
07.09.2022
Começaram a ser instaladas em Portimão as primeiras unidades das 36 câmaras de vídeo vigilância previstas no protocolo recentemente firmado entre o Município e o Ministério da Administração Interna, relativo ao arranque deste projeto.
A grande prioridade é a instalação de câmaras nas entradas da cidade e na Praia da Rocha, sobretudo na zona dos bares, conforme definido no estudo prévio realizado pela Polícia de Segurança Pública (PSP), associado às estatísticas existentes sobre a matéria.
No que toca à Praia da Rocha, esta medida preventiva incide prioritariamente no caminho pedonal junto às falésias, a partir da Rotunda da Fonte (ou do Vau), fazendo a ligação com a Avenida Tomás Cabreira, o que abrange a área onde se concentra um grande número de estabelecimentos de animação noturna.
Segundo o protocolo, a autarquia é responsável pela infraestrutura e aquisição dos equipamentos, cuja rede poderá ser estendida a outras zonas da cidade.
Por sua vez, a PSP vai ser a única entidade com acesso às imagens, que serão operadas exclusivamente pelas autoridades policiais, de forma a garantir a segurança de pessoas e bens.
Importa referir que o sistema dispõe de máscaras configuradas nas próprias câmaras, para impedir a captação de imagens em locais sensíveis, como habitações particulares.