo relativo ao Projeto Náutico nas Escolas, que abrange as modalidades de natação, canoagem e vela.

Projeto Náutico nas Escolas possibilita a alunos experimentarem natação, canoagem e vela
Antiga Lota de Portimão acolhe cerimónias oficiais do 25 de Abril

Antiga Lota de Portimão acolhe cerimónias oficiais do 25 de Abril

18.04.2022

Inauguração da exposição “Raízes” de Margarida Tengarrinha no Museu de Portimão, concerto com Janita Salomé na zona ribeirinha e assinatura de mais de cem contratos-programa com o movimento associativo local são destaques das comemorações.

Seminário sobre a saúde mental e a escola reúne especialistas nacionais em Portimão

14.04.2022

No próximo dia 28 de abril, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai ser palco do seminário “A Saúde Mental e a Escola”, destinado a docentes, técnicos especializados e pais/encarregados de educação, com o objetivo de partilhar saberes e conhecimentos que podem ser facilitadores da operacionalização de práticas e estratégias promotoras do bem-estar para todos.

Seminário sobre a saúde mental e a escola reúne especialistas nacionais em Portimão
Biblioteca Municipal de Portimão volta a assinalar Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Biblioteca Municipal de Portimão volta a assinalar Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

11.04.2022

Para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai promover três iniciativas que conciliam a narração oral, em prosa e verso, com a música e a animação.

Portimão associa-se ao programa Formação + Próxima para colmatar as carências do setor turístico

08.04.2022

O Município de Portimão aderiu ao programa Formação + Próxima, um projeto do Turismo de Portugal desenvolvido localmente pelas escolas do setor em parceria com as autarquias, que tem como objetivo capacitar 75 mil profissionais até 2025, de forma gratuita e adaptada às necessidades locais de cada concelho.

Portimão associa-se ao programa Formação + Próxima para colmatar as carências do setor turístico
Portimão volta a acolher o Symposium Internacional de Escultura

Portimão volta a acolher o Symposium Internacional de Escultura

08.04.2022

Após alguns anos de interregno, Portimão vai receber entre 18 e 24 de abril a sétima edição do Symposium Internacional de Escultura, que mobilizará três artistas de diversas nacionalidades para trabalhar ao vivo junto aos Monumentos Megalíticos de Alcalar.

Portimão revive tradições da Semana Santa com manifestações de fé rumo à Páscoa

08.04.2022

Após dois anos de interregno devido à pandemia, Portimão prepara-se para entrar na Semana Santa e reviver tradições seculares que marcam o programa litúrgico dos próximos dias rumo ao Domingo de Páscoa e constituem fortes manifestações da fé de largos milhares de crentes, envolvendo não só a comunidade local, como quem visita o concelho nesta quadra festiva.

Portimão revive tradições da Semana Santa com manifestações de fé rumo à Páscoa
Município de Portimão sensibiliza para a proteção das dunas e das aves que nidificam na Ria de Alvor

Município de Portimão sensibiliza para a proteção das dunas e das aves que nidificam na Ria de Alvor

07.04.2022

O Município de Portimão promoveu na manhã de 6 de abril a ação de sensibilização “Proteger Dunas, Proteger as Aves”, que decorreu no Centro Comunitário de Alvor com o objetivo de realçar a importância dos sistemas dunares, quer na proteção do avanço das areias e do mar, quer na defesa e suporte da diversidade de espécies de fauna e flora.

Rota do Petisco 2022: inscrições já estão abertas

05.04.2022  

Após ser considerado o melhor projeto de turismo gastronómico do país, a Rota do Petisco começou já os preparativos para a 12.ª edição, com a abertura das inscrições para estabelecimentos de toda a região que queiram fazer parte da maior aventura gastronómica do Algarve. 

Rota do Petisco 2022: inscrições já estão abertas
StartUp Portimão promove 3º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve e volta a estimular espírito empreendedor

StartUp Portimão promove 3º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve e volta a estimular espírito empreendedor

04.04.2022

A Startup Portimão vai dinamizar o 3º Bootcamp de Aceleração Online, destinado a todos os empreendedores que pretendam acelerar os seus negócios, ao participarem nesta experiência única, que terá lugar em dois períodos, respetivamente, nos dias 27 e 28 de abril e em 25 e 26 de maio.

Páscoa vive-se em Portimão em clima de tradição e com motivos de alegria para toda a família

04.04.2022 

Entre 9 e 17 abril, a cidade de Portimão celebrará a Páscoa com a recriação de diversos núcleos de atração inspirados nesta época festiva, conciliando a tradição com a alegria da celebração em ambiente familiar.

Páscoa vive-se em Portimão em clima de tradição e com motivos de alegria para toda a família